Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    Finalmente já conseguimos encontrar um terreno que cabe no nosso bolso, cumprindo os nossos requisitos (direitinho ou com pouca inclinação, infraestruturas no local e sem postes de media/alta tensão como vizinho).
    Tem vista campo, sul, completamente desafogada e agora a dúvida é fazer casa só rés-do-chão (a mulher só fala em casas em L) ou com 1º andar para não sacrificar área de terreno.
    Queremos também fazer uma cave e a dúvida é também se a utilizamos para garagem ou só mesmo como área útil adicional à casa, ficando a garagem na superfície?
    Em termos de casa, julgo que 160m2 de área útil é mais do que suficiente para 3 quartos + escritório, com uma cave de 50m2 para utilizar como área de bagulho, ou então ligeiramente maior de for para garagem.
    Julgo que esta é agora a próxima fase que vai dar que pensar e discutir.
    Deixo aqui uma imagem do levantamento topográfico para que me possam dar as vossas opiniões e começar a explorar as opções.
    Obrigado e Cumps
  2.  # 2

    As cotas do terreno têm tudo para uma abordagem em 2 pisos.
    Casas em L são por norma mais difíceis de otimizar
    160 m2 chega e sobra para um T3.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjovp
  3.  # 3

    Colocado por: pjovpdireitinho ou com pouca inclinação, infraestruturas no local e sem postes de media/alta tensão como vizinho).


    pouca inclinação ?? 3 m ?

    tem ai um belo terreno e tudo indica que poderá ter uma casa em L mas com cave para estacionamento ou outra coisa
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjovp
    • pjovp
    • 23 janeiro 2022 editado

     # 4

    Colocado por: zedasilvaAs cotas do terreno têm tudo para uma abordagem em 2 pisos.
    Casas em L são por norma mais difíceis de otimizar
    160 m2 chega e sobra para um T3.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pjovp


    Sim, subscrevo

    Colocado por: marco1

    pouca inclinação ?? 3 m ?

    tem ai um belo terreno e tudo indica que poderá ter uma casa em L mas com cave para estacionamento ou outra coisa
    Concordam com este comentário:zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pjovp


    Obrigado. Julgo que estes 3 metros são facilmente trabalháveis e contornáveis, mas posso estar completamente enganado.
    Eventualmente criando 2 zonas desniveladas, uma com a e outra, mais em baixo, com o jardim e talvez piscina (sonhar é bom). Mas primeiro o tecto para a familia e o resto há uma vida em frente para se ir fazendo
  4.  # 5

    A minha opinião é sempre tudo térreo. Não podendo, seria deixar escritório e ou garagem na cave e o resto térreo. Se tiver piscina e jardim vai querer desfrutar do espaço sem andar a subir e descer escadas.
    Se a garagem estiver na cave tem de subir e descer escadas, todos os dias, e também com as compras e coisas que se trazem quando se vai à terra.
    Se se vive bem com isso? Sim.
    Se seria melhor tudo térreo? Sim.
    O que eu não faria era ter cozinha e sala térreo e quartos no 1o andar.
    Concordam com este comentário: azwsedcrfv
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjovp
  5.  # 6

    Sim, térreo seria ouro sobre azul e é tb a nossa preferência.
    A minha actual casa tem cozinha e sala em baixo e os quartos no 1° andar. Qual o problema?
  6.  # 7

    Nenhum. Mas é preferível não subir e descer escadas.
  7.  # 8

    Concordo a 100%.
    Vamos ver como se desenrola a coisa
    • RCF
    • 24 janeiro 2022

     # 9

    Se bem interpretei o levantamento topográfico, o terreno tem mais de 1000m2.
    Se assim for, tem espaço para fazer uma casa térrea. Podendo, acho que se deve privilegiar construção térrea, evitando ter de subir e descer escadas dentro de casa.
    Porque quer cave, tendo o terreno um desnível de 3 metros, pode aproveitar esse desnível, ficando a cave enterrada de um lado e acessível de outro.
  8.  # 10

    Terreno mais que suficiente
    Tenho 1000m2 e 33000€ Em muros para gastar
    • pjovp
    • 24 janeiro 2022 editado

     # 11

    Colocado por: RCFSe bem interpretei o levantamento topográfico, o terreno tem mais de 1000m2.
    Se assim for, tem espaço para fazer uma casa térrea. Podendo, acho que se deve privilegiar construção térrea, evitando ter de subir e descer escadas dentro de casa.
    Porque quer cave, tendo o terreno um desnível de 3 metros, pode aproveitar esse desnível, ficando a cave enterrada de um lado e acessível de outro.


    Bem, acho que as caves são uma mais valia, à semelhança de uma cama somier. É aproveitar área que de outra forma não é aproveitada.
    É sempre um local com um sem número de finalidades, ginásio, zona de trabalho, zona de cinema, arrumos,etc etc etc.
    É uma coisa a pensar, até porque representa um custo acrescido a um orçamento limitado....


    Colocado por: Ric1991Terreno mais que suficiente
    Tenho 1000m2 e 33000€ Em muros para gastar

    Percebi bem, €33000 para murar 1000m2??? É obra 😀😃
    O tenho a sorte de ter o terreno semi-murado. Só a sul éb que está cerca de 40 metros por murar. Vou optar por algo simples como meter daquela rede rígida e deixar que um tipo de sebe, ainda a escolher, cubra tudo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pepsi
  9.  # 12

    Colocado por: Ric1991Terreno mais que suficiente
    Tenho 1000m2 e 33000€ Em muros para gastar
    Que muros sao esses, chiça tanto dinheiro :s
    Concordam com este comentário: Ric1991
  10.  # 13

    Muros en 25cm betao armado
    Total 186m de muros inc separacao do meu terreno e alguns em 2,5m de altura
  11.  # 14

    Colocado por: Ric1991Muros en 25cm betao armado
    Total 186m de muros inc separacao do meu terreno e alguns em 2,5m de altura
    Sendo assim esta no preço, uns 300€m3 de betao
  12.  # 15

    Infelizmente nao contava com esse preco mas nenhum empreiteiro me da garantias de muro em bloco
  13.  # 16

    Colocado por: pjovp

    Bem, acho que as caves são uma mais valia, à semelhança de uma cama somier. É aproveitar área que de outra forma não é aproveitada.
    É sempre um local com um sem número de finalidades, ginásio, zona de trabalho, zona de cinema, arrumos,etc etc etc.
    É uma coisa a pensar, até porque representa um custo acrescido a um orçamento limitado....



    Percebi bem, €33000 para murar 1000m2??? É obra 😀😃
    O tenho a sorte de ter o terreno semi-murado. Só a sul éb que está cerca de 40 metros por murar. Vou optar por algo simples como meter daquela rede rígida e deixar que um tipo de sebe, ainda a escolher, cubra tudo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pepsi

    E por baixo da rede vai colocar o que? Uma fatia de bloco?
    Colocado por: pjovp

    Bem, acho que as caves são uma mais valia, à semelhança de uma cama somier. É aproveitar área que de outra forma não é aproveitada.
    É sempre um local com um sem número de finalidades, ginásio, zona de trabalho, zona de cinema, arrumos,etc etc etc.
    É uma coisa a pensar, até porque representa um custo acrescido a um orçamento limitado....



    Percebi bem, €33000 para murar 1000m2??? É obra 😀😃
    O tenho a sorte de ter o terreno semi-murado. Só a sul éb que está cerca de 40 metros por murar. Vou optar por algo simples como meter daquela rede rígida e deixar que um tipo de sebe, ainda a escolher, cubra tudo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pepsi
  14.  # 17

    Colocado por: Ressureicao
    E por baixo da rede vai colocar o que? Uma fatia de bloco?

    Acho que entendi a sua pergunta, mas por via das dúvidas, peço-lhe que reformule.
  15.  # 18

    Alguém consegue recomendar Arquitectos que projectem em ICF e LSF no Algarve?
    Obrigado
  16.  # 19

    Colocado por: pjovpArquitectos que projectem em ICF

    Isso não tem nada que saber.



    Colocado por: pjovpe LSF

    Já não é bem a mesma coisa, é necessario saber o que se anda a fazer, mas mais importante é ter uma equipa de eng. de estruturas experiente e fundamental, o Empreiteiro especializado em LSF.



    Colocado por: pjovpno Algarve

    Se entender, pode contactar-me.
    • pjovp
    • 30 janeiro 2022 editado

     # 20

    Colocado por: Pedro Barradas
    Se entender, pode contactar-me.


    MP
 
0.0314 seg. NEW