Iniciar sessão ou registar-se
    • pasr
    • 11 janeiro 2022

     # 1

    Bom dia.
    Tenho uma bomba de calor para aquecimento de aguas sanitarias apenas, sem apoio (a ideia é futuramente adicionar fotovoltaicos).
    É uma termobrasa gold 300.
    A minha dúvida é sobre o melhor (mais economico) modo de funcionamento.
    A Bomba tem estado a trabalhar no modo ECO (sem usar a resistencia), não tem faltado água quente, mas provavelmente está a trabalhar o dia todo (ventoinha/compressor).
    No modo hibrido, em que liga a resistência ao fim de 200 min sem atingir a temperatura programada (55º), será que acaba por gastar menos?
    Tenho bi-horario, poderia programar para usar a resistencia durante a noite...
    Obrigado.
  1.  # 2

    Bom dia

    Tem sentido que o consumo é elevado na conta de energia ?

    Estava a pensar colocar numa casa uma bomba de calor WH20S.F5 da lG, e seria só essa a fonte de aquecimento de agua, sera que vai ficar cara no final do mês?
  2.  # 3

    Colocado por: pasrserá que acaba por gastar menos?

    Não, isso não deve acontecer. A BC muito dificilmente atingirá um COP igual ou inferior a 1 (produz mais energia térmica do que consome eléctrica). A resistência tem COP de 1, por isso produz tanto como consome.

    Se for usar a resistência no bi-horário talvez essas contas possam ser diferentes. Um medidor de energia é a melhor forma de analisar isso de forma correcta ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pasr
    • pasr
    • 11 janeiro 2022

     # 4

    Colocado por: rodrigocruzBom dia

    Tem sentido que o consumo é elevado na conta de energia ?

    Estava a pensar colocar numa casa uma bomba de calor WH20S.F5 da lG, e seria só essa a fonte de aquecimento de água, será que vai ficar cara no final do mês?


    É o primeiro mês que estou a usar. Dai as minhas duvidas :)



    Colocado por: Bruno.Alves
    Não, isso não deve acontecer. A BC muito dificilmente atingirá um COP igual ou inferior a 1 (produz mais energia térmica do que consome eléctrica). A resistência tem COP de 1, por isso produz tanto como consome.

    Se for usar a resistência no bi-horário talvez essas contas possam ser diferentes. Um medidor de energia é a melhor forma de analisar isso de forma correcta ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pasr


    Normalmente os banhos são à noite, e por isso durante o dia aquece mais do que suficiente a água. Por outro lado, o que aquecesse durante a noite com resistência, não iria perder durante o dia...
    Vou tratar de arranjar e colocar um medidor. Obrigado
  3.  # 5

    Coloque um medidor, por exemplo um plug Shelly... Vai ver que vai ficar surpreendido, pela positiva... A minha BC trabalha em média 3 horas por dia para uma família de 4 e banhos diários. São cerca de 8€/mês
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pasr
  4.  # 6

    Só gasta 8€/mês ? Qual é a bomba de calor que usa ?
  5.  # 7

    Colocado por: rodrigocruzSó gasta 8€/mês ? Qual é a bomba de calor que usa ?


    Vaillant Arostor 270
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  6.  # 8

    Creio que essa bomba de calor está a trabalhar muito tempo... Ela deve colocar 1500W na água (creio que é o mais normal). Com um coeficiente de 3 (pode nem ser tão alto), significa que puxa da tomada 500W, ou seja, 0.5KWh por cada hora de funcionamento. Trabalhando 10h (como nos diz que trabalha o dia todo), são 5 KWh (mais de 1€) a pagar à EDP, por dia!

    Algumas questões: os banhos aí em casa são muito longos? Lava a loiça sempre com água quente a correr? Usa a água quente em máquinas de lavar, ou para outros fins?

    Se a resposta a todas as perguntas for "não", pode haver aí algum problema. Mas só um técnico poderá ver. O melhor será efectivamente comprar o medidor de energia, para diagnosticar bem esse consumo. Se calhar ela não funciona assim tanto tempo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pasr
  7.  # 9

    Colocado por: jorgemlflorencioEla deve colocar 1500W na água (creio que é o mais normal)
    no que é que se baseia para afirmar isto???

    não é correto na maioria destes equipamentos.

    e os cálculos de consumo também não são assim como pensa.
    • pasr
    • 12 janeiro 2022 editado

     # 10

    Colocado por: jorgemlflorencioCreio que essa bomba de calor está a trabalhar muito tempo... Ela deve colocar 1500W na água (creio que é o mais normal). Com um coeficiente de 3 (pode nem ser tão alto), significa que puxa da tomada 500W, ou seja, 0.5KWh por cada hora de funcionamento. Trabalhando 10h (como nos diz que trabalha o dia todo), são 5 KWh (mais de 1€) a pagar à EDP, por dia!

    Algumas questões: os banhos aí em casa são muito longos? Lava a loiça sempre com água quente a correr? Usa a água quente em máquinas de lavar, ou para outros fins?

    Se a resposta a todas as perguntas for "não", pode haver aí algum problema. Mas só um técnico poderá ver. O melhor será efectivamente comprar o medidor de energia, para diagnosticar bem esse consumo. Se calhar ela não funciona assim tanto tempo...


    Quando digo que funciona o dia todo, é pelo ventilador a trabalhar.
    Pelo que percebi, a bomba mantém o ventilador a trabalhar mesmo quando desliga o compressor (atingida a temperatura).

    A água quente é apenas para banhos e loiça (pouca). 2 banhos rápidos, 2 mais ou menos longos.
    Nunca faltou agua quente, e a bomba nunca usou a resistencia.

    Tenho de perceber como programar para desligar o ventilador aṕos o compressor desligar, e instalar um medidor de consumo.
  8.  # 11

    Colocado por: jorgemlflorencioCreio que essa bomba de calor está a trabalhar muito tempo... Ela deve colocar 1500W na água (creio que é o mais normal). Com um coeficiente de 3 (pode nem ser tão alto), significa que puxa da tomada 500W, ou seja, 0.5KWh por cada hora de funcionamento. Trabalhando 10h (como nos diz que trabalha o dia todo), são 5 KWh (mais de 1€) a pagar à EDP, por dia!

    Algumas questões: os banhos aí em casa são muito longos? Lava a loiça sempre com água quente a correr? Usa a água quente em máquinas de lavar, ou para outros fins?

    Se a resposta a todas as perguntas for "não", pode haver aí algum problema. Mas só um técnico poderá ver. O melhor será efectivamente comprar o medidor de energia, para diagnosticar bem esse consumo. Se calhar ela não funciona assim tanto tempo...


    As 2 ou 3 horas que a Arostor trabalha por dia anda sempre pelos 480watts/hora
    • acar
    • 17 janeiro 2022

     # 12

    Bom dia,
    Adquiri recentemente uma Vaillant arostor 270/5 mas estou com dificuldades em programar o horário em que a quero a trabalhar.
    Poderia me elucidar sobre a programação?
    Desde já um muito obrigado.
    taunus
  9.  # 13

    Colocado por: acarBom dia,
    Adquiri recentemente uma Vaillant arostor 270/5 mas estou com dificuldades em programar o horário em que a quero a trabalhar.
    Poderia me elucidar sobre a programação?
    Desde já um muito obrigado.
    taunus


    Vou ser franco. Não explorei essa funcionalidade, até porque não tenho interesse pois não tenho bi-horário. Dessa feita, dou livre arbítrio aos seus caprichos de funcionamento. No entanto, e na minha opinião, acho que esta é a forma mais eficaz de trabalhar, correndo o risco de não ser a mais eficiente para quem tem bi-horário.
  10.  # 14

    Colocado por: taunus

    As 2 ou 3 horas que a Arostor trabalha por dia anda sempre pelos 480watts/hora


    Mas o consumo da BC são 700w, teoricamente deveria ser cerca 0.7kwh, por hora de trabalho contínuo.
  11.  # 15

    Colocado por: Varejote

    Mas o consumo da BC são 700w, teoricamente deveria ser cerca 0.7kwh, por hora de trabalho contínuo.


    Nunca tal aconteceu. Deixo dois dias como exemplo, mas os restantes é tudo assim:
      Screenshot_2022-01-17-10-30-38-020_allterco.bg.shelly.jpg
      Screenshot_2022-01-17-10-30-25-582_allterco.bg.shelly.jpg
    • acar
    • 17 janeiro 2022

     # 16

    Colocado por: taunus

    Vou ser franco. Não explorei essa funcionalidade, até porque não tenho interesse pois não tenho bi-horário. Dessa feita, dou livre arbítrio aos seus caprichos de funcionamento. No entanto, e na minha opinião, acho que esta é a forma mais eficaz de trabalhar, correndo o risco de não ser a mais eficiente para quem tem bi-horário.
    • acar
    • 17 janeiro 2022

     # 17

    Agradeço a resposta e também não possuo tarifa bi horária mas sim painéis fotovoltaicos (instalados a cerca de 1 ano,ou seja, independentes da BC) daí o interesse em programar a BC para qd estão a produzir.
  12.  # 18

    Colocado por: pasrBom dia.
    Tenho uma bomba de calor para aquecimento de aguas sanitarias apenas, sem apoio (a ideia é futuramente adicionar fotovoltaicos).
    É uma termobrasa gold 300.
    A minha dúvida é sobre o melhor (mais economico) modo de funcionamento.
    A Bomba tem estado a trabalhar no modo ECO (sem usar a resistencia), não tem faltado água quente, mas provavelmente está a trabalhar o dia todo (ventoinha/compressor).
    No modo hibrido, em que liga a resistência ao fim de 200 min sem atingir a temperatura programada (55º), será que acaba por gastar menos?
    Tenho bi-horario, poderia programar para usar a resistencia durante a noite...
    Obrigado.


    Boa tarde Pasr.
    Tenho uma BC igual a sua, gostaria de esclarecer uma duvida. Pode me dar o seu email?
    Aqui fica o meu se me puder ajudar numa questão [email protected]

    Obrigado
 
0.0215 seg. NEW