Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Nesta selva que é tentar comprar casa para uma pessoa só, pergunto a quem já passou pelo mesmo, que conselhos têm a dar, nomeadamente no que toca à procura e negociações.

No início desloquei-me a uma imobiliária na qual depois só me enviavam links de casas que já tinha visto e que facilmente tenho acesso, dado que os sites são sempre os mesmos.

Qual é mesmo a mais valia de contactar uma imobiliária? Porque o que gostava era de saber de uma casa à venda sem ela estar listada, mas isso sou eu vs dezenas de clientes, não me vão dar prioridade.

Obrigado desde já
  2.  # 2

Caro forista,

boa pergunta, vinda de um comprador.

Em minha opinião, enquanto os vendedores continuarem a pagar uma barbaridade de comissão a um intermediário para fazer o que um vendedor de uma casa comum e corrente pode fazer sózinho... as imobiliárias dedicam-se a amarrar um vendedor a um contracto, ás vezes de exclusividade e esperar que este venda a alguémn que lhe apresentam para recolherem a comissão.

Pode ser que tenham grandes bases de dados, duvido pulidamente. Estou em crer que a parte principal do trabalho é ficar à espera do telefonema ou do mail de quem diga:
    "vi uma casa no OLX, ou Idealista, ou imovirtual, que está a ser vendida pela vossa agência, posso ir lá ver a casa?"

Pode ir pesquisando nas plataformas, onde também há particulares a anunciar; encontrei uma plataforma para vendedores e compradores onde só se paga os serviços que contractar.
    Não fazem mediação, só colocam os interessados em contacto. Pesquise por Brixel, pareceu-me um nicho de mercado interessante.

Tem aqui muito material de opinião no forum, procure que encontra.
  3.  # 3

Olá!

Ando na mesma luta.

Acho que depende um pouco dos profissionais com quem tivermos a sorte/azar de nos cruzar.

A primeira imobiliária à qual me dirigi estava muito interessada e empenhada em vir ver a minha casa para uma eventual angariação (para além de comprar uma casa tenho que vender a cada atual) e depois disso, quando chegamos à parte de procurar casa, demorou muitos e longos dias a enviar-nos algumas propostas, propostas essas que já estávamos fartos de ver no site e que nem sequer correspondiam aos nossos critérios (temos dois critérios muito específicos e não podemos fugir deles!).

Depois nós próprios fomos ao dito site, reunimos alguns imóveis sobre os quais tínhamos interesse para visitar ou pedir mais informações e a resposta tardou tanto que quando responderam, metade destes imóveis já não estava disponível.

Decidimos então que, não descartando os contactos que fomos estabelecendo com algumas imobiliárias, pois de facto pode dar se a sorte de surgir um imóvel e que nos digam alguma coisa antes de o listar (mas deve ser preciso mesmo sorte), o melhor seria procurar por conta própria, ligar diretamente para as imobiliárias ou particulares dos anúncios que nos interessavam e marcar visitas diretamente apartir daí.

As imobiliárias vão em primeiro lugar vender o que tem em carteira, por muito que afirmem que há partilha de imóveis e que procuram no mercado todo, até então, não tivemos um único agente que nos tenha sugerido um outro imóvel que não dá própria imobiliária.
  4.  # 4

Marta,

o seu post é uma descrição perfeita das prácticas habituais dos intermediários da área.

De um ponto de vista ecológico, enquanto os predadores encontarem presas que permitam a viabilidade da espécio, sobrevivem e reproduzem-se.

Só de curiosidade: contactou a Brixel?
  5.  # 5

Colocado por: Damiana MariaMarta,

o seu post é uma descrição perfeita das prácticas habituais dos intermediários da área.

De um ponto de vista ecológico, enquanto os predadores encontarem presas que permitam a viabilidade da espécio, sobrevivem e reproduzem-se.

Só de curiosidade: contactou a Brixel?

Infelizmente, do ponto de vista de comprador, acredito que as imobiliárias, na parte inicial de procura, não são lá muito utéis, de facto.

Não contactei a Brixel e a bem dizer, não conheço!
    • Tjda
    • 24 janeiro 2022

# 6

Se querem um negócio rápido, as imobiliárias são a melhor opção, não se limitam a responder a pedidos que vem dos anúncios online, fazem a gestão desses mesmos, isso claro, as boas imobiliárias.

Vendi o meu apartamento através de uma imobiliária que já tinha interessados na área, colocaram o papelinho na minha caixa de correio a dizer que procuram apartamento naquela zona com x condições. A venda ficou fechada numa tarde, pelo valor pedido, com múltiplas propostas.

Quanto ao usar a imobiliária para a compra, a vantagem delas é que sabem o valor de venda real dos imóveis por zonas. É um indicador que pode fazer a diferença na negociação. Nas vezes que comprei, nunca usei.

0.0111 seg. NEW