Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, encontrei este detalhe construtivo na Web e achei curioso a placa de isolamento entre o lintel perimetral e o pavimento.
    Esta solução é muito similar à que vou adoptar na minha moradia e fiquei na duvida se seria uma boa opção ter essa placa.

    Pode-se fazer assim? Ficando todas as “camadas” do pavimento interior completamente separadas de qualquer elemento da estrutura?

    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jose Coelho
      Isolamento soleira.JPG
  2.  # 2

    Pois, essa correcção termica perimetral é "obrigatória"...
    Esse pormenor não está grande coisa, porque não mostra como é executada a parede... dependedo da solução de parede, o encontro da correcção térmica na viga de fundação poderá ser alterado.
    PS: Deveria ter colocado era o PORMENOR do SEU Projecto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mitrix123
  3.  # 3

    Pois...infelizmente o pormenor do meu projecto...tem pouco de pormenor. E nesse aspecto da execução na parede não tem absolutamente nada detalhado, limitando-se a enumerar as varias camadas do pavimento. Só tenho em papel agora mesmo.

    No projecto térmico fala sim numa correcção perimetral, mas com as placas deitadas na horizontal, ou seja nem sequer exige que todo o pavimento térreo leve XPS…apenas levaria floormate a acompanhar a parede exterior.

    O que o Pedro diz é que no caso da solução sem caixa de ar é obrigatório ter placas de XPS na vertical coladas a viga de fundação, como esta no pormenor que postei, é isso?

    Obrigado,
  4.  # 4

    Vá lá...alguém pode confirmar isto?
    Obrigado
  5.  # 5

    Colocado por: mitrix123O que o Pedro diz é que no caso da solução sem caixa de ar é obrigatório ter placas de XPS na vertical coladas a viga de fundação, como esta no pormenor que postei, é isso?

    para mim não, não é obrigatório, agora xps no chão isso acho fundamental. na lateral na parede/viga enterrada, não vejo necessidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mitrix123
  6.  # 6

    Boas

    No projecto térmico fala sim numa correcção perimetral, mas com as placas deitadas na horizontal, ou seja nem sequer exige que todo o pavimento térreo leve XPS

    Nesse aspecto pode considerar que o projecto está correcto: não é obrigatório em todo o pavimento. Quanto a colocar o XPS na viga de fundação, e a meu ver, depende da diferença entre a cota do pavimento interior e a do pavimento exterior.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mitrix123
  7.  # 7

    Ola mitrix123
    Se o pavimento é térreo, vou dar-lhe uma outra solução...
    Se quer impermeabilizar e nunca ter problemas com infiltrações e uma solução térmica boa, porque não optão por uma solução em "Cupolex?... não se se conhece. Já apliquei num projecto.
    (Aqui esqueça o pavimento radiante e a tela pitonada para o mesmo...)
  8.  # 8

    Obrigado bhp, já conhecia sim, e inclusive tenho orçamento da Ferca para essa solução - o bloco 30cm se bem me lembro para poder levar aguas e esgotos por baixo...ficava mais caro que a solução normal mas não muito mais. E concordo que é uma excelente solução.
    No entanto o meu terreno é arenoso e drena muito bem pelo que acho que não se justifica. Tenho também alguns pilares no meio que iriam implicar alguns cortes e acertos nos blocos…perdendo essa solução alguma rentabilidade em mão de obra.

    Quem quiser tem aqui neste site uma serie de informação e vídeos…muito bons.

    www.pontarolo.ca/html/downloads.shtml
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bhp | arq
  9.  # 9

    Obrigadinha, vou "estudar" isso ;)
 
0.0152 seg. NEW