Iniciar sessão ou registar-se
    • pmbp
    • 18 janeiro 2022

     # 1

    Boa tarde,

    Andei a pesquisar no forum, mas não encontrei nenhuma resposta que tirasse a minha duvida.

    Eu pretendo retirar os radiadores do aquecimento central (gás natural-Caldeira Roca) apenas na Sala de estar, a minha duvida é ao retirar 1 ou neste caso 2 radiadores inutiliza todos os outros?

    Obrigado
  1.  # 2

    Se fechar 1 os outros deixam de funcionar?
    • pmbp
    • 18 janeiro 2022 editado

     # 3

    Luisrds, não é fechar que pretendo, é mesmo remover/eliminar o radiador.
    • SrR
    • 18 janeiro 2022

     # 4

    Colocado por: pmbpretirar 1 ou neste caso 2 radiadores inutiliza todos os outros?
    depende do tipo de instalação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmbp
    • pmbp
    • 18 janeiro 2022 editado

     # 5

    SrR, sou mesmo nabo nisto... como posso saber que tipo de instalação tenho?
    • SrR
    • 18 janeiro 2022

     # 6

    Normalmente o esquema de instalação mais utilizado é o de 2 tubos, existe um outro tipo de instalação que é o monotubo, se a instalação for com 2 tubos envio/retorno nao existe problema em anular o radiadores, ja se a instalação for monotubo o mesmo tubo faz alimentação em serie dos radiadores, nesse caso ja nao deveria anular os radiadores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmbp
  2.  # 7

    Eu perguntei, se fechar 1 e os outros funcionarem, é sinal de que pode remover e tamponar a canalização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmbp
    • pmbp
    • 18 janeiro 2022

     # 8

    Colocado por: SrRNormalmente o esquema de instalação mais utilizado é o de 2 tubos, existe um outro tipo de instalação que é o monotubo, se a instalação for com 2 tubos envio/retorno nao existe problema em anular o radiadores, ja se a instalação for monotubo o mesmo tubo faz alimentação em serie dos radiadores, nesse caso ja nao deveria anular os radiadores.


    Sim tem dois tubos, deixo aqui uma foto do radiador. Existe algum kit de tamponamento?
      IMG_20220118_154852.jpg
    •  
      aacc
    • 18 janeiro 2022

     # 9

    Colocado por: SrRNormalmente o esquema de instalação mais utilizado é o de 2 tubos, existe um outro tipo de instalação que é o monotubo, se a instalação for com 2 tubos envio/retorno nao existe problema em anular o radiadores, ja se a instalação for monotubo o mesmo tubo faz alimentação em serie dos radiadores, nesse caso ja nao deveria anular os radiadores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pmbp



    Pode por um Bypass
    • SrR
    • 18 janeiro 2022 editado

     # 10

    Colocado por: pmbp

    Sim tem dois tubos, deixo aqui uma foto do radiador. Existe algum kit de tamponamento?
      IMG_20220118_154852.jpg
    entao pode os anular, quanto ao tamponar existe várias soluções, na foto n é perceptível se a tubagem que sai da parede é em cobre soldado ou ponteiras cromadas, se forem ponteiras é desapertar as ponteiras e colocar uns tacos rocados , se for cobre soldado com tampoes de bicone por ex
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmbp
    • pmbp
    • 18 janeiro 2022

     # 11

    Obrigado SrR,

    Vou deixar a foto do tubo que sai da parede.
    Estou a começar achar melhor chamar alguém que domine a ciência dos radiadores :) , normalmente são picheleiros que tratam deste tipo coisas?
      IMG_20220118_155215.jpg
    • SrR
    • 18 janeiro 2022

     # 12

    Isso é simples, mas se não se sentir à vontade o melhor será chamar alguem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmbp
  3.  # 13

    vai tirar os radiadores por algum motivo em especial. se for para encostar um movél é procurar uns tampões, tirar o tubo e tapar os buracos em cima e em baixo.

    se não for para encostar um movel deixe-os estar.
    • pmbp
    • 18 janeiro 2022

     # 14

    Colocado por: pauloagsantosvai tirar os radiadores por algum motivo em especial. se for para encostar um movél é procurar uns tampões, tirar o tubo e tapar os buracos em cima e em baixo.

    se não for para encostar um movel deixe-os estar.

    È para encostar o sofá e nesta divisão não faz muito sentido, ate porque a sala tem lareira e está nos planos meter recuperador lá para verão. Se calhar para não inventar/estragar mais vale chamar alguém que saiba, conhecem alguém da zona Gaia? Que não seja necessário vender um rim.. Já agora tem ideia de valores que passam levar para um serviço destes?
    Concordam com este comentário: lpetinga
  4.  # 15

    Isso é trabalho facílimo, não é preciso ser nenhum pro, desde que tenha uma chave inglesa é só comprar os tacos, para tamponar. Devem ser de 1/2 macho ou fêmea. Se forem macho, leva um pouco de teflom na rosca para vedar se forem fêmea compre já com um vedante (junta cega) lá dentro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmbp
    • pmbp
    • 19 janeiro 2022 editado

     # 16

    Obrigado Luisrds, vou passar na Leroy para ver se tem desses tacos, mas entretanto já mandei 1 email a empresa a pedir orçamento, se fore algo simpatico, prefiro pagar e ficar por mão de alguém profissional.
    • pmbp
    • 15 fevereiro 2022

     # 17

    UPDATE

    Serviço realizado por um técnico de caldeiras, antes de remover os radiadores retirou a pressão da caldeira, removeu os radiadores e calibrou novamente a caldeira.

    Agora tenho outro serviço...as paredes onde estavam os radiadores precisam de ser arranjadas, uma delas até tem tinta de cor diferente. Os artistas que andaram cá por parte da imobiliária pintaram isto mesmo ao despacha..enfim...

    Alguém conhece algum pintor de interiores competente e que não leve ouro? (Zona de Gaia)

    Obrigado.
  5.  # 18

    UPDATE

    Serviço realizado por um técnico de caldeiras, antes de remover os radiadores retirou a pressão da caldeira, removeu os radiadores e calibrou novamente a caldeira.


    Consegue indicar-me quanto custou esse trabalho? Vou pedir orçamentos para remover um radiador numa parede da sala para colocar tv + móvel tv, e gostaria de ter uma ideia. Obrigado
 
0.0194 seg. NEW