Colocado por: Tiago Filipe AlvesSe tivere todos os materiais necessários, disjuntores , cabo etc acredito que o instalador faça isso sem precisar pagar mais nem chamar mais ninguém .
Colocado por: Tiago Filipe AlvesOk entendo . São opções de cada empresa e maneiras de se livrar de responsabilidades . Se não tem ninguém qualificado para tal o melhor mesmo é estarem quietos .A empresa em questão é a Keroclima, deve conhecer são seus concorrentes. Pessoalmente não sei se são bons ou maus profissionais os que lá vão fazer a instalação. Do feedback que tenho dessa empresa não me parecem ser maus.
Colocado por: Tiago Filipe AlvesSinceramente eu faria a instalação toda a vista e mais tarde se tivesse dinheiro colocaria capoto na casadiscordo em absoluto dest abordagem pois iria originar uma brutal ponte térmica perfeitamente evitável, o isolamento térmico tem que ser continuo e uniforme.
Colocado por: GMCQOlá, será que alguém me consegue responder a esta questão, num dos quartos a máquina interior vai ficar basicamente costas com costas com a exterior e a tubulação (cobres) que deverá ficar entre as máquinas deverá ter a distância apenas entre as duas máquinas, ou os 3m/3,5m deverão ser enrolados atrás da máquina exterior?
Colocado por: Tiago Filipe AlvesÉ que tenho visto mtas instalações na internet, e todos deixam alguns metros enrolados atrás da máquina, não sei se existe um valor mínimo definido pelo fabricante, mas não quero ser apanhado desprevenido nesta! 😄
Idealmente deveria ficar com pelo menos 1.5/2 mt . Essa distância ajuda no funcionamento da máquina ,e também diminui o ruído do gás a circular especialmente se for r32 e quando faz descongelação. Não é necessário 3 metros
Colocado por: Tiago Filipe Alves
se for r32.
Colocado por: Tiago Filipe AlvesNão é necessário 3 metrosas marcas indicam no respectivo manual de instalação a distancia mínima a respeitar em função do modelo exato da unidade não sendo todas iguais, é só ler,
Colocado por: jorgealvesas marcas indicam no respectivo manual de instalação a distancia mínima a respeitar em função do modelo exato da unidade não sendo todas iguais, é só ler,