Colocado por: JoaoDBom dia malta!
Precisava da vossa ajuda neste tópico.
Portanto ano passado adquiri um terreno, e neste momento estou a elaborar o projeto.
Posto isto, a minha dúvida é, nós iremos necessitar de recorrer a crédito, e mesmo pagando os tais 10/20% de entrada de crédito e iniciando a minha construção, terei de dar também sinal ao construtor por exemplo para fazer parte de pedreiro e posteriormente o banco vai avaliar o que foi feito e libera a 1º tranche?
Ou seja terei de além de ter o valor de entrada de crédito, avançar também com mais uns milhares de sinal para o construtor à frente e depois repor com o do banco?
Ou existe forma de o construtor receber o valor do banco sem eu ter de andar com esse valor " á frente" ? Existem empresas que trabalham dessa forma?
Não sei se fui muito explicito mas creio que dê para entender
Obrigado a todos
Colocado por: dalmonioIsso tem de ser discutido com o empreiteiro mas julgo que o normal será sempre adiantar algum € para o inicio da obra e à medida que a obra vai avançando, o banco avalia a % concluída e transfere-lhe esse valor, para que possa continuar a obra.
O Banco não dá valor nenhum ao construtor, dá-lhe a si, e cabe-lhe a si pagar ao construtor.
Existem bancos que adiantam a 1ª tranche antes de estar alguma coisa feita, mas a segunda tranche já vai depender da % de obra concluída pelo que o problema mantém-se (ex: o banco adianta 10%, o construtor faz 10% da obra, o avaliador do banco vai ao local e diz que está 10% feito e não lhe dá mais nada até a % de conclusão ser superior ao valor que já lhe foi disponibilizado).
Resumindo, ou tem capitais próprios para andar com a obra ou arranja um construtor que aceite avançar com os capitais dele e esperar que chegue o dinheiro do banco para lhe pagar.
Colocado por: FT87
Tudo depende de como o banco o avalia a si como cliente.
Há casos em que funciona +/- como user dalmonio explicou no entanto há casos em que o banco disponibiliza o valor de imediato e o cliente é que tem que o gerir.
Mas la está depende como o banco o avalia.
Colocado por: JoaoDmesmo pagando os tais 10/20% de entrada de crédito
Colocado por: JoaoDpagando os tais 10/20% de entrada de crédito e iniciando a minha construção, terei de dar também sinal ao construtor
Colocado por: JoaoDJá não basta ter de dar 10/20% ao banco, e mais não sei quanto ao construtor
Colocado por: dalmonio
Acho que está a perceber mal o funcionamento da coisa.
Não tem de dar nada ao banco, o banco é que lhe dá a si. O banco pode dar 80/90% do valor total da construção, o restante tem de sair do seu bolso. Se tem estes 10/20/30% de capitais proprios, esta parte do problema está resolvida (não esquecer que antes de a construção iniciar, vai gastar algum com projectos, taxas, licenças, etc)
Colocado por: dalmonioA % que o banco liberta vai ser sempre sobre o valor aprovado do crédito
Ex:
Valor total de construção - 120k
Credito Aprovado - 100k
A construção avança e conclui 50% da obra no valor de 60k (50% de 120k), o banco liberta 50k (50% de 100k) sendo que a diferença tem de ser suportada pelos seus capitais próprios.
Na pratica esta diferença pode ser esbatida, entregando no banco um orçamento superior ao real.
Colocado por: MS_11Alavanque um pouco o orçamento (sem exageros) e absorve esses 10%. Alguns bancos entregam inicialmente até 20% do orçamento desde que esse valor não ultrapasse 50% do valor do terreno que hipotecou.
Colocado por: zedasilvaPor isso que a negociação das tranches a dar ao construtor devem ser muito bem negociadas e acauteladas.
Um suponhamos:
O banco empresta-lhe 100K
O dalmonio acorda com o construtor dar-lhe 30K com a primeira placa
Na primeira placa pede vistoria ao banco e o avaliador diz que estão 15% da obra executada, ou seja, liberta 15K
O dalmonio entra logo em incumprimento do contrato com o construtor pois não tem dinheiro para lhe pagar.
O construtor pode abandonar a obra e pedir um indeminização por incumprimento do contrato
Colocado por: JoaoDQual seria a melhor hipotese na sua opinião?