Iniciar sessão ou registar-se
    • ADCC
    • 12 janeiro 2022

# 1

Bom dia malta.
    Tenho uma casa terrea 100 m2(aprox)bastante antiga em fase de restauro e tenho a dúvida por qual sistema de aquecimento devo optar.
    AC não posso usar porque a mulher não pode.
    Devo optar por algum destes?
    1-Salamandra Pellets na sala(será que aquece as restantes divisoes?)
    2-Salamandra pellets na sala ligada a radiadores (aquecimento agua)
    3-Caldeira pellets no exterior da casa ligada a radiadores.
    4-Outros??
    Alguém entendido na matéria que me possa dar uma dica ou alguém que tenha a mesma situação que eu?
    Deixo a planta da casa para melhor esclarecimento.
    Obrigado desde já.
      pla_casa.jpg
  1.  # 2

antes demais, deve investir no isolamento termico da casa, nomeadamente no tecto/ cobertura.
    Uma salamandra a pellets deverá ser eficiente, mas deve colocar a mesma em zona central da casa. Na sala, seria recomendável estar na parede confinante com o quarto/ IS

Aquela IS de serviço, tem a porta mal representada. A planta necessita de ter o mobiliário fixo e movel devidamente desenhado para verificar as opções de circulação e interferência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, ADCC
    • ADCC
    • 12 janeiro 2022

# 3

Obrigado pela resposta Pedro Barradas.
    Em relação ao tecto/cobertura optei por colocar teto em pladur com lã de rocha.
    Caixilharia nova de alumínio corte térmico(ainda não coloquei). Paredes de pedras consolidadas com Secil CS e juntas de pedra preenchidas com argamassa á base de cal.
    A salamandra (se possível) terá de ficar na zona da sala no canto superior direito. Sei que não é o local ideal, mas é o único que é possível visto que a parede quarto/Is é uma zona de passagem da porta da rua para a cozinha(zona livre). A parede do quarto é a que dispõe do quadro elétrico. A parede confinante com a cozinha será a zona de TV.
    Sendo uma cassa térrea será possível uma salamandra de 11KV-14KV aquecer toda a casa sem recurso a radiadores?

Esta planta fui eu que a fiz. Deverá faltar mais coisas pois não sou da área :)
    Mas obrigado pelo reparo.
  2.  # 4

Vai substituir o chão ?
  3.  # 5

Bomba de calor com radiadores. OU caldeira a gaz natural se tiver na zona.
    Imagino que a sua mulher não pode com o AC por alergias. E os pellets que é muito pior? Pode?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ADCC
  4.  # 6

Colocado por: BelhinhoBomba de calor com radiadores. OU caldeira a gaz natural se tiver na zona.
    Imagino que a sua mulher não pode com o AC por alergias. E os pellets que é muito pior? Pode?

Bem, eu tenho uma salamandra a pellets E uma mulher e uma filha com alergias respiratórias (devo ter o cardápio todo das alergias, tirando a mais grave - asma). O pó dos pellets ou alguma cinza das operações de limpeza nunca foram problema.

Por outro lado, o maior problema dos AC, especialmente em lugares públicos, é a deficiente manutenção, i.e., ninguém limpa os filtros. Como os filtros são sítios porreiros para se desenvolverem fungos e bolores já se está a ver. Mas em casa podemos limpar tão bem quanto quisermos.
    Concordam com este comentário: Belhinho
  5.  # 7

Colocado por: ClioIIMas em casa podemos limpar tão bem quanto quisermos.

É verdade. Mas há quem se dê mal por manter o ar demasiado seco.

Nos AC eu uso um spray germicida apropriado à desinfecção dos filtros e alhetas da unidade interior. Existem AC com tratamento do ar
    a UV, etc...
  6.  # 8

Colocado por: ClioIIPor outro lado, o maior problema dos AC, especialmente em lugares públicos, é a deficiente manutenção, i.e., ninguém limpa os filtros. Como os filtros são sítios porreiros para se desenvolverem fungos e bolores já se está a ver. Mas em casa podemos limpar tão bem quanto quisermos.
    E também saber trabalhar com esse equipamento, porque muita gente diz que não tolera o AC porque estão sempre na potência máxima....
  7.  # 9

Colocado por: BelhinhoE também saber trabalhar com esse equipamento, porque muita gente diz que não tolera o AC porque estão sempre na potência máxima....

Isso é verdade, mas felizmente com a disseminação dos equipamentos inverter isso deixou de ser um problema.
  8.  # 10

Colocado por: ClioII

Isso é verdade, mas felizmente com a disseminação dos equipamentos inverter isso deixou de ser um problema.
    pensa você, não está vezes está com setings de 16°C em arrefecimento e 30°C para aquecimento
    Concordam com este comentário: Belhinho
  9.  # 11

Colocado por: jorgealvespensa você, não está vezes está com setings de 16°C em arrefecimento e 30°C para aquecimento
    Concordam com este comentário:Belhinho

Sim, mesmo com aparelhos sofisticados que permitem obter uma temperatura de conforto constante com pouco ruído e consumo, há pessoas muito imaginativas para a asneira...
  10.  # 12

Colocado por: ADCC(...)
    A salamandra (se possível) terá de ficar na zona da sala no canto superior direito. Sei que não é o local ideal, mas é o único que é possível visto que a parede quarto/Is é uma zona de passagem da porta da rua para a cozinha(zona livre). A parede do quarto é a que dispõe do quadro elétrico. A parede confinante com a cozinha será a zona de TV.
    Sendo uma cassa térrea será possível uma salamandra de 11KV-14KV aquecer toda a casa sem recurso a radiadores?
    (...)

Creio que não. Eu pelo menos não contava nada com isso. Para o calor chegar à casa de banho do fundo do corredor terá que levar um sistema de circulação forçada de ar (ou, melhor ainda, ser um modelo hidro e meter radiadores).

Mas para a sala até uma das mais baratas chega, isso é certo.
    • ADCC
    • 13 janeiro 2022

# 13

Colocado por: callinasVai substituir o chão ?

Não posso mexer no chão user Callinas.
    • ADCC
    • 13 janeiro 2022

# 14

Colocado por: BelhinhoBomba de calor com radiadores. OU caldeira a gaz natural se tiver na zona.

Bem, agora é que está um "bico de obra".
    Por essa é que não contava. Desconhecia que uso de pellets era prejudicial a pessoas com problemas respiratórios. No caso da mulher, asma.
    Mas é algo que vou saber ao pormenor.
    Obrigado pelo aviso.
    • ADCC
    • 13 janeiro 2022

# 15

Colocado por: jorgemlflorencio

Creio que não. Eu pelo menos não contava nada com isso. Para o calor chegar à casa de banho do fundo do corredor terá que levar um sistema de circulação forçada de ar (ou, melhor ainda, ser um modelo hidro e meter radiadores).

Mas para a sala até uma das mais baratas chega, isso é certo.

Realmente estava a achar muito estranho a salamandra aquecer a casa toda, ainda que seja casa térrea.
    • ADCC
    • 13 janeiro 2022

# 16

Estas pessoas agradeceram este comentário:ADCC

Neste momento não tenho gás natural na minha zona.
    A caldeira a pellets será uma opção a descartar?
  11.  # 17

Colocado por: ADCCA caldeira a pellets será uma opção a descartar?
    Não. Clarifique a questão das alergias. Mesmo que haja riscos, pode sempre colocar uma caldeira para aquecimento de águas para radiadores/wc em zona da casa não utilizada, tipo casa das máquinas, se tiver.
    Mas (eu!) julgo que dos combustíveis de aquecimento, os pellets, devem ser os mais propensos a subidas de preços em curto espaço de tempo. Inclusive, já se notam aumentos e escassez.
  12.  # 18

penso que para aquecer a casa toda terá que colocar sempre radiadores, se não o calor não se espalha pela casa.

se os pellets podem ser prejudiciais (desconhecia) pode sempre instalar a caldeira fora da casa. acho que continua a ser uma opção.

o mais importante é balizar os custos de aquisição e os custos de utilização.

dizem que as bombas de calor são caras e que o custo de luz ainda é significativo.
    uma caldeira a gasóleo tem um custo de aquisição mais baixo, mas o gasóleo anda caríssimo.
    o gás natural não é opção.
    e depois tem os pellets e a boa lenha.

eu acho que se não for para ter a caldeira a trabalhar 24h, e se tiver um pedaço de terreno para largar a cinza, que a lenha é uma opção válida.

cá em casa usamos lenha. coloquei um recuperador na sala que aquece a água e distribui para os radiadores espalhados pela casa. claro que o sistema só aquece a casa se o recuperador tiver lenha, mas a situação é satisfatória. ligamos o recuperador ao final do dia e fica a trabalhar até irmos dormir, por volta da meia-noite, e a casa consegue manter o calor até ao outro dia.
    • pkasa
    • 13 janeiro 2022 editado

# 19

Colocado por: BelhinhoNão. Clarifique a questão das alergias. Mesmo que haja riscos, pode sempre colocar uma caldeira para aquecimento de águas para radiadores/wc em zona da casa não utilizada, tipo casa das máquinas, se tiver.
    Mas (eu!) julgo que dos combustíveis de aquecimento, os pellets, devem ser os mais propensos a subidas de preços em curto espaço de tempo. Inclusive, já se notam aumentos e escassez.

Boa tarde Belhinho
    Os preços como habitualmente sobem durante o mês de janeiro para baixarem em maio, junho
    Mas tudo pode acontecer
    Agora escassez, na minha zona não existe, nem tenho relatos de falta noutros locais
    Com preços entre 3.35 e 3.60/ 3.65
    Pellets power, palser
  13.  # 20

Colocado por: pkasa
    Boa tarde Belhinho
    Os preços como habitualmente sobem durante o mês de janeiro para baixarem em maio, junho
    Mas tudo pode acontecer
    Agora escassez, na minha zona não existe, nem tenho relatos de falta noutros locais
    Com preços entre 3.35 e 3.60/ 3.65
    Pellets power, palser
    Prepare-se. Existem muitas industrias a substituir caldeiras a gaz natural, fueloleo, etc por caldeiras de pellets (que consomem toneladas por dia). Existem mesmo incentivos (2020 e afins) para este tipo de investimento. As industrias nacionais de pellets já estouram pelas costuras para alimentar a procura. A tendência é sempre a subir.

0.0226 seg. NEW