Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, queria fazer uma questão.

    Segundo percebi, existem 2 tipos de paineis de autoconsumo:
    - os paineis solares
    - os paineis solares e baterias.

    No caso dos paineis com as baterias, compreende-se que a energia que criam, armazenam na bateria.
    E no caso dos outros, a energia tem que ser consumida enquanto é criada?

    Por exemplo, como sao horas de dia, de que me serve isso, não tendo ninguem em casa?

    Obrigado pela ajuda!
  2.  # 2

    Exacto
  3.  # 3

    Permita-me reformular a sua questão:

    Colocado por: pmfgomes
    Segundo percebi, existem 2 tipos de paineis instalações para autoconsumo:
    - apenas paineis solares
    - paineis solares e baterias.



    Os paineis são os mesmos.. a instalação é que pode ou não ter um sistema de acumulação em baterias.

    Colocado por: pmfgomesPor exemplo, como sao horas de dia, de que me serve isso, não tendo ninguém em casa?


    Cada caso é um caso, e o tipo de sistema que se instala ou a dimensão do mesmo tem que ser avaliado à luz do perfil de consumo de cada um.


    Mas repare.. mesmo não estando em casa há-de ter algum consumo constante, não? Frigoríficos, arcas, router internet, etc.
    O primeiro passo é medir o seu consumo ao longo das várias horas do dia (há equipamentos acessíveis para isso, como o Shelly EM por exemplo).

    É normal um agregado familiar ter um consumo permanente e constante de uns 100-200W



    Se calhar chega à conclusão que lhe compensa instalar um único painel de uns 300W.
    - Está isento que qualquer comunicação ou registo.
    - É relativamente barato. Um painel e um micro-inversor custam-lhe uns 200 ou 300Eur.
    - Como esse geração vai ser certamente toda consumida, amortizaria esse investimento em 2 anos ou menos.

    Mas claro, terá que fazer as suas contas com base no seu consumo real.
    Concordam com este comentário: mafgod, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroeLara, jorgemlflorencio
 
0.0079 seg. NEW