Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Estou numa fase de escolher a empresa/solucao para trabalhos de pichelaria.. que irá fazer a montagem dos sistemas de aquecimento mais concretamente o tal piso radiante. No entanto após alguns orçamentos e conversas nao consigo chegar à conclusão de qual a melhor solução...

    1 - bomba de calor + termoacumulador 500l para piso radiante e aqs

    2 - bomba de calor(280l) para aqs e bomba de calor com termosolar para piso radiante.(depósito inércia 80l)
  2.  # 2

    Já tem valores para essas soluções?

    Qual o motivo de ter um depósito tão grande na solução 1? Ou tão pequeno na solução 2... Qual é a área a aquecer, e as máquinas de cada opção?

    Porquê um painel solar térmico na solução 2? Isso só complica, para meter painéis metia fotovoltaicos (opinião pessoal minha, claro).

    Pessoalmente preferiria a opção 1 (uma só máquina para tudo), eventualmente com um depósito mais pequeno (isto sem saber o motivo para um depósito tão grande).

    De resto, força nisso.
  3.  # 3

    Sim já tenho valores.. poucas diferenças 11k solução 1 13k solução 2
    O depósito de 500l irá servir AQS é piso radiante.. portanto uma família de 4 pessoas 500l nao deve ser muito.

    O solar térmico é para apoiar a bomba de calor na solução 2
  4.  # 4

    Colocado por: AptoideSim já tenho valores.. poucas diferenças 11k solução 1 13k solução 2
    O depósito de 500l irá servir AQS é piso radiante.. portanto uma família de 4 pessoas 500l nao deve ser muito.

    O solar térmico é para apoiar a bomba de calor na solução 2


    Certo, essas partes tinha percebido. Só não compreendia porque tinham dado duas soluções tão díspares para o mesmo caso. Ou são de instaladores diferentes?

    - Não sei bem que tipo de depósitos de inércia são necessários para o PRH (também depende de uma série de factores, claro), mas para os banhos quaisquer 150 litros dão para 4 pessoas (estamos a falar de duches, naturalmente). Daí perguntar porquê os 500 litros da opção 1 (e repare que na opção 2 já são só 280 litros para AQS e 80 para o PRH). E estamos a falar de máquinas de que potência?

    - Quanto ao solar térmico, a dúvida era também de quem tinha sido a ideia de (e qual a motivação para) o incluir/propor. A meu ver, e até porque tem uma bomba de calor (que é eléctrica), ficava mais bem servido com painéis fotovoltaicos. É uma estrutura muito mais leve, sem perigo de fugas, e no verão também teriam utilidade (para o AC se tiver, ou para o próprio PRH se tiver função de arrefecimento).
  5.  # 5

    São 2 propostas de 2 instaladores distintos.


    Entao A solução 1 vou ter de verao sempre agua quente sem usar a bomba de calor. E de inverno em dias de sol vai ajudar a bomba de calor a fazer aqs e piso radiante.
    Ou seja um unico sistema uma única bomba de calor apoiada por térmico.
    Panasonic aquarea 12kw
  6.  # 6

    Eu preferiria sempre uma máquina apenas. Mas acho o depósito demasiado grande (talvez se justifique para a bomba funcionar sempre de noite em tarifa bi-horária). Mas a opção com apoio solar não é a outra?

    Depois, nunca meteria o solar térmico. Só de pensar que alguém tem que subir a um telhado para fazer manutenção anual, já é o suficiente para me demover. Mas são gostos, claro...
  7.  # 7

    Colocado por: Aptoideportanto uma família de 4 pessoas 500l nao deve ser muito.


    500l para 4 pessoas é muito.
  8.  # 8

    Colocado por: jorgemlflorencioquaisquer 150 litros dão para 4 pessoas

    Acho curtinho
  9.  # 9

    Qual é a área habitável a instalar o piso radiante?
 
0.0128 seg. NEW