Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho um sótão (foto) que gostaria de isolar e colocar pladur / placa de gesso cartonado.
    Como podem ver pela foto, não tem lage, está em telha e tem vigas de cimento.

    Quanto ao pladur, já conclui que deve ser a placa hidrofugada.
    Agora, quanto ao isolamento, instalou-se a confusão: o que é que me aconselham?

    Já falei com algumas pessoas e todas vão bater à lã de rocha colocada a seguir à telha:

    TELHA – LÃ DE ROCHA – ROOFMATE/XPS – PLADUR

    , mas já li por aqui no fórum que não se deve fazer por causa da humidade/condensações que entram pela telha e que vão estragar a lã.

    Podem, por favor, darem-se a vossa opinião?
    Qual é o procedimento mas correcto?

    Obrigado desde já!
      sótão.jpg
    • RMPG
    • 10 janeiro 2022

     # 2

    Boa noite, deixo a minha opinião, sou leigo, mas foi aquilo que fiz em situação identica...
    Estou satisfeito, era um espaço inútil, sempre com lixo... agora é um espaço clean.. com algum conforto termico comparativamente ao que tinha e (nao o posso dizer) serve de quarto para visitas... o que fiz foi, colocar placas de xps diretamente as vigas, em todo o telhado de duas aguas, e depois coloquei por baixo com auxilio de umas ripas de madeira e um espaço de uns 4 cm abaixo do xps ,forrei tudo com pvc, mas em vez de fazer um V com a formato das aguas ao centro baixei e fiz um (placa plana) ou seja onde o telhado tinha uma altura de 190cm ate ao outro lado de um 190cm, em vez de ir a subir e acompanha o vertice coloquei o teto plano e da uma sensação mais retangular... alem que criar nessa zona uma caixa de ar maior... nas laterais do sotao.. "eliminei as zonas baixas, ou seja alem da altura dos 140cm, comprei uns montantes e coloquei ao alto e fiz duas lateria em pladur... algo muito simples facil de executar e economico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: heliommm
    • VCG
    • 11 janeiro 2022

     # 3

    RMPG pelo que percebi colou nas vigas placas de xps, e depois colou ripas de madeira ao XPS (ripas tratadas, certo? Colou como? ). Depois forrou com PVC para quê? Quando diz PVC refere-se a alguma tela especifica?

    obrigado
  2.  # 4

    Colocado por: RMPGcolocar placas de xps diretamente as vigas,


    como as fixou?
    • RMPG
    • 11 janeiro 2022

     # 5

    Boa noite, com tapites
    • RMPG
    • 11 janeiro 2022

     # 6

    simples
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
      20200423_145119.jpg
    • RMPG
    • 11 janeiro 2022

     # 7

    no final
      20200810_131430.jpg
    • VCG
    • 11 janeiro 2022

     # 8

    O PVC qual o objectivo?
    • RMPG
    • 11 janeiro 2022

     # 9

    O objetivo foi ser algo que eu conseguisse aplicar com facilidade, facil de limpar e com pouca manutenção.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    • lmcaet
    • 12 janeiro 2022 editado

     # 10

    Muito bom resultado final, RMPG!
    Não percebi essa do PVC...
    Foi em placas, tipo estas:
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Madeiras-acrilicos/Vidro-acrilico/Acrilico-vidro-sintetico/WPR_REF_81902628 ?
    Se sim, como as encaixou umas nas outras?
    Ou está-se a referir a lambril no tecto, e aquilo que se vê na segunda foto é a parede em pladur?
    Obrigado.
    • RMPG
    • 12 janeiro 2022

     # 11

    https://macovex.pt/lambrim-pvc-simples-branco

    O PVC é tipo este lambrim... é muito facil de encaixar, é tipo macho/femea, nas paredes cortei umas reguas de madeira que fixei com bucha e depois o pvc aparafusei... a meio entre cada duas a três réguas do pvc fui colocando uns parafusos pequenos para que não fique "abaulado", para rematar comprei umas sancas em esferovite.

    A parede é um placa de pladur sim, foi rebocada com uma massa areada branca para parecer mais idêntica as restantes paredes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jdiogo, lmcaet
      20200810_131451.jpg
      20200810_131420.jpg
      20200810_131441.jpg
  3.  # 12

    Colocado por: RMPGBoa noite, com tapites


    Pode por favor dar mais pormenores sobre a fixação do XPS à viga de cimento, teve que furar a viga de cimento e colocar bucha metálica, correcto?
  4.  # 13

    Colocado por: heliommm...fixação do XPS à viga de cimento...


    https://quilosa.com/pt-pt/orbafoam-60-segundos/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: heliommm
    • RMPG
    • 12 janeiro 2022

     # 14

    Coloquei apenas os tapites.. Furei e de seguida tapite direto... Tem é que ser compridos
    Alguém vai dizer que retirei resistência às vigas e é verdade....
  5.  # 15

    Colocado por: RMPGColoquei apenas os tapites.. Furei e de seguida tapite direto... Tem é que ser compridos
    Alguém vai dizer que retirei resistência às vigas e é verdade....


    Aparentemente, só tira resistência se ao furar, cortar algum varão de aço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RMPG
 
0.0182 seg. NEW