Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

vou tentar responder a todos sem estar a citar.
    O mundo é feito de coisas certas para uns e erradas para outros. Opiniões.
    Por mim, perdia o amor ao dinheiro que já paguei, rasgava tudo e começava do zero. Noutro local. Mas, é uma decisão conjunta que não reúne quórum. :)
    Comecei por não gostar da primeira proposta pois não refletia nada daquilo que queríamos nem do que tínhamos transmitido à arquitecta. Fiquei imediatamente com aquela sensação que ia ser um processo doloroso em vez de algo que iriamos recordar com prazer daqui a uns anos.
    Esta segunda proposta parece ter vindo confirmar os meus receios. Tenho aqui outra proposta que novamente nem sequer é um ponto de partida. Portanto, ainda nem sequer passei da estaca zero.

O meu terreno tem o declive para sul. Quando a maioria das pessoas quer uma casa a meio do terreno, eu quero precisamente o oposto. Quero a casa chegada a Norte que é a parte mais alta, para fácil e directo acesso ao caminho, e deixar a parte sul toda disponível para fazermos o que quisermos, jardim, piscina, horta, etc etc etc.
    Além de que mantenho uma vista desafogada perpetuamente e despreocupado da ideia de que alguém irá construir uma casa com 1º andar no terreno do lado.
    Quero uma casa preferencialmente térrea e a garagem é importante para mim. Pretendo passar lá muitas horas.
    Se for preciso fazer cave para conseguir fazer uma casa térrea mas que fique ao nível do caminho norte (cota mais alta), fazemos o raio da cave. No entanto a arquitecta levou-nos para outro lado, pois uma casa com cave íamos ficar com a piscina e zona do jardim com um desnível muito elevado tipo 1º andar, etc.
    Bem, está complicado. Não quero chatear-me com a arquitecta de forma alguma, é uma excelente pessoa mas acho que não é a pessoa certa para o nosso projecto e esta ideia está-me a frustrar-me.
  2.  # 82

Colocado por: pjovprasgava tudo e começava do zero. Noutro local.

Colocado por: pjovp
    O meu terreno tem o declive para sul. Quando a maioria das pessoas quer uma casa a meio do terreno, eu quero precisamente o oposto. Quero a casa chegada a Norte que é a parte mais alta,

Pelo que você aqui diz, o seu terreno tem em abstrato as condições que todos sonham, rua a norte (garagem, entrada, serviços) e espaços nobres com melhor vista para trás (pelo declive) em conjunto com a melhor exposição solar possivel nas traseiras (salas e quartos em relação com o logradouro/jardim). Ou seja, a própria casa fará de tampão do ruído e privacidade para com a rua enquanto se abre para trás, para o sol e para a vista. Trocar de terreno parece ser uma atitude demasiado radical, pois não parece assim tão fácil encontrar melhor que isso (no abstrato).
  3.  # 83

O terreno parece ideial , vista e declive no sentido norte-sul, nao será difícil fazer ai algo espetacular.
    Mas se quer a casa encostada a norte podera ser difícil ter a garagem atras da casa, se a casa ficar ao lado, que fique do lado da cozinha.
    Se nao baixa a casa da cota norte podera resultar em algo manhoso a frente da casa tal como esta nesse 3D, a menos que faça patamares
    • pjovp
    • 9 abril 2022 editado

# 84

Colocado por: N Miguel Oliveira

Pelo que você aqui diz, o seu terreno tem em abstrato as condições que todos sonham, rua a norte (garagem, entrada, serviços) e espaços nobres com melhor vista para trás (pelo declive) em conjunto com a melhor exposição solar possivel nas traseiras (salas e quartos em relação com o logradouro/jardim). Ou seja, a própria casa fará de tampão do ruído e privacidade para com a rua enquanto se abre para trás, para o sol e para a vista. div class="CommentBodyFooter">

Colocado por: DR1982O terreno parece ideial , vista e declive no sentido norte-sul, nao será difícil fazer ai algo espetacular.
    Mas se quer a casa encostada a norte podera ser difícil ter a garagem atras da casa, se a casa ficar ao lado, que fique do lado da cozinha.
    Se nao baixa a casa da cota norte podera resultar em algo manhoso a frente da casa tal como esta nesse 3D, a menos que faça patamares

Precisamente! Subscrevo em absoluto! Acho que as imagens em baixo dão para ter uma ideia.
    Não entendo a dificuldade de projectar em conformidade.

https://ibb.co/pnNqrtf
    https://ibb.co/Vvwr1mH
  4.  # 85

Terreno lindo e bem murado.
    Eu conservava assim esse terreno e mandava a arquitecta e a mulher dar uma curva.
  5.  # 86

Faça um meio meio, enterre um pouco a casa a norte, nao é por baixar 1 metro ou assim que vai deixar de ver para sul.
    • pjovp
    • 9 abril 2022 editado

# 87

Colocado por: SirruperTerreno lindo e bem murado.
    Eu conservava assim esse terreno e mandava a arquitecta e a mulher dar uma curva.

Já faltou mais e a tendência é para uma vontade crescente

Colocado por: DR1982Faça um meio meio, enterre um pouco a casa a norte, nao é por baixar 1 metro ou assim que vai deixar de ver para sul.

para ver se entendi correctamente, para acedermos à casa (porta principal) teríamos que descer escadas?
    A primeira proposta estava assim, mas insistimos em querer a casa ao nível do caminho de cima e nesta segunda proposta a arquitecta colocou a entrada à cota mais alta e no hall de entrada teria o desnível para o piso da casa, cerca de 1 metro mais abaixo. Ou seja, entraria dentro de casa no hall de entrada e teria que descer escadas, 6 ou 7 degraus. Como mostra a imagem em baixo. O tracejado azul é a curvatura do terreno.
    https://ibb.co/Gc9d7K5

Eu como já criei uma antipatia generalizada em relação a ambas as propostas, não consigo ultrapassar a barreira de analisar os pormenores ao detalhe por forma a concluir se gostaria ou não de algo, ou se até seriam uma boa solução. Talvez até sejam...

A titulo sugestivo, nesta ultima proposta o carport está completamente descontextualizado mas acham que seria uma boa sugestão uma entrada para uma cave daquele lado?
  6.  # 88

Já faltou mais e a tendência é para uma vontade crescente

para ver se entendi correctamente, para acedermos à casa (porta principal) teríamos que descer escadas?
    A primeira proposta estava assim, mas insistimos em querer a casa ao nível do caminho de cima e nesta segunda proposta a arquitecta colocou a entrada à cota mais alta e no hall de entrada teria o desnível para o piso da casa, cerca de 1 metro mais abaixo. Ou seja, entraria dentro de casa no hall de entrada e teria que descer escadas, 6 ou 7 degraus. Como mostra a imagem em baixo. O tracejado azul é a curvatura do terreno.
    https://ibb.co/Gc9d7K5

Eu como já criei uma antipatia generalizada em relação a ambas as propostas, não consigo ultrapassar a barreira de analisar os pormenores ao detalhe por forma a concluir se gostaria ou não de algo, ou se até seriam uma boa solução.
    Nao precisa de escadas, faz a entrada no terreno antes.
    Acho que ficaria ai bem algo do genero do meu projeto, alias ainda ficaria melhor porque tem menos declive e melhor exposição solar.
  7.  # 89

Colocado por: DR1982Qual o orçamento disponível?

Qual o seu tecto maximo?
  8.  # 90

... Porque razão os 3d, não tem o modelo digital do terreno? Só vejo pedaços avulso...
    Esse tipo de abordagem sem a topografia adjacente a intersectar a construção, os acessos, as plataformas, o escavar e aterrar... O moldar o projecto ao existente... Tem tudo para ficar coxo.
    Parece haver um entendimento insuficiente do local.

É óbvio que não é fácil, resolver um projeto... Mais complicado se torna em terrenos cheios de condicionantes, como o que explica.
  9.  # 91

Colocado por: Pedro Barradas... Porque razão os 3d, não tem o modelo digital do terreno? Só vejo pedaços avulso...
    Esse tipo de abordagem sem a topografia adjacente a intersectar a construção, os acessos, as plataformas, o escavar e aterrar... O moldar o projecto ao existente... Tem tudo para ficar coxo.
    Parece haver um entendimento insuficiente do local.

É óbvio que não é fácil, resolver um projeto... Mais complicado se torna em terrenos cheios de condicionantes, como o que explica.

É o que tenho.
    A que condicionantes se refere exatamente?
  10.  # 92

Eu colocava a entrada pedonal a norte a casa toda virada a sul e cave por baixo no lado sul.
    Fazia uma varanda de uma ponta à outra no comprimento da casa.
    Encaixava a piscina noutro sitio com boa exposicao solar a sul.
  11.  # 93

Colocado por: pjovpNão quero chatear-me com a arquitecta de forma alguma, é uma excelente pessoa mas acho que não é a pessoa certa para o nosso projecto e esta ideia está-me a frustrar-me.
    decisão fácil. mude de arq. e nao se chateia.
  12.  # 94

Colocado por: antonylemosdecisão fácil. mude de arq. e nao se chateia.

Tem o Pedro Barradas lá perto. Ate vai de bike.
    • pjovp
    • 9 abril 2022 editado

# 95

Colocado por: Sirruper
    Qual o seu tecto maximo?

Não me leve a mal, mas prefiro não responder.
    Posso dizer que estou confortável, mas tenho um limite não só real como de razoabilidade.

Colocado por: SirruperEu colocava a entrada pedonal a norte a casa toda virada a sul e cave por baixo no lado sul.
    Fazia uma varanda de uma ponta à outra no comprimento da casa.
    Encaixava a piscina noutro sitio com boa exposicao solar a sul.

é o que parece mais indicado e que faz mais sentido. obrigado pela sugestão.

Colocado por: antonylemosdecisão fácil. mude de arq. e nao se chateia.

Começo a achar que será a melhor solução, mas como indiquei atrás, não decido sozinho e a minha mulher acha que nesta fase seria estar a precipitarmo-nos e a atirar a toalha ao chão.

Colocado por: Sirruper
    Tem o Pedro Barradas lá perto. Ate vai de bike.

Foi um dos profissionais a quem também solicitei informações, mas optei pela solução actual. A arquitecta pode não estar a acertar com as ideias, mas o gabinete de engenharia com quem trabalha tem bastante experiência, conhecimento e conhecimentos na minha CM, que é sabida ser das mais burocráticas do país. Pare se ter uma ideia, desde a entrada do projecto até obter a licença de obra chega a durar 2 anos ou mais... A prespectiva de poder agilizar este processo, entre outros motivos, foi o que me levou à minha escolha, jamais pensando que fosse perder tanto tempo e aborrecimento com o projecto.
  13.  # 96

Perguntei o tecto maximo, porque a solução que a arquitecta lhe colocou é muito cara. E esse terreno tem tudo para ter uma solucao muito mais barata.
  14.  # 97

Colocado por: pjovpcom quem trabalha tem bastante experiência, conhecimento e conhecimentos na minha CM
    ... mas quanto ao que realmente interessa ..
    Colocado por: pjovpA arquitecta pode não estar a acertar com as ideias

isso de 'conhecimentos dentra da CM'.. vale nos dias de hoje .. 0
  15.  # 98

Colocado por: antonylemosisso de 'conhecimentos dentra da CM'.. vale nos dias de hoje .. 0
    Nao é bem assim, contudo nao acho que seja razao para ficar com um projeto que nao satisfaz por causa disso.
    • pjovp
    • 9 abril 2022 editado

# 99

Colocado por: SirruperPerguntei o tecto maximo, porque a solução que a arquitecta lhe colocou é muito cara. E esse terreno tem tudo para ter uma solucao muito mais barata.

Julguei que fazer tudo num só piso seria até mais económico. Muito cara por quê exactamente?
    Até acho que se levar cave ficará ainda mais caro e com a cave, provavelmente terá também que levar algum tipo de muro de sustentação aqui e ali.

Colocado por: antonylemos... mas quanto ao que realmente interessa ..

isso de 'conhecimentos dentra da CM'.. vale nos dias de hoje .. 0

Olhe que vale e dependendo da CM, pode fazer toda a diferença.
    Lamentavelmente é assim que as coisas funcionam, mas acho que no fundo sabe isso muito bem.
  16.  # 100

Julguei que fazer tudo num só piso seria até mais económico. Muito cara por quê exactamente?
    Até acho que se levar cave ficará ainda mais caro e com a cave, provavelmente terá também que levar algum tipo de muro de sustentação aqui e ali.

A casa dá para fazer terrea virada a sul sem cave. É só desaterrar. Mas se é importante a cave o desaterro ajuda a elevar a casa.
    A solucao da arquiteca nao fica por menos de 300k.
    A cave nao fica cara.

0.0354 seg. NEW