Iniciar sessão ou registar-se
    • RFR8
    • 10 janeiro 2022

     # 1

    Boa tarde,

    Estamos com alguma dificuldade em saber como proceder em relação à instalação do nosso exaustor de tecto, o vendedor diz que não o aplica visto ser necessária uma estrutura dentro do tecto falso , onde o mesmo será fixado. A minha questão é, essa estrutura poderá ser criada em conjunto com o aplicador de Pladur (usando os perfis do tecto falso onde é aplicado o pladur)? O ideal será fazer uma estrutura de raiz num serralheiro?
    Alguém com alguma experiência neste campo?
  1.  # 2

    Colocado por: RFR8A minha questão é, essa estrutura poderá ser criada em conjunto com o aplicador de Pladur (usando os perfis do tecto falso onde é aplicado o pladur)?

    sim , claro que sim. Fale com o instalador do Gesso cartonado. estudem o manual de instalação do equipamento também

    É obra de raiz?
    • RFR8
    • 10 janeiro 2022

     # 3

    Colocado por: Pedro Barradas
    sim , claro que sim. Fale com o instalador do Gesso cartonado. estudem o manual de instalação do equipamento também

    É obra de raiz?


    Obra de raiz sim , mas os electrodomésticos foram comprados à parte da restante cozinha.

    O nosso receio é apenas o peso do equipamento ( 25 KG) e se os perfis do gesso cartonado são suficientemente resistentes para servirem de estrutura.
  2.  # 4

    Por norma o equipamento tem umas correntes para fixação à própria estrutura da placa. Eu tive o problema oposto. O instalador da empresa de eletrodomésticos dizia que o apoio dos perfis de pladur eram a única coisa necessária. Eu e o construtor dissemos que nem pensar. Deveria ser fixado à placa.
    • RFR8
    • 10 janeiro 2022 editado

     # 5

    Colocado por: brunoaPor norma o equipamento tem umas correntes para fixação à própria estrutura da placa. Eu tive o problema oposto. O instalador da empresa de eletrodomésticos dizia que o apoio dos perfis de pladur eram a única coisa necessária. Eu e o construtor dissemos que nem pensar. Deveria ser fixado à placa.





    O aparelho é este mas em lado algum fala de corrente de fixação, duvido que este modelo tenha.
  3.  # 6

    Colocado por: RFR8Obra de raiz sim ,

    e os seus técnicos de obra ou até os projectistas, não sabem responder à questão?

    Até uns varões roscados na estrutura do exaustor, ou numa gola em perfil de Pladur, a suspender o equipamento serve...
    As pessoas complicam.. coisas simples. quem está em obra, quem vai às obras saberá responder com n soluções válidas para a situação em causa...
  4.  # 7

    Tem aqui o manual de instalação:
    https://media3.bosch-home.com/Documents/9001487394_C.pdf

    Agora veja se os pontos de ancoragem/ agarre permitem ser aplicados directo no gesso cartonado de 12mm, ou se poderão ser amarrados a um perfil de reforço perimetral.
    O idela é comprar o equipamento.
    Ter a certeza da altura livre disponivel, das condutas. depois estudam em detalhe a fixação com os moços do pladur.
    Não vejo necessidade de reforço maior . como disse não tem nada de epsecial para saber. é ver como se poe e tira e arrnajr forma de o fixar com a robustez necessária.
  5.  # 8

    Se investigar mais um pouco vai ler. que não deve ser instalado directamente sobre placa de gesso. e que as patas de agarre, permitem agarrar em estrutura compreendida entre os 16 e os 50mm de espessura. portanto faz o buraco indicado pelo fabricante para o encastre. Por dentro forra perimetralmente com perfil metalico ( U, L, etc..) devidamente fixado ao tecto, de modo a que a espessura nesse perímetro seja compreendida entre os 16 e os 50mm.
    • RFR8
    • 10 janeiro 2022

     # 9

    Colocado por: Pedro BarradasSe investigar mais um pouco vai ler. que não deve ser instalado directamente sobre placa de gesso. e que as patas de agarre, permitem agarrar em estrutura compreendida entre os 16 e os 50mm de espessura. portanto faz o buraco indicado pelo fabricante para o encastre. Por dentro forra perimetralmente com perfil metalico ( U, L, etc..) devidamente fixado ao tecto, de modo a que a espessura nesse perímetro seja compreendida entre os 16 e os 50mm.


    Nesse caso não vejo qualquer inconveniente em utilizar o perfil metálico do gesso cartonado, porque as medidas enquadram-se.Talvez estejamos a complicar em demasia...

    Muito obrigado pela ajuda.
  6.  # 10

    Colocado por: RFR8Nesse caso não vejo qualquer inconveniente em utilizar o perfil metálico do gesso cartonado,

    Foi mesmo isso que eu tentei descrever... ;)
    Concordam com este comentário: RFR8
  7.  # 11

    Convém é que esse perfil esteja bem preso à estrutura da casa, certo? 25 Kg ainda é peso...
    Concordam com este comentário: RFR8
  8.  # 12

    25kg da 6kg por parafuso/apoio, não é nada.

    Isso até com uma placa de contraplacado apoiada no perfil do tecto falso se segura
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, RFR8
    • NAOM
    • 2 dezembro 2022

     # 13

    Boa noite, que solução acabou por aplicar RFR8?
    Comprei o exaustor similar ao seu e o instalador diz que precisa que eu já tenha la a estrutura para ele instalar.
  9.  # 14

    Bom dia. O meu empreiteiro diz o mesmo. É necessário uma estrutura. Os perfis de Pladur são pouco resistentes para acomodar o exaustor.
    Já agora para quem tiver interesse num exaustor desses. Não é o modelo novo. Mas está uma promoção interessante numa loja conhecida.
      IMG_20221204_115751.jpg
  10.  # 15

    Colocado por: RicardoPorto25kg da 6kg por parafuso/apoio, não é nada.

    Isso até com uma placa de contraplacado apoiada no perfil do tecto falso se segura
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,RFR8
    não esquecer que vibração pode destravar estes calculos
 
0.0172 seg. NEW