Iniciar sessão ou registar-se
    • cmme
    • 4 janeiro 2010 editado

     # 1

    Estou a comprar casa neste momento e tenho a possibilidade de escolher placa de gas ou de vitroceramica.
    gostaria de saber qual destas escolhas sai mais caro em relação ao consumo tendo em conta que me é indiferente cozinhar de uma maneira ou de outra
    obrigada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susana&bruno
  1.  # 2

    se tiver possibilidade coloque de indução (mesmo que tenha que pagar a diferença)
    • eu
    • 4 janeiro 2010

     # 3

    Se for de gás natural, fica mais barato que a vitrocerâmica. Caso contrário, fica ela por ela...
  2.  # 4

    Colocado por: euSe for de gás natural


    Peço desculpa pela minha ignorancia, mas qual é o gas natrual? Butano??
    • naar
    • 4 janeiro 2010

     # 5

    Não, é o canalizado.
    •  
      FD
    • 5 janeiro 2010

     # 6

    Existem muitos gases, mas para o que está em questão existem estes:
    -> butano (garrafa e canalizado?) provém do petróleo (GPL)
    -> propano (garrafa e canalizado) provém do petróleo (GPL)
    -> natural (canalizado)
  3.  # 7

    Boa tarde,

    Neste momento estamos a ver de electrodomésticos para a casa, e temos a mesma dúvida.

    Tendo em conta que não cozinhamos muito, e que fazemos as coisas mais básicas, o que é melhor a nível de placas?

    Obrigada,
    S & B
  4.  # 8

    a vitroceramica é mais pratica, facil limpeza da placa e das panelas, cozinha mais rapido e mais mais segura uma vez que não ha risco de explo~sao de gaz
  5.  # 9

    Colocado por: underrunse tiver possibilidade coloque de indução (mesmo que tenha que pagar a diferença)


    Concordo a 110%

    Atenção que no caso de optar pelas placas de indução ver se os circuitos eléctricos onde vai ligar a placa aguenta!!

    em média as placas d indução consomem entre os 6000W e os 7000W
    isto necessita de uma protecção de 25A a 32A, fio de 6mm.
    ligação directa do disjunto do quadro á placa.
    e não ter + nada pendurado neste circuito.
  6.  # 10

    Bom dia!

    Nomic, importa-se de explicar melhor isso da protecção e tudo o resto??
    Quando estivermos a escolher a placa temos de ver o quê concretamente?? Estamos a remodelar completamente a cozinha e a fazer novas instalações eléctricas. Convém escolhermos a placa antes do técnico fazer a instalação de modo a ele preparar tudo para que os circuitos eléctricos aguentem, ou em príncipio ele já vai ter isso em conta??

    Obrigada,
    Susana & Bruno
  7.  # 11

    Colocado por: susana&brunoestivermos a escolher a placa temos de ver o quê concretamente?? Estamos a remodelar completamente a cozinha e a fazer novas instalações eléctricas. Convém escolhermos a placa antes do técnico fazer a instalação de modo a ele preparar tudo para que os circuitos eléctricos aguentem, ou em príncipio ele já vai ter isso em


    a placa de indução deve ser dos electrodomésticos que mais consome energia!
    So uma parentesses, isto é a potencia máxima, estando a placa a funcionar a 100% e com os tachos do tamanho dos focos é que atinge esta potencia! Mas como as perdas são mínimas mas, so aquece mesmo o tacho, e demora menos tempos a aquecer a agua por exemplo e nada mais acaba por haver um consumo menor dai ser melhor as placas de indução e acabarem por consumirem menos ;)!

    Voltando ao Busilis em questão:
    Devido a esta potencia acima dos 7000W no quadro eléctrico tem que ter um circuito (um disjuntor) dedicado exclusivamente só para a ligação da placa.
    Esta disjuntor aconselho a ser um bipolar, ou seja que corte 2 fases e de 25 ou 32A. Normalmente as placas de indução são bifasicas, tem como ligação 2 fios castanhos ou pretos.
    Entao do quadro eléctrico tem q ir directo ao local onde for instalar a placa 2 fios pretos ou castanhos de 6mm, um fio azul e um fio amarelo e verde (julgo que o amarelo nao tem que ter 6mm, mas pelo menos uns 4mm alguém me corrija se estiver enganado aqui!!). No local onde fizer a ligação da placa esta terá que ser ligada os fios por meios de uma caixa de ligação e nao tomada. ou para ser tomada ter que ser uma tomada tipo industrial para 40A!!

    espero ter ajudado.

    P.S. Estou tb a remodular a minha casa, e a instalação electrica na minha irá ser assim como descrevi. ..
  8.  # 12

    Obrigada,

    O que entedemos foi: no quadro eléctrico existem vários disjuntores (ex tomadas dos quartos, ac, iluminação sala e corredor, etc...), e um deles tem de ser só para a placa. E a placa não vai ser ligada através de uma tomada, mas sim tipo "ligação directa"... (o termo não é o correcto, mas é para nós entendermos bem as coisas).

    Agora só falta escolher a placa...

    Obrigada pela ajuda.
    Nomic, esperamos que a sua remodelação corra bem...
  9.  # 13

    Suana&bruno

    Atenção que esse disjuntos em particular tem que ter uma amperagem superior (25A ou 32A) e ser bifasico proteja as 2 fazes que vai ligar a placa.
    o vosso electricista saber isto esperemos!!

    eu tb espero que sim que corra tudo bem!! Estao a ser uma remodelações mesmo a FUNDO. Foi tudo picado ate ao osso, tudo rebocado, agua, esgotos luz novos, paredes e chao wc e cozinha etc etc etc!!

    Obrigado, e deposi digam como correu a vossa.
    e Boa Sorte!
  10.  # 14

    Nomic, a nossa tb é desse estilo... Vamos mudar a disposição de algumas coisas, e criar 2 casas de banho de 2 raiz.. Mas ainda estamos na fase de projectos, a ver desenhos..

    Depois vamos informando como correm as coisas.

    S&B
  11.  # 15

    eu ja nado com a mao na massa!!
    ja piquei as paredes
    Ja tenho paredes rebocadas, ja tirei as paredes q era preciso e coloquei vigas de ferro em I
    agroa estao a abrir roços pra electrecidade
    ja tenho o xão todo partido
    tb mudei de sitio o WC, e a cozinha!
  12.  # 16

    os fios para a placa tem de ser todos de 6 mm
    a questao que tem de livar dijuntor, é obrigatorio por lei a ser linha directa ao quadro com com dijuntor e difrencial
    não saoa mesma coisa um dijuntor apenas proteje a intalação eletrica o difrencial proteje o choque eletrico , e o exautor tb tem de ser directo ao quadro com difrencial, embora o letricista até é capaz de dizer que não
    isto é muito simples todas as tomadas ou ligações que trabalharem com agua ou humidade (placa eletrica,exautor,maquina de lavar,banheira hidromassagem eletrica etc) tem de ser linhas directas ao quadro e com difrencial 30milianperes é assim que se diz ( não se escreve assim)
    outro aparte tomadas fio minimo 2,5mm
    iluminalão minimo1,5mm
    cores de isolamento de fio aprovadas preto,castanho,cinza para fazes azul neutro ,bicolor verde amarelo terra
  13.  # 17

    mas nao tem que ter um diferencial por cada circuito
    pode ter um interruptor diferencial e debaixo deste 4 ou 5 dijuntores!

    Esta a dizer que para a placa o fio terra tb tem q ser de 6mm?
  14.  # 18

    no posso dizer com certeza de momento se pode ter 4 ou 5 circuitos por difrencial mas pensso que não, porque isso obrigaria a um difrncial mais potente o iria ser mais difil de disparar
    qunto ao fio o fio terra qundo actua passa corrente ou seja ela é descarregada a terra e se tem duas fazes de 6mm como quer que elas passem em um fio de 4mm
    se formos a nalazir corretamente o fio neutro de 6mm de lei em casos de consumo muito exessivo as vezes é o primeiro a derreter estampos falar mais de industria em habitação dificil porque é um de 6mm para 3 fazes de 6mm
  15.  # 19

    mas na industria se for um trifasico, as fazes sao elquilibradas e nao terá a necessidade de haver neutro!!
  16.  # 20

    Boas, ja agora alguem me sabe responder se as vitroceramicas consomem tanto como as de induçao...ou se esmiuçarmos bem até consomem mais?! e para as vitros tambem faz falta esse ci«uidado a ter na instalaçao das de induçao, como mencionou o Sr. nomic? Cumprimentos, Sofia
 
0.0218 seg. NEW