Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, a minha situação é a seguinte
    Tenho 23 anos e sou efetiva numa empresa onde trabalho a três anos
    Gostava muito de comprar uma casa sozinha
    O meu ordenado ronda os 800/850 euros por mês
    Até que valores o banco me empresta? Será que era preciso fiador ? Não tenho ninguém para isso.

Tenho algumas poupanças mas não queria usar para a entrada da casa visto que preferia guardar esse dinheiro para escrituras e mobilar a casa por isso pondero um apartamento de banco

Não tenho qualquer tipo de créditos nem encargos mensais .
    Tenho carro mas já está pago na totalidade.

O que acham?
  2.  # 2

Acho que tem que ler no fórum e no Google como funcionam os créditos.

Ninguém lhe empresta 100% do dinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anamanhente
  3.  # 3

Creio eu que com este ordenado a prestação não poderia ser superior a 40% do endividamento, cerca de 300 euros para mais ou para menos.

Isso levando em conta que os bancos no geral não financiam mais do que 90% do valor total, e ainda deve-se levar em conta toda a parte de taxas e impostos a serem pagos.

Recomendo procurar um/a intermediador/a de crédito para lhe auxiliar. No meu caso foi de extrema valia para o melhor acordo de financiamento.
    • DVilar
    • 22 janeiro 2022 editado

# 4

A idade é favorável. Os rendimentos não são altos, vai depender do valor do imóvel.
    Se aspirar a uma casa modesta, seja o tamanho, localização ou estado de conservação, diria que é possível.
    Mas o banco não lhe empresta a totalidade. Entre isso, impostos e não se descapitalizar totalmente, conte em já ter uns 20% do montante.
  4.  # 5

Mas as retomas de banco não são financiadas a 100 por cento?
    Até ter 20% do valor ainda vou demorar prai 10 anos 😭
  5.  # 6

Colocado por: AnamanhenteMas as retomas de banco não são financiadas a 100 por cento?

Já tem alguns apartamentos em vista?
  6.  # 7

Colocado por: AnamanhenteMas as retomas de banco não são financiadas a 100 por cento?

Algumas sim mas tem sempre que ter uns 3 a 5k para escritura e impostos. E com esse salário tem que ver casas de 100.000
    Concordam com este comentário: Exodus
  7.  # 8

Colocado por: RicardoPorto

Algumas sim mas tem sempre que ter uns 3 a 5k para escritura e impostos. E com esse salário tem que ver casas de 100.000

A depender do valor, sendo menos que 92mil euros, acredito que os impostos nao incidam ou sejam bem menores, mas ha sim documentacao e taxas de banco e tudo mais. Neste ponto o Ricardo esta correto no fundamento pois ha que provisionar os valores necessarios para alem do financiamento bruto da casa.

Lhe digo com propriedade pois recentemente adquiri uma moradia com valor cerca de 170mil euros (no distrito de Aveiro). Como estrangeiro que sou a situacao foi pior ainda pois tive que ter capitais proprios de 30 porcento do valor total. Mas de certo que nao financiam mais para ninguem a mais que 90 porcento (palavras de todos os bancos que conversei - BCP, Montepio, CGD...).

Se nao se importa: em qual regiao do pais esta a procurar? Se for de Lisboa e depender do valor, posso lhe indicar a intermediadora de credito que me auxiliou (ela recomendo de olhos fechados, trabalho excelente realizado).
  8.  # 9

Acredito que possa surgir alguma coisa nesses termos, mas prepare-se porque o imóvel vai ter algum tipo de problema.
    Nesta fase, imóveis de banco com mínimas condições, não existem.
  9.  # 10

Todos os apartamentos que tenho visto são bastantes caros pelo zona que é.

Estou a procurar na zona de Vila Nova de Gaia.

Eu tenho um fundo de poupança que iria utilizar para escritura, mobiliar e algumas obras necessarias .

Supondo que consigo arranjar os 10% de entrada. Até quanto acham que o banco me empresta? Seria necessário fiador?
  10.  # 11

Ana, os dados que tenho sao do meu caso, logo nao ha garantias do que vou lhe dizer.

No meu caso, e gosto de frizar esse ponto, um intermediador de credito fez toda a diferenca pois estudou minha condicao financeira, capitais proprios, custos de taxas e servicos ofertados pelos bancos...

Claro que eu assim como a Ana, fiz a pesquisa por conta propria, pedi propostas ao EuroBic, CGD, BCP, Montepio... tudo indicava que para um/a portugues/a - e acredito ser o caso da Ana - eles fariam o empretimos aos 90 porcento de um valor ate XXX com base no rendimento mensal. Existem simuladores de emprestimos online que podem lhe auxiliar. Como eu e alguns colegas do forum lhe dissemos, pegue a parte do valor para documentos, separe dos 10 porcento e faca simulacoes com base na quantidade de anos. Como no seu caso trata-se de uma jovem (tenho 40 anos) facilmente financiam aos 30+ anos, o que lhe ajuda a conseguir conquistar o sonho da casa propria.

Seguem alguns simuladores para lhe ajudar com as contas que somente a Ana consegue fazer:

https://apemip.pt/simulador-de-imt-e-is/
    https://www.doutorfinancas.pt/simulador-imt/
    https://www.idealista.pt/credito-habitacao/simulador-credito-habitacao
    https://www.cgd.pt/Particulares/Credito/Habitacao/Simulador-Expresso/Pages/Credito-Habitacao-Simulador-Expresso.aspx
    https://www.millenniumbcp.pt/credito-habitacao-millennium#/simulator?step=purpose

Lembre-se que estes sao apenas alguns exemplos de simuladores, mas que uma proposta personalizada, realizada pelo gerente da sucursal do banco que escolher, ou se trabalhar com um/a intermediador/a de credito, podem ser mais vantajosos.

Desejo toda sorte com a busca!
    • AMVP
    • 22 janeiro 2022

# 12

Colocado por: AnamanhenteEu tenho um fundo de poupança que iria utilizar para escritura, mobiliar e algumas obras necessarias .

Quanto ao que lhe emprestam, tera que falar com a ic ou com um intermediario de credito.

Quanto ao que refere, eu aos 23 comprei casa sozinha e como nao queria envolver os meus pais no processo perguntei a ic de credito se me emprestavam e quanto sem fiadores.
    Mas... Mobilar a casa? Fazer obras? Eu nao fui, nem iria agora, por esse caminho. Coloquei o necessario na cozinha e um colchao e estado com pes no quarto. É mudei - me para la. Ao final de 3 anos, quando me mudei, ja tinha mobilia de quarto, algum mobilia na sala. Obras nao cheguei a fazer. Se fosse a si pensava na casa que pode pagar, ia para la viver com o basico e depois logo via o que conseguia juntar ou pensar no que poderia fazer para ganhar mais algum dinheiro para ter o que quer. Mobilar uma casa é facil, haja dinheiro. As obras, compre uma habitavel e depois logo faz as obras ou muda-se, nunca se sabe :).
    Talvez por ter sido a primeira casa, tenho imensas saudades desse t1.
    Desejo que tudo corra bem e deixe os seus vizinhos abusarem so pq é nova.
    Concordam com este comentário: IronManSousa
    • coca
    • 23 janeiro 2022

# 13

50 anos para conseguir 100% do valor da casa?

Na sua situação terá de procurar um bom compromisso de compra. Algo barato mas em bom estado pronto a habitar. Terá de ser algo abaixo dos 100k. Aconselho mesmo que nem passe dos 92k.

Imóveis bons e baratos já são raros, se forem de banco ainda pior. Terá de procurar algo do interesse.

E terá sempre de ter dinheiro para todas as despesas. Se for uma casa do banco financiada a 100%, e sendo abaixo de 92k, talvez consiga avançar com uns 3 mil euros de despesas. Mas o mais provável é ter de avançar com pelo menos 10%, o que significa pelo menos uns 12 mil necessários.

Mas se está a pensar comprar casa, é porque já sabe que consegue meter de lado 350 euros por mês. Assim, comece desde já a fazer isso. Procurar casa demora tempos, e assim não só percebe se é confortável pagar os 350 euros, como em três anos junta o dinheiro necessário.

Boa sorte!

0.0187 seg. NEW