Iniciar sessão ou registar-se
    • Iscao
    • 10 janeiro 2022 editado

     # 1

    Viva

    Moro num último andar (7), Matosinhos/Porto, em que recentemente trocamos as caixilharias, metemos janelas vidro duplo oscilobatente nos quartos e de correr na marquise. Metemos tectos falsos com lã de rocha e nas paredes das janelas fizemos parede falsa tb com lã de rocha.

    Tenho uma bebê e estas questão da qualidade do ar interior agora ganham mais relevância e atenção.

    Acham aceitável nestes dias de inverno a temp.int rondar os 18° (sem aquecimento ligado) e a humidade nos 60+65??

    No quarto a questão já é diferente. A bebê ainda dorme com a gente, e a temp.mantem se nos 19° sem nnada ligado mas a humidade dispara para os 80-85

    Somos 3 a respirar mas mesmo assim não deveria ser mais baixa?

    Este tipo de % de humidade e temperaturas acham aceitáveis?

    Cumprimentos
  1.  # 2

    Pode ler aqui estas publicações para entender melhor os conceitos e parametros:
    https://run.unl.pt/bitstream/10362/17472/1/Coentro_2015.pdf

    https://webstorage.cienciaviva.pt/public/pt.cienciaviva.www/divulgacao/Manual_QAI_APA_Maio2010.pdf

    O quarto necessita de aumentar a ventilação por forma a diminuir o vapor de agua ( Humidade media relativa do Ar).

    tem de igualmente comparar essa huidade interior com a humidade exterior... Se ventilar, e no exterior a humidade estiver superior ao da casa, não irá servir de muito.

    Existem desumidificadores... os quais conseguem rectificar a HMR para os tais 60% "ideiais"

    Não havendo patologias nas paredes e tectos, nem cheiros a bolores e a fungos ( humidade), não stresse muito com isso.
    Bem sei que é difícil, para quem é jovem mãe, ou mãe pela 1ª vez e tem um bébé a seu cargo.
    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iscao, OrdepOir
  2.  # 3

    Caro Pedro Barradas

    Obrigado pela partilha!!

    Sem dúvida que é desafiante mas muito gratificante. Como todos os pais, só queremos que a nossa filhota cresça sem grandes problemas e como na família há histórico de asma queremos acima de tudo tentar minimizar ao máximo potenciais riscos para a sua saúde. Eles passam a ser a nossa prioridade.

    Como não podemos trocar de casa como se troca de sapatos daí a nossa atenção para a qualidade do ar dentro de portas, entre outras coisas.

    Obrigado pelo seu contributo.
  3.  # 4

    Os documentos que o Pedro partilhou são muito interessantes se a qualidade do ar interior lhe interessa.

    A parte mais difícil de avaliar a qualidade do ar interior é que é preciso medir os parâmetros (temperatura, humidade, Partículas finas (PM2.5 e PM10), Concentração de Dióxido Carbono (CO2 em partes por milhão - ppm) e Poluentes vários (Compostos Orgânicos Voláteis, COV ou VOC).

    Temperatura e humidade é fácil e barato de medir tipicamente. Os outros parâmetros são menos populares, mas existem aparelhos para medir também.
    A maioria das pessoas que eu conheço consideram que em casa tem boa qualidade do ar (e que não rua não é tão boa, por causa do escape dos carros e afins). Eu também achava isso até ter arranjado maneira de medir a coisa :)

    A utilização da cozinha gera muita poluição (por isso usar sempre o exaustor). Tudo o que são coisas 'novas', em plástico, madeira, borracha, pintadas, etc.. liberta poluentes que em concentracoes mais elevadas, nao dão saúde.
    Casa nova então é terrível... móveis novos, pinturas novas, materiais novos... é tudo a libertar poluentes.

    O melhor é abrir as janelas com muita frequência, mesmo que por períodos curtos, renovar o ar em casa nao é uma operação demorada. Eu sei que no inverno nao convida nada, mas, convém. Se dormirem de portas fechadas no quartos, recomendo abrir, diminui a concentração de CO2 no espaço.

    Boa sorte, que isso das crianças é bem complicado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iscao
  4.  # 5

    A criança tem algum problema respiratório que implique cuidados especiais?
  5.  # 6

    Caro ordepoir

    Desconhecia o que disse. Então basicamente tudo o que temos em casa pode ser uma eventual fonte de poluição. Realmente é de deixar uma pessoa a pensar e questionar muita coisa. Já agora, essas medições que fez por acaso não é da zona do Porto? Pergunto pois tinha curiosidade em fazer e gostava de saber até que ponto também seria capaz de fazer isso.

    Quanto às recomendações, o ventilar o espaço é algo que por norma fazemos quando está bom tempo, agora a porta do quarto se calhar vai é começar a ficar aberta ahahah

    Obrigado
  6.  # 7

    Caro desafiapedro,

    Que saibamos não tem, no entanto como existe na família casos de asma, quanto menos contribuirmos com fatores para eventuais complicações respiratórias é no fundo o que pretendemos.

    Obrigado
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 8

    Colocado por: Iscao
    Desconhecia o que disse. Então basicamente tudo o que temos em casa pode ser uma eventual fonte de poluição.

    Realmente é de deixar uma pessoa a pensar e questionar muita coisa. Já agora, essas medições que fez por acaso não é da zona do Porto? Pergunto pois tinha curiosidade em fazer e gostava de saber até que ponto também seria capaz de fazer isso.

    Quanto às recomendações, o ventilar o espaço é algo que por norma fazemos quando está bom tempo, agora a porta do quarto se calhar vai é começar a ficar aberta ahahah

    Sim, exato. Muita coisa (particularmente quando é nova) é uma fonte de poluição (nem tudo vai fazer 'mal' do imediato ou a longo prazo), mas a exposição continua e permanente aos químicos pode dar problemas. Como o Pedro Barradas partilhou num dos documentos, existe algo chamado o 'Síndrome do Edifício Doente' (acho que é assim o nome).

    As medições que eu fiz são aqui na zona de Lisboa, mas são na minha casa. Na sua seriam diferentes.
    A qualidade do ar em Portugal (e no porto também) é geralmente boa Qualidade do Ar em Portugal.

    Há eventos que podem fazer deteriorar a coisa no ar da rua, claro, como incêndios, algum acidente como químicos... a poluição provocada pelos carros também é relevante, mas a não ser que viva mesmo colada à estrada, não é o maior drama. Mas em casa, costuma ser o pior, porque não nos apercebemos e não se ve.

    Eu tenho um aparelho que faz a medição (Awair, mas é caro e deve haver mais baratos que façam um trabalho razoável). Se comprar um aparelho que lhe diga concentração de CO2, VOC e PM2.5, o problema depois torna-se muito aparente e percebe que tem de abrir as janelas muitas vezes :) (mesmo no inverno).

    Um exemplo, na imagem abaixo, isto é o horário das 9 as 18 de um escritório com cerca de 10 m2 onde trabalham 2 pessoas (muitas vezes com a porta fechada para haver algum sossego) e eu tenho uma máquina que faz ventilação da casa, mas ainda assim, não é suficiente para manter o CO2 abaixo do nível ideal (1000ppm) e como tal é preciso abrir a janela (é notório na imagem quando eu abro a janela)
    Qualidade do AR

    No exemplo abaixo, os quimicos/poluentes:
    A casa é nova, e como tal há muita coisa a emitir poluentes :P, continua a ser preciso abrir janelas.
    VOC

    Eu gosto muito deste tema, espero nao lhe estar a meter medo... a solução é basicamente abrir as janelas sempre que puder :) Quando está mais frio, abre menos, mas tente abrir sempre uma vez por dia pelo menos durante uns minutos :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bruno.Alves, mfa17
      aqi-ideal.png
  8.  # 9

    Colocado por: OrdepOirtenho uma máquina que faz ventilação da casa, mas ainda assim, não é suficiente para manter o CO2 abaixo do nível ideal (1000ppm)


    Quer detalhar melhor o tipo de ventilação que tem? Onde extrai ar, onde insufla?
    Também já pensei comprar um desses medidores, o difícil é escolher um.
    O que acha importante medir na sua opinião?
  9.  # 10

    Quer detalhar melhor o tipo de ventilação que tem? Onde extrai ar, onde insufla?

    Como é construção nova, foi possível instalar uma máquina de Ventilação Mecânica Controlada (VMC) de duplo fluxo, com tubagens espalhas pela casa toda (tecto falso). Há pontos de extracao nos WC/Cozinha e insuflação em todas as restantes divisões.

    Também já pensei comprar um desses medidores, o difícil é escolher um.
    O que acha importante medir na sua opinião?

    Eu como me preocupo muito com isto, agora nao quereria um com menos de que CO2, PM25 e VOC (como nao tenho nada a queimar lenha/gás em casa.. caso contrário também tentaria algo com monóxido de carbono e que apitasse)

    Se tiver de escolher, CO2 e PM2.5.
    Se tiver poluentes em casa, VOC, é provável que se a concentração de CO2 for alta (espaço pouco ventilado) entao a concentração de poluentes também será mais alta, por isso poderia extrapolar (mais ou menos) a partir do CO2.

    As partículas finas é que é preciso mesmo medir. Pode haver baixa concentração de CO2, mas haver muitas partículas finas.... por exemplo se viver perto um incêndio a decorrer, pode abrir janelas para arejar a casa, mas estar a deixar entrar partículas finas... e nessa situação, mais vale fechar as janelas.
  10.  # 11

    Colocado por: IscaoAcham aceitável nestes dias de inverno a temp.int rondar os 18° (sem aquecimento ligado) e a humidade nos 60+65??
    Eu acho excelente.
    Porque está em Matosinhos. Vá mais para o interior e teria 15/16 graus.
  11.  # 12

    Colocado por: OrdepOirtenho uma máquina que faz ventilação da casa, mas ainda assim, não é suficiente para manter o CO2 abaixo do nível ideal (1000ppm)


    Curioso isto, mesmo com vmc duplo fluxo não consegue baixar.. Talvez por estarem duas pessoas fechadas nesse espaço de 10m2 não? O abrir a janela torna é a coisa mais rapida... Eu tenho vmc simples apenas.
    Vou tentar encontrar um medidor para essas 3 coisas, mas mais baratinho que o que partilhou 😄
  12.  # 13


    Curioso isto, mesmo com vmc duplo fluxo não consegue baixar.. Talvez por estarem duas pessoas fechadas nesse espaço de 10m2 não? O abrir a janela torna é a coisa mais rapida... Eu tenho vmc simples apenas.

    Sim, dois adultos num espaco pequeno e fechado é tramado. A janela resolve muito depressa. A VMC está no nivel 2 em geral (de 4).
    O resto da casa costuma estar sempre aceitável.
    Exemplo desde o inicio do mes, na sala que é um espaco maior também:
    CO2

    Vou tentar encontrar um medidor para essas 3 coisas, mas mais baratinho que o que partilhou 😄
    Sim, este é muito caro, concordo. É bom, diz muita coisa, tem uma app simpática, mas para começar tentaria encontrar algo mais barato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
  13.  # 14

    Boa noite Ordepoir

    Uma vez mais agradeço a sua atenção e exposição. Muito detalhada e visual.

    Agradeço também aos outros utilizadores pelas suas partilhas.

    Realmente nos seus gráficos é notório o efeito de abrir as janelas. Espero que aqui em casa, mesmo sem conseguir medir, o resultado seja semelhante. Como a única coisa que consigo medir é a temp. e humidade, em ambos os parâmetros nota se bem a sua diminuição. Só não abro em dias de chuva ou nevoeiro.

    Quanto ao aparelho pensei que fosse caro mas nem tanto, mas lá está se calhar para aquilo que faz/leituras acertadas/friendly user é o preço justo.

    Como diz o user mfa17, vou tentar encontrar um , seguindo as suas recomendações, mas que seja mais em conta.

    Uma vez que também falou nas partículas finas, e como aqui em casa na altura dos pólens é um festival de espirros, no natal apanhamos um grande desconto e compramos um "purificador de ar".

    https://www.airpurifierfirst.com/review/xiaomi-mi-3h/

    Espero que também ajude a manter o ambiente mais saudável dentro de portas.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: OrdepOir
 
0.0202 seg. NEW