Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite

Eu sou um estrangeiro e queria comprar uma moradia que esta registada nas finanças em 1937 com uma área total 160m ( area construção 50m ) e só um piso mas na realidade a moradia foi modificada e agora tem piso 0 rch e piso 1 e 3 quartos fora.

A pessoa de imobiliária me disse que não vou ter nenhuma problema porque a casa esta isenta de utilização. E também tem água e luz e eu posso fazer obras dentro sem mexer nas fachadas.

Mas posso ter problema no caso de venda porque o banco podem verificar a casa e neste caso eles podem dar só 50% de financiamento para a pessoa sue vai comprar.

Queria saber se não vou ter problemas quando vou fazer obras de casa com a câmara ? E se possível depois declarar a casa toda ( com alterações feitas ) ? Qual é a sua opinião ?
  2.  # 2

Muita precaução.
    Para a casa estar isenta da apresentação de licença de utilização, é preciso que a câmara emitida uma declaração em como a casa é anterior à entrada em vigor do RGEU nesse concelho.

Cabe ao actual proprietário providenciar esse documento.

Não se comprometa ser analisar a seguinte documentação:
    - Caderneta Predial, obtida há pouco tempo (Autoridade Tributária)
    - Certidão Predial Permanente, dentro da validade (registo predial)

Entre em contacto com a camara do concelho para se informar sobre o prédio, por exemplo, fazendo um Direito à Informação.
  3.  # 3

Como já explicaram.. Atenção. Isso cheira a obras ilegais efectuadas ao longo dos tempos. Registo de 50m2 e afinal tem 160m2?
    Só compre apos o vendedor regularizar a situação.
  4.  # 4

Colocado por: VelomarifA pessoa de imobiliária me disse que não vou ter nenhuma problema
    isso nao é bem assim.. terá de primeiro regularizar isso , provavelmente terá de legalizar as construções extra e só depois pode pensar em comprar.
  5.  # 5

@pedro, o area total no documento das finanças tem 160m , e area de construção é 54, e so um pisso ,
    Mas a moradia tem mas de 54 construída e 2 pisos
    Não sei se vou comprar agora posso rectificar e regalizar depois com o topógrafo
  6.  # 6

@adratelier. Obrigada pelo o seu comentário

Mas agência imobiliária disse que não pode comprar se falta alguma de documento
  7.  # 7

https://ibb.co/nPvy5xx

Cpcv um extrato de contrato
  8.  # 8

Essa casa não pode ser vendida assim.

Para uma casas ser vendida, a Câmara Municipal tem que passar uma licença de utilização, ou uma declaração em como a moradia é anterior a 1951 e se encontra no seu estado original (ou com obras de conservação apenas).

Remodelações profundas que acrescentam área e pisos à construção, invalidam o "estatuto de imóvel anterior a 1951", e obrigam à emissão de licença de utilização. E essa a câmara não vai emitir sem as obras estarem licenciadas.

É uma responsabilidade do vendedor tratar de legalizar o imóvel. Da sua parte não terá problemas, mas pode demorar até resolver essa situação (assumindo que é possível resolver!)...
    Concordam com este comentário: ALKAZAR, ADROatelier
  9.  # 9

@adriatelier , tenho a caderneta predial das finanças deste mês mas como já expliquei que tem só 54m construída e só um piso

Na realidade tem 2 pisos e 3quartos fora na mesma area total de casa de 160m
  10.  # 10

Alucinante é uma agência imobiliária nao ser logo a primeira entidade a fazer pressão no vendedor para regularizar a situação de forma a salvaguardar os interesses de todos os intervenientes: comprador, vendedor e intermediário.

Afinal para que servem mesmo esses profissionalissimos? Tirar meia dúzia de fotos e por no OLX?
    Concordam com este comentário: Bondi, jorgemlflorencio, RJGG
  11.  # 11

Colocado por: NostradamusAlucinante é uma agência imobiliária nao ser logo a primeira entidade a fazer pressão no vendedor para regularizar a situação

Se fizer isso deixa de fazer a venda pois sabe que é uma situação que se vai arrastar no tempo e pode até não ser possível.
    O interesse d imobiliária é receber a comissão. Os eventuais problemas que o imóvel possa ter são sempre um empecilho que convêm não dar muita atenção
  12.  # 12

Já merecia que houvesse mais regulamentação nestes serviços.

Colocado por: zedasilva
    Se fizer isso deixa de fazer a venda pois sabe que é uma situação que se vai arrastar no tempo e pode até não ser possível.
    O interesse d imobiliária é receber a comissão. Os eventuais problemas que o imóvel possa ter são sempre um empecilho que convêm não dar muita atenção
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  13.  # 13

Cito
    Velomarif
    "A pessoa de imobiliária me disse que não vou ter nenhuma problema"

Algumas imobiliárias ou os seus colaboradores querem saber de si, depois os clientes q se f....m
    A falta de formação cívica e escrúpulos é enorme
    Felizmente existem boas excepções
  14.  # 14

Já foi para a câmara eles me dizem que não têm plantas sobre este casa.

Queria saber se eu posso rectificar nas finanças e na conservatória ( o segundo piso e anexos )

Porque já vi nas outras situações que posso entregar um módulo 1 e com o documento de topógrafo e rectificar area nas finanças mas não sei se eu posso fazer isso na conservatória tmb

Obrigada para todas que me ajudem
  15.  # 15

Na conservatória não será aceite.

Colocado por: ADROatelierMuita precaução.
    Para a casa estar isenta da apresentação de licença de utilização, é preciso que a câmara emitida uma declaração em como a casa é anterior à entrada em vigor do RGEU nesse concelho.

Cabe ao actual proprietário providenciar esse documento.

Não se comprometa ser analisar a seguinte documentação:
    - Caderneta Predial, obtida há pouco tempo (Autoridade Tributária)
    - Certidão Predial Permanente, dentro da validade (registo predial)

Entre em contacto com a camara do concelho para se informar sobre o prédio, por exemplo, fazendo um Direito à Informação.
  16.  # 16

17.  # 17

Coloque a sua questão ao registo predial, enviando a documentação de que dispõe.

Colocado por: Velomarifhttps://justica.gov.pt/Servicos/Agendar-retificacao-do-registo-predial
    Já. Encontrei este artigo
  18.  # 18

Eu estou precisamente na mesma situação, comprei uma moradia tambem de 1937 que tinha uns anexos que nao estavam resgistados e o avaliador não os considerou apesar de ter tirado fotos e feito referencia aos mesmos na documentação.
    Tenho 128m2 e de habitação uns 60m2 +-

Eu gostava e preciso de fazer obras em todos esses espaços que não estão registados, mas percebo muito pouco de borucracias, a única coisa que sei é que qualquer alteração pedida à câmara leva anos até ser aprovado.

É suposto os donos destas casas esperarem dois anos em condições degradadas?
  19.  # 19

up
  20.  # 20

Colocado por: Rafael Monteiro Alexa única coisa que sei é que qualquer alteração pedida à câmara leva anos até ser aprovado.
    PORQUÊ ANOS???

0.0184 seg. NEW