Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: antonylemosassim por alto, reage mal a químicos e calor..
    Concordam com este comentário:Djdasa


    A que tipo de químicos reage mal?
  2.  # 22

    Também estou curioso. Sei que não suporta temperaturas muito elevadas porque é um material termo moldável. Agora com químicos desconheço
  3.  # 23

    ácidos por exemplo.
  4.  # 24

    ..
      Captura de ecrã 2022-01-16 141534.png
  5.  # 25

    Danipint: Aplicadores de corian

    Fizeram o meu backsplash cozinha da cozinha, pretendia algo sem juntar e facil de limpar, até a data não tenho qualquer queixa..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palmix
  6.  # 26

    Colocado por: antonylemosácidos por exemplo.


    Diz que reage pior que os materiais concorrentes?
    Ou que o Corian reage mal a ácidos?

    Os avisos que mostra na imagem parecem-me que se podem aplicar à maioria dos outros materiais. Tirando o factor calor, em que o quartzo é mais resistente.
    No entanto, não me parece uma questão preocupante, tendo em conta que a reparação do Corian é bastante simples.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  7.  # 27

    Tive uma cozinha com tampo branco (ice) em Corian durante 12 anos, com utilização intensiva.
    Ele lá continua, eu é que deixei de morar lá.

    Durante este tempo vi várias queixas em relação ao material neste fórum, a maioria delas ligadas a deformação das placas junto a fornos e a placas de indução. Nunca me aconteceu!
    Ao falar com o importador, coloquei-lhe o tema. A resposta dele é que a espessura aconselhada para tampos de cozinha são os 19mm (a mais espessa da Corian), mas que muitos aplicadores recorrem a placas mais finas por uma questão de preço.

    Relativamente a manchas não encontrei melhor. Marcas de vinho tinto, de uma dia para o outro, já tingidas na matéria, bastava esfregar a mancha com um pouco de CIF e desaparecia totalmente.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
  8.  # 28

    Colocado por: PalmixDiz que reage pior que os materiais concorrentes?
    eu nao digo nada, eu fui ver a fixa técnica.

    lá diz implicitamente que reage mal a certos ácidos acima de certas concentrações e que nao se deve deixar em contacto com ácidos/quimicos por periodos prolongados sem ser limpo.. pelo que li alguns solventes mais agressivos usados na limpeza também nao será bom

    Colocado por: PalmixNo entanto, não me parece uma questão preocupante, tendo em conta que a reparação do Corian é bastante simples
    nao creio que seja nada de preocupante. eu apenas respondi a uma pergunta que foi feita. como qualquer material que se use, incluindo a pedra, há que ter certos cuidados com cada um.
    Concordam com este comentário: Palmix
  9.  # 29

    Certo.
    É que a maneira como colocou a questão, parecia-me que estava a dizer que o Corian tinha mais reatividade que outros materiais.

    Uns são melhores que outros em algumas coisas.
    Ora experimente colocar ácido em cima de quartzo ou pedra e fique lá a ver o que acontece.

    E volto a repetir-me, em matéria o Corian o preço do material é idêntico ao silestone, se não mesmo mais barato (chega a ser 1/3 do preço!). O problema é que há poucos aplicadores e transformadores, pelo que a escassez faz aumentar o preço final do produto acabado.
    É o chamado "valor acrescentado". LOL.

    Deve de ser, de facto, uma matéria difícil de trabalhar.
  10.  # 30

    Eu já tive Corian na minha cozinha (deixei de ter porque vendi a casa).
    Caro confirmo que é. Na altura estava muito equilibrado ao silestone (2011).
    Uma grande vantagem do Corian é que aquilo tinha um catalogo de cores grande e penso que tudo ao mesmo preço.

    Eu tive cor baunilha, fiz o escorredor com rebaixo na bancada (de 0mm a 2/3mm ao pé da cuba), a cuba era um modelo próprio da Corian (há quem a faça manufaturada) e o roda tampo era também feito no mesmo material.

    Prós.
    - Bancada em L, roda tampo e frente como peça única. Muito bom com a água pois não havia juntas em lado nenhum.
    - Antibacteriana
    - Dava para fazer uns efeitos malucos com luzes porque é quase translucida. Ou melhor, dá para desbastar a placa e colocar uma lâmpada por detrás. (isto mais para uso em restauração ou parecido, não para casa).
    - Dá para imaginar uma bancada completamente fora do esquema que aquilo faz tudo (mcdonalds é um bom exemplo, tipo as caixas de pagamento)
    - Cores (tinha muitas)
    - Reparasse (é uma grande pró)
    - É dura, mas caso tenha muitos riscos dá para lixar e polir que fica nova (é quase tipo madeira). Dá até certo ponto. Em 10 anos nunca fiz isso à minha.

    Contras
    - calor (infelizmente percebi na pele)
    - limpeza de certo modo difícil (aquilo saí, mas é preciso dar-lhe cif e esfregar bem), os cantos eram tramados (mais no caso por a minha ser muito clara) (nem imagino a branca)
    - para reparar é preciso materiais próprios tipo a cola bicomponente à cor da bancada para além de ser preciso mais material igual. Ou seja, tem de ser um aplicador da marca
    - no meu caso, como moldei a bancada em L e que ficou entre paredes, só a consigo tirar se a partir. Isto é válido por que caso necessite uma reparação mais profunda, normalmente gostam de levar a bancada para a oficina. No meu caso isso era impossível.

    É um material bastante pesado. Tinha apenas 12mm mas pesava como tudo. Não é autoportante, tinha um subestrutura em MDF o que para mim não sei se será o melhor. Se eu fosse aplicador, eu acho que seria possível de fazer um subestrutura também em Corian com tiras em pé coladas. Eu fiz a minha bancada com uma frente a simular como se tivesse 30mm. Podia assumir os 12mm dela, ou poderia fizer o que quisesse, é a grande vantagem da coisa. Para quem ainda faz cozinha desenhadas à unha, o corian pode ser uma grande aliado.

    Penso que tem garantia de 8 anos. Nos primeiros a garantia é total depois vai baixando em percentagem de reparação (era assim quando a comprei).

    Quem me instalou foi um empresa de Lisboa (arredores).
    http://coriadesign.com/wp/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues, Palmix
  11.  # 31

    Fotos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palmix
      DSCN3723.JPG
      DSCN3721.JPG
      DSCN3720.JPG
  12.  # 32

    Relativamente ao calor, o importador diz-me para colocar chapas de 19mm, caso contrário corre o risco de empenar.

    Na limpeza dos cantos, faça a ligação em redondo, em vez do tradicional angulo de 90º. Vi no youtube um tipo a fazer e vai melhorar em muito a facilidade de limpeza.
    Essa de ficar translucida desconhecia...
  13.  # 33

    Colocado por: PalmixEssa de ficar translucida desconhecia...

    https://artcom.de/en/?project=corian-lights

    Colocado por: PalmixRelativamente ao calor, o importador diz-me para colocar chapas de 19mm, caso contrário corre o risco de empenar.

    O meu não foi tanto empenar, foi mais rachar. Rachou no canto no buraco da placa de vitrocerâmica.
    Nunca mais foi a mesma. Para piorar, como era uma reparação perto da parede não permitia cortar um bocado de bancada e colocar uma parte nova. Para isso era preciso que ela conseguisse sair do local (o que não era possível).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palmix
  14.  # 34

    Colocado por: paulovalente
    https://artcom.de/en/?project=corian-lights


    O meu não foi tanto empenar, foi mais rachar. Rachou no canto no buraco da placa de vitrocerâmica.
    Nunca mais foi a mesma. Para piorar, como era uma reparação perto da parede não permitia cortar um bocado de bancada e colocar uma parte nova. Para isso era preciso que ela conseguisse sair do local (o que não era possível).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palmix


    E a Corian, a nível de garantia, o que disse disso?
  15.  # 35

    Reparou a primeira vez. Encheu a racha com material (a tal cola bicomponente).
    Voltou logo a rachar e para além do mais não ficou bem feita a primeira reparação pois na racha aberta acabou por cair impurezas/sujidade que ficaram juntamente com a cola.
    A segunda reparação foi abrir um buraco redondo (tipo com aquelas serras colocadas no berbequim) e traziam de oficina uma com o mesmo diâmetro. Ficou bem, mas acabou por abrir no sitio da colagem.
    Entretanto troquei de placa (tinha vitrocerâmica e passei a ter indução). Eu acho que a placa foi a má da fita. Eu deveria ter percebido isso quando eu a tirei da anterior bancada. A placa foi instalada no corian mas não era nova. Veio comigo da antiga casa. E na bancada antiga (de madeira maciça lamelada do ikea) no local onde no corian rachou, a madeira estava preta, chamuscada. Era o local do bico duplo e aquilo fervia como tudo.
    O técnico disse na segunda vez que seria uma reparação melhor se conseguisse levar a bancada para a oficina. Pois.... Não dava.
    Não paguei nenhuma das duas reparações. Foram reparações feitas por quem me instalou a placa.
    Depois disso acabei por aceitar viver com aquela racha no corian. Tinha por cima a esconder uma daquelas bases de borracha de pôr as colheres que mexem nas panelas.
    A bancada estava na garantia mas sabia que a culpa não era toda deles. De resto a bancada portou-se lindamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues, Palmix
  16.  # 36

    Mas este episódio para mim foi o suficiente para ter dúvidas se usaria corian outra vez.
    De qualquer maneira, fosse silestone acho que o resultado seria bancada rachada (mas esta sem reparação).
    Também nunca vou saber.
    A placa de indução não aquece nem de perto como aquecia a anterior. Pelo menos nas zonas à volta dos bicos. Aliás, até no local dos bicos é muito mais fácil de limpar a de indução. A outra ficava com tudo muito seco e colado e só raspado com lâmina saia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palmix
  17.  # 37

    Colocado por: PalmixNa limpeza dos cantos, faça a ligação em redondo, em vez do tradicional angulo de 90º. Vi no youtube um tipo a fazer e vai melhorar em muito a facilidade de limpeza.

    Sem dúvida que sim. Mas eu na altura não explorei as potencialidades todas. Acho que o corian tem muitas potencialidades. Eu numa altura cheguei a ponderar montar uma casa de banho no meu quarto. Tinha uma área que quase dava para isso. E imaginei que se fizesse em corian monobloco ficava brutal. Para além de ficar estanque (o que era importante) dava para fazer tudo, desde prateleiras, base de duche, detalhes, tudo. Agora em material, upa upa, nem imagino o custo. Mas às tantas, porque em Corian aquilo era estrutura e acabado ao mesmo tempo, vai na volta ainda ficava no mesmo preço.

    Eu fico é espantado como existe em alguns casos (no estrangeiro) aplicações no exterior. Imagino que seja espessuras bem mais finas que os 12mm, mas mesmo assim deve ser um custo do catano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palmix
  18.  # 38

    Já agora. Uma indicação que me ficou da empresa que me instalou.
    Aquilo é quase trabalho de carpintaria. À excepção da cola especial, tudo o resto e serras, lixas, encaixes, colagem, etc.
    O corte cheira como se estivéssemos a cortar acrilico.
  19.  # 39

    Colocado por: paulovalenteJá agora. Uma indicação que me ficou da empresa que me instalou.
    Aquilo é quase trabalho de carpintaria. À excepção da cola especial, tudo o resto e serras, lixas, encaixes, colagem, etc.
    O corte cheira como se estivéssemos a cortar acrilico.


    Aquilo é trabalho de carpintaria...claro que se quiser fazer termo moldagem tem que ter outros utensílios.

    Veja aqui:
    https://www.youtube.com/channel/UCwgEdGAcDtSi1hVqnJt7Q8A
  20.  # 40

    Eu só uso placas a gás.
    Por isso, nunca tive os problemas com os aquecimentos...

    Mas a vitro aquecia tanto, isso até era perigoso...
 
0.0226 seg. NEW