Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostava de obter opinião de qual a melhor solução construtiva para este pavimento.
    O empreiteiro pretende instalar no fundo da caixa, um plástico negro de impermeabilização, não por isolamento algum, e executar o massame com betão leve sem armadura...espessura da caixa esta com 12cm.

    Mesmo que não leve isomaneto termico...pelo menos o massame deve ser armado com malhasol!???Certo?

    Recomendações?
      20220107_104445.jpg
      20220105_102653.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: caflpintoMesmo que não leve isomaneto termico...pelo menos o massame deve ser armado com malhasol!???Certo?

    Certo!
    Trata-se de uma obra sem projeto correto?
    Mesmo que coloque o plástico a impermeabilizar o piso vai ter as paredes sem qualquer impermeabilização
    Concordam com este comentário: antonylemos
  3.  # 3

    Sim, não tenho projecto..é uma recuperação...o pavimento original tava todo empenado e tinha 40 anos...
  4.  # 4

    Colocado por: caflpintoo pavimento original tava todo empenado e tinha 40 anos...

    Empenada porquê? Humidade?
    Quando retiraram o piso como estava a terra por baixo?
  5.  # 5

    Tem cerca de 40 anos, abateu na zona central. O terreno por baixo não teria sido devidamente compactado a quando da execução.
    A base sem pedra foi executado apenas com terra e algum cascalho. Estava oco. Tem alguma humidade mas nada de outro mundo.
    Este fenómeno aconteceu em todos os compartimento térreos.

    Como devo executar o novo massame?
      20220104_144226.jpg
  6.  # 6

    Colocado por: caflpintomassame com betão leve


    Betão leve é mais para encher pisos acima de lajes, pendentes a afins. Não para massame. Pelo menos deixe 5cm de betonhilha armada ou com fibras metálicas e/ou sintéticas adicionadas, em cima desse betão leve.
  7.  # 7

    Boa tarde a todos,
    Pegando um pouco no tema deste forum, gostaria da ajuda dos mais entendidos em relação ao seguinte:

    - No projeto inicial da construção da minha moradia, estava prevista para a laje do piso 0 o seguinte (do interior para o exterior): revestimento em mosaico cerâmico com coeficiente de condutibilidade térmica de 1.30 W/m2.ºC; camada de regularização em betão de inertes de poliestireno expandido com 10cm de espessura com coeficiente de condutibilidade térmica de 0.18 W/m2.ºC; isolamento térmico em poliestireno extrudido (XPS) com 6cm de espessura com coeficiente de condutibilidade térmica de 0,037 W/m.ºC; laje aligeirada com 25cm de espessura com massa volúmica aparente seca de 2500 kg/m3 e resistência térmica de 0.08 m2.ºC/W.

    - No entanto, foi construida uma laje de 25cm sobre o terreno. Entre o terreno e a laje, levou uma manta plástica de isolamento e uma camada de cascalho (não sei o termo). Não foram colocados tubos de drenagem.

    Neste momento e já com novo construtor e Engenheiro, dão-me as seguinte sugestões para isolamento:
    1 - (Engenheiro) Se for tudo bem construido conforme as especialidades, deveria acrescentar entre o capoto de o tijolo térmico, uma rede ou manta com um determinado tipo de isolamento. Colocar em volta da estrutura caleiras para drenagem de águas e com uns tubos (deduzo que sejam colocados debaixo da laje);
    2 - (Construtor) Abrir uma vala com 1m ao redor de toda a estrutura (180 m2), e com profundidade até apanhar terreno (debaixo da laje). Fazer um pequeno massame na base e nivelar todas as paredes para as telas aderirem corretamente. Aplicar telas e tubos com um grande diâmetro e escoar as águas para a fossas de águas pluviais. Tapar com uma camada de cascalho, uma camada de cimento e o revestimento que levar no exterior.

    Dado ser um solo onde não passam rios nem linhas de águas próximas, o Eng. refere ser suficiente e menos oneroso, mas fico sempre com receio de vir a ter problemas futuros, e neste tipo de coisas, acho que o seguro morreu de velho.

    Seriam soluções aceitáveis ou existem outras alternativas que poderia apresentar?

    Obrigado
  8.  # 8

    Colocado por: pmdfPegando um pouco no tema deste forum, gostaria da ajuda

    Que grande confusão.

    As opções de que fala não tem nada a ver com a laje. São opções para drenagem em redor da casa (à volta da casa, pelo exterior).

    A solução do construtor parece válida, pois contempla também impermeabilização (pressuponho que com telas betuminosas), para além da drenagem.
  9.  # 9

    Colocado por: ricardo.rodrigues
    Que grande confusão.

    As opções de que fala não tem nada a ver com a laje. São opções para drenagem em redor da casa (à volta da casa, pelo exterior).

    A solução do construtor parece válida, pois contempla também impermeabilização (pressuponho que com telas betuminosas), para além da drenagem.


    A questão é que tudo foi projetado para uma laje aligeirada com desvao, e ao ser feito um massame, segundo o construtor existe o risco de vir ter humidades devido a infiltração ao redor da casa. No entanto o Eng. Diz que nada garante que a agua não passe também por baixo das telas e sugeriu outra solução. A ideia é reduzir ao máximo o risco de humidades futuras dado a casa nao ter o desvao e ventilação.

    Não sei se me consegui explicar melhor. Para quem não sabe, por vezes é dificil explicar.
  10.  # 10

    Que tipo de fundações existe?
    Sapatas?
    Estão enterradas e nelas tb não hove o cuidado de fazer qualquer tipo de impermeabilização?
    Impermeabilizar a laje e criar uma rede de drenagem é pacifico, a dificuldade pode estar em garantir a impermeabilização das sapatas.
    É por aqui que devem começar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmdf
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilvaQue tipo de fundações existe?
    Sapatas?
    Estão enterradas e nelas tb não hove o cuidado de fazer qualquer tipo de impermeabilização?
    Impermeabilizar a laje e criar uma rede de drenagem é pacifico, a dificuldade pode estar em garantir a impermeabilização das sapatas.
    É por aqui que devem começar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pmdf


    Viva zedasilva,
    As sapatas foram isoladas com um plástico preto e barradas em toda a volta com imperkote. A preocupação do empreiteiro é a humidades devido aos linteis (creio que seja assim, que se diz), estarem diretamente em contacto com o solo, e sugerir +/- 1 metro com dreno, telas e brita. Estive ontem com o Engenheiro, e garante que existem soluções também eficazes e menos onerosas, como fazer um reforço do isolamento exterior, entre o tijolo térmico e o capoto, com umas redes e telas (não sei o nome que deu), e colocar umas caleiras ao redor do massame para evitar a saturação do solo. Todo o massame levou imperkote. Entre o terreno compactado e Laje de 25cm, levou o plástico preto e uma camada de brita. O Eng. diz que é impossível garantir a 100% que a água não contorne este 1m, e, ou fica tudo muito bem nivelado, ou as telas furam ou não aderem bem, e é trabalho jogado fora.

    A minha questão, é saber se a opinião do Eng. de facto seria suficiente e assim evitar gastos extras desnecessários? é um terreno com ligeira inclinação e relativamente seco.
  12.  # 12

    Esta foi a sapata utilizada
      Sapata.jpg
  13.  # 13

    Colocado por: pmdfAs sapatas foram isoladas com um plástico preto e barradas em toda a volta com imperkote.

    Tem fotos disso?
    Se bem feito, pode ter aí o problema resolvido.

    Colocado por: pmdfA preocupação do empreiteiro é a humidades devido aos linteis (creio que seja assim, que se diz), estarem diretamente em contacto com o solo

    É uma preocupação sensata e logica.

    Colocado por: pmdfEstive ontem com o Engenheiro, e garante que existem soluções também eficazes e menos onerosas, como fazer um reforço do isolamento exterior, entre o tijolo térmico e o capoto

    sim, mas nesta caso apenas está a impermeabilizar as laterais exteriores da laje e dos lintéis.
    Falta garantir a impermeabilização da base e das laterais interiores.

    Colocado por: pmdfTodo o massame levou imperkote.

    Nas laterais exteriores correto?

    Colocado por: pmdfEntre o terreno compactado e Laje de 25cm, levou o plástico preto e uma camada de brita.

    A brita aplicada em cima do plástico?
  14.  # 14

    Estava aqui a ver umas fotos no Tlm (depois coloco). As vigas laterais (linteis) foram barradas apenas por fora. Teve terreno, plastico preto, uma camada de um tipo de areia (não sei o nome) e depois a brita. De seguida a lage de 25 cm, tambem barrada em toda a volta.
  15.  # 15

    Colocado por: pmdfEstava aqui a ver umas fotos no Tlm (depois coloco).

    Coloque as fotos pois será mais fácil perceber o que foi feito e em função disso sugerir uma solução
  16.  # 16

    O isolamento das sapatas e dos linteis de fundação foram isolados da mesma forma. Das sapatas não tenho imagens, mas foi igual.
      Final.jpg
  17.  # 17

    O isolamento foi feito desta forma...
      Isolamento.jpg
  18.  # 18

    A ideia do construtor, seria mais ou menos como esta imagem... Penso eu.
      Construtor.jpg
  19.  # 19

    A sugestão do Engenheiro seria dentro disto... Com as caleiras ao redor de toda a laje.
      Engenheiro.jpg
  20.  # 20

    Esse plástico, pelo cuidado que parece ter havido, não sei até que ponto não está todo furado.
    Se o cuidado foi o mesmo no plástico que puseram nas sapatas, pode estar igual.
    Eu pensava numa solução de impermeabilizar essa laje agora por cima.
    Em volta da casa optava por uma solução idêntica á que o empreiteiro preconizava.
    Com uma retro pequena abre facilmente uma vala e mete um geodreno envolto numa camada de brita e geotextil
 
0.0253 seg. NEW