Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, tenho uma duvida e caso alguem me saiba responder agradecia.. eu comprei um lote no qual tenho na certidão de permente 459m2 mas depois do levantamento topografico vim a saber q tenho só 443m2 pq o resto o antigo proprietário cedeu para o passeio ( logo ai fui enganado pq pensei q tinha 459m2)..a minha questao se alguem me poder ajudar é, preciso de ter a certidao atualizada para o meu arquitecto submeter a comunicação previa? Ou posso atualizar quando a casa estiver em construção? Cumprimentos e obrigados
  2.  # 2

    Se o arquiteto não souber, procure outro enquanto é tempo.
  3.  # 3

    A questao é q o meu arquiteto diz q sim, e outro diz q não.. por isso a minha pergunta..
  4.  # 4

    Colocado por: pedrogilA questao é q o meu arquiteto diz q sim, e outro diz q não.. por isso a minha pergunta..

    O que conta é a opinião do seu arquiteto, ele como responsável pelo projeto tem que assumir a responsabilidade de tomar essas decisões, não vai entregar um projeto na câmara com soluções com as quais não concorda.
    Se não confia nele tem que procurar outro. Se confia não ande aqui a colocar essas questões.
  5.  # 5

    Penso q nao seja uma pergunta assim tao parva como a sua resposta.. mas tudo bem, aguardo alguem com vontade de ajudar
  6.  # 6

    Essa cedencia, foi alvo de papeladas? registos? ou foi de "boca"?

    Normalmente é necessário entregar os papeis com as areas actualizadas.
    No seu caso, não sei, se ainda assim pode instruir o processo com a area total, indicando no processo a faixa/ área para cedência ao domínio público municipal.
    O seu arquitecto tem de perceber isso, ou se calhar já percebeu. As coisas tem sempre uma história.. não sabemos aqui a totalidade da história.
    Concordam com este comentário: antonylemos, N Miguel Oliveira
  7.  # 7

    Colocado por: pedrogilpreciso de ter a certidao atualizada para o meu arquitecto submeter a comunicação previa?
    sim. os documentos têm de condizer.. senão tem uns documentos a dizer uma coisa e o levantamento outra

    se o antigo proprietário já cedeu para o passeio poupou lhe esse trabalho.
  8.  # 8

    Colocado por: pedrogilPenso q nao seja uma pergunta assim tao parva como a sua resposta..

    Realmente, andar por aqui a questionar as opções do seu arquiteto, ainda antes de saber se ele está certo ou errado é que é uma atitude inteligente.


    Colocado por: pedrogilmas tudo bem, aguardo alguem com vontade de ajudar

    Depois pede ao seu arquiteto para vir aqui ler as respostas, ou é você que depois lhe vai explicar como é que ele deve proceder?
  9.  # 9

    Se sempre que aparecer aqui alguém com uma questão, a resposta for: fale com o seu arquitecto, fale com com o seu carpinteiro, fale com o seu eletricista,..., mais vale fechar o fórum.
    Concordam com este comentário: frpin, tviegas, jorgemlflorencio
    • AMVP
    • 11 janeiro 2022

     # 10

    Bolas mas sao so os arquitetos que dizem coisas diferentes? Nisto de leis se os juristas sao os primeiros a nao se entenderem.
    Basta, por exemplo, um arquiteto ser mais certinho e o outro, segundo dizem, mais otimista /descontraido que ja dizem coisas distintas.
  10.  # 11

    Colocado por: AMVPBolas mas sao so os arquitetos que dizem coisas diferentes? Nisto de leis se os juristas sao os primeiros a nao se entenderem.
    Basta, por exemplo, um arquiteto ser mais certinho e o outro, segundo dizem, mais otimista /descontraido que ja dizem coisas distintas.
    é verdade. mas no caso acima se houver mesmo dúvida a melhor fonte para tirar essa mesma dúvida será falar com um dos técnicos da CM, afinal de contas na questão são eles quem mandam
  11.  # 12

    estamos a falar de um erro de 16m2, menos de 5% da maior área , nenhuma camara vai implicar com essa diferença. tem que respeitar as extremas existentes nomeadamente a área cedida, parece estar a fazer uma tempestade num copo de agua.
  12.  # 13

    Colocado por: tviegasestamos a falar de um erro de 16m2, menos de 5% da maior área , nenhuma camara vai implicar com essa diferença.
    pois.. conheço um técnico de uma CM que diz o contrário.. e no fim do dia ele é que manda. e teres um processo parado numa CM à espera de uma atualização de uma certidão é um espetáculo...

    por isso o melhor é perguntar aos técnicos da CM se tiver dúvidas daquilo que diz o arqº
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira
  13.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasEssa cedencia, foi alvo de papeladas? registos? ou foi de "boca"?

    Normalmente é necessário entregar os papeis com as areas actualizadas.
    No seu caso, não sei, se ainda assim pode instruir o processo com a area total, indicando no processo a faixa/ área para cedência ao domínio público municipal.
    O seu arquitecto tem de perceber isso, ou se calhar já percebeu. As coisas tem sempre uma história.. não sabemos aqui a totalidade da história.
    Concordam com este comentário:antonylemos
  14.  # 15

    Colocado por: antonylemospois.. conheço um técnico de uma CM que diz o contrário.. e no fim do dia ele é que manda. e teres um processo parado numa CM à espera de uma atualização de uma certidão é um espetáculo...

    por isso o melhor é perguntar aos técnicos da CM se tiver dúvidas daquilo que diz o arqº


    Não, não é ele que manda. O art 58 do DL 207 95 não é isso que diz. Cada macaco no seu galho.
  15.  # 16

    Colocado por: tviegasCada macaco no seu galho.
    eu não discordo consigo. mas nao sei se lida muito ou pouco com técnicos obtusos.. é que no fim.. são eles que mandam porque em algumas situações é mais facil dar o braço a torcer do que torcer o braço. e os clientes têm pressa a mais para perder tempo a por alguns técnicos no seu lugar ...

    .. só uma à parte.. e solicitadoras a insistir que as varandas e corpos balançados contem para Ai? já vi de tudo um pouco e cada dia há menos coisas que me surpreenda .. e quando penso que dou com um maluco falo com outros colegas e depressa percebo que o há mais malucos ainda.. as Cm funcionam como pequenos reinados independentes
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, tviegas
  16.  # 17

    Colocado por: tviegasNão, não é ele que manda. O art 58 do DL 207 95 não é isso que diz. Cada macaco no seu galho.

    Uma coisa são os requisitos notariais, outros são as obrigações em termos de papeladas para instrução de procedimentos urbanisticos...
  17.  # 18

    Colocado por: J.FernandesSe sempre que aparecer aqui alguém com uma questão, a resposta for: fale com o seu arquitecto, fale com com o seu carpinteiro, fale com o seu eletricista,..., mais vale fechar o fórum.

    Imagine que o J Fernandes como profissional tem um cliente que não percebe nada do assunto e manda uns bitaites que viu na net (os nossos comentários aqui não passam de palpites/bitaites, porque não conhecemos muitos pormenores dos problemas) a explicar-lhe como é que deve fazer o seu trabalho, como é que ia reagir?
    Se fosse comigo, mandava-o dar uma volta.
  18.  # 19

    Colocado por: PickaxeSe fosse comigo, mandava-o dar uma volta.

    Isso é no contexto profissional/cliente. Este tipo de fóruns existe também para quem não sabe nada do assunto poder mandar uns bitaites sem ser mandado dar uma volta.
  19.  # 20

    Colocado por: J.FernandesIsso é no contexto profissional/cliente.

    Exato, era isso a que eu me referia.

    Colocado por: J.FernandesEste tipo de fóruns existe também para quem não sabe nada do assunto poder mandar uns bitaites sem ser mandado dar uma volta.

    Eu não me referia a quem manda os bitaites, mas sim a quem os vem pedir.
 
0.0207 seg. NEW