Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.

Esta solução é boa?
    Tijolo 15 interior + caixa de ar com xps + tijolo 11 exterior

Foi-me sugerido para a estrutura da casa pelas especialidades.
    Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: PedroeLaraBoa noite.

Esta solução é boa?

Foi-me sugerido para a estrutura da casa pelas especialidades.
    Obrigado

Desde que bem feita é boa.

Apesar de eu neste momento preferir claramente a solução de tijolo térmico + etics pelo exterior.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  3.  # 3

Colocado por: PedroeLaraTijolo 15 interior + caixa de ar com xps + tijolo 11 exterior

curioso, eu tenho mas é tijolo de 15 no exterior e tijolo de 11 no interior.

a maior preocupação desse isolamento é garantir que o xpx contorna os pilares. alguns construtores são sapateiros e saltam o xps nos pilares e fica com a casa cheia de pontes termicas.
  4.  # 4

Colocado por: AlkimiaDesde que bem feita é boa.

Para ser bem feita é uma solução cara não só pelo material necessário mas principalmente pela mão de obra.
    Neste momento optar por soluções com custos de construção mais reduzidos creio que será fundamental.
  5.  # 5

Colocado por: PedroeLaraEsta solução é boa?

caixa de ar?, preencha tudo. XPs com que espessura?
    Actualmente não tenho projectado com paredes duplas, por diversos motivos. Mas é uma solução técnica viável. desde que devidamente ponderada para o projecto em concreto.
  6.  # 6

Acho que o user não falou em XPS pelo exterior...nós é que estamos a pressumir que será para isso...será para rebocar ou para colocar capotto?
  7.  # 7

Preencher tudo? Isso é prática comum entre os sapateiros. A caixa de ar é essencial como barreira à humidade e com uma caleira na base escoa a água proveniente das condensações internas para uma saída prevista na rede de drenagem.
  8.  # 8

Nesse sistema é essencial forrar a malha estrutural de modo a mitigar as pontes térmicas
  9.  # 9

Colocado por: marteloescoproPreencher tudo? Isso é prática comum entre os sapateiros. A caixa de ar é essencial como barreira à humidade e com uma caleira na base escoa a água

Isso é a teoria.. na pratica...
  10.  # 10

Colocado por: marteloescoproNesse sistema é essencial forrar a malha estrutural de modo a mitigar as pontes térmicas

!?
  11.  # 11

Xps no meio e nao no exterior.
    Será sem capoto, visto a parede dupla e o xps no meio já fazer o efeito
  12.  # 12

Colocado por: PedroeLaraXps no meio e nao no exterior.
    Será sem capoto, visto a parede dupla e o xps no meio já fazer o efeito

se puder meta aqui imagens do projeto. para se perceber melhor
  13.  # 13

Colocado por: Pedro Barradas

Isso é a teoria.. na pratica...

Então aqui fala-se que temos de evoluir a nossa forma de construir, que em Espanha estão anos-luz à nossa frente, bom planeamento e execução, mas depois acham normal ainda continuarmos com as práticas de pato bravo de toda a vida
  14.  # 14

Colocado por: marteloescoproque em Espanha estão anos-luz à nossa frente

Estão?!

Colocado por: marteloescopromas depois acham normal ainda continuarmos com as práticas de pato bravo de toda a vida

Não acho normal nada... Somente penso que não TEM de ser feito assim.. com caixas de ar e o raio...
  15.  # 15

Colocado por: Pedro Barradas
    Estão?!

Não acho normal nada... Somente penso que não TEM de ser feito assim.. com caixas de ar e o raio...

Você sabe que a humidade migra do tijolo para o XPS e que este humedecido perde a resistência térmica e capacidade isolante.
  16.  # 16

Eu possuo parede dupla totalmente preenchida com XPS de 8cm. De momento estou completamente satisfeito com a solução. Por outro lado possuo também uma parede com ETICS (Optou-se por esta solução devido a um erro de execução da estrutura), tendo a constituição de tijolo térmico de 24cm e EPS de 10cm. Pode ser pela qualidade de execução ou não, mas a nível acústico é péssimo e a nível de isolamento térmico não noto diferenças para as de parede dupla.

Tenho um tópico com ensaios termográficos das paredes das duas soluções.
    https://forumdacasa.com/discussion/83177/1/ensaio-e-verificacoes-termicas/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroeLara
  17.  # 17

Colocado por: marteloescoproocê sabe que a humidade migra do tijolo para o XPS e que este humedecido perde a resistência térmica e capacidade isolante.

A Absorção de agua do XPS, é extremamente baixa!
  18.  # 18

Colocado por: Anonimo18072022CPor outro lado este conceito exigia realizar um
    sem falarmos que na grande maioria dos casos as correções de pontes térmicas é nula, muito deficiente ou impossível de se realizar
  19.  # 19

Colocado por: antonylemossem falarmos que na grande maioria dos casos as correções de pontes térmicas é nula, muito deficiente ou impossível de se realizar
    Eu cou construir com parede dupla e nao vejo grandes dificuldades com as pontes termicas.
  20.  # 20

Colocado por: DR1982Eu cou construir com parede dupla

Era duas sarrafadas bem dadas ...

0.0202 seg. NEW