Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Este tópico serve para documentar o que vou sabendo sobre o funcionamento da BC e para ir colocando as questões que for tendo.
    Desde o início de Novembro que tenho a BC ligada em AQC, com radiadores (63 elementos e 2 toalheiros) num apartamento com ~~120m^2.
    Nos primeiros meses tive-a ligada apenas durante o dia, desde há algum tempo e com algumas alterações à configuração tem estado ligada 24/7. A ideia de ligar apenas durante o dia era por um lado maximizar o funcionamento enquanto há sol (tenho previsto colocar painéis FV), por outro lado há um ruído de funcionamento que durante a noite acaba por ser perceptível.

Com o tempo que tenho passado a investigar o funcionamento e a mexer em parametrização, também com alguma ajuda, fui percebendo como é que a BC funciona, que consequências isso tem e como é que se pode optimizar o funcionamento (sobretudo para tentar gastar menos).

O princípio fundamental é uma relação entre a temperatura exterior e a temperatura de impulsão. Independentemente de haver um termómetro interior, de se regular uma temperatura fixa p.ex. no retorno, o "trabalho" que a BC faz é primeiramente definido por esta curva.
    Depois, ao activarmos o sensor de temperatura da divisão (no meu caso o VRC700), o setpoint desvia essa curva base segundo o eixo D e que tem 20º como referência.
    Isto quer dizer que, por exemplo, com uma curva "1" e 10 graus no exterior com 20º de setpoint ambiente a temperatura de impulsão será de cerca de 35º. Quanto mais frio, maior a temperatura de impulsão e vice-versa.
    Isto é algo que ainda não consigo entender. Vejo pouquíssimo efeito do erro de temperatura na sala e, na prática, isto significa que em funcionamento contínuo a casa só está verdadeiramente a ganhar temperatura à noite, o que não tem qualquer nexo.

No início, como estava a funcionar apenas durante o dia com temperaturas mais amenas e queria ter a casa quente para a noite, comecei com uma curva de "2" para me garantir 40 a 50 graus de impulsão. Resultava, mas:
    - a potência consumida era sempre muito alta.
    - acabava por fazer "overshoot" à temperatura pedida e começar a trabalhar em pára-arranca
    - quando a temperatura exterior descia ao cair da noite a temperatura de impulsão subia muito, assim como o consumo, o que obrigava a por vezes ter de gerir os restantes consumos da casa.

Mais recentemente minimizei o ruído de funcionamento (reduzir o consumo da BC por si só reduz bastante este ruído) e então coloquei-a a trabalhar 24/7. Alterações:
    - limitei a temperatura de impulsão máxima (max. 55 em vez de 65, mínima de 25)
    - passei a curva para "0,9" e activei a modulação de temperatura sem função sem desligar por overshoot (acaba por desligar por outros motivos, durante o dia)
    Consegui com a alteração reduzir muito a potência de pico que observava quando só trabalhava de dia e o consumo diário não é superior. A temperatura dos radiadores é menor e a casa mantém uma temperatura mais ou menos constante.
    Nestas noites muito frias (o sensor de temperatura exterior apontou 1-2º na maioria desta madrugada) tenho visto algumas perturbações no consumo, mais ou menos cíclicas, que imagino que seja a função de degelo. Hoje de manhã teve um pico bestial para o máximo que consome, não faço ideia porquê e depois veio "por aí abaixo". Estava 1ºC na rua aquela hora e a temperatura da sala estava praticamente no setpoint.

O que ainda me falta entender é como dar mais "peso" ao termómetro interior. Como a curva é única para todo o dia, acaba por ter um efeito que não estou a conseguir ultrapassar: para não ser demasiado elevada durante a noite, é demasiado baixa durante o dia. Na prática durante o dia a BC está sempre a trabalhar em pára-arranca, com a temperatura longe do setpoint. Tenho 22º no setpoint do programa "dia", há pouco estavam 20,5 graus no interior e 13 graus na rua.
    Como se vê no gráfico, quanto mais se caminhava para a hora de almoço mais reduzidos eram os picos de consumo --> mais temperatura exterior, menor a impulsão.
    Isto ainda não consegui entender.
    Edit: 2h mais tarde tinha 14,5º no exterior e a casa continuava a perder calor (temperatura da sala ligeiramente inferior).
    Concordam com este comentário: machoqueira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
      img3.jpg
      img2.png
      img1.PNG
  2.  # 2

Algumas actualizações, parece que se confirma mesmo que o efeito da temperatura da sala é mais ou menos inconsequente em termos de compensação "a longo prazo".

No manual da configuração tem o seguinte:
    Temp. mod.: The built-in temperature sensor measures the current room temperature in the reference room. This value is compared with the target room temperature and, if there is a difference, results in adjustment of the flow temperature by means of the so-called "Effective target room temperature". Effective room temp. target = set room temp. target + (set room temp. target - measured room temp. target). The effective target room temperature is then used for controlling instead of the set target room temperature.

No fundo isto quer dizer que o erro de temperatura é somado à temperatura setpoint e isso provoca o deslocar da curva segundo o eixo "D" da imagem acima. Por sua vez isso provoca um aumento da temperatura de impulsão. Se isso não for suficiente, nada mais acontece.

Hoje durante o dia aumentei a temperatura setpoint para 23 graus, não passou dos 20,5 graus mesmo tendo sempre mantido um consumo demasiado baixo e ter-se inclusivamente desligado algumas vezes. Isto aconteceu também porque o dia esteve ligeiramente mais quente logo a temperatura de impulsão resultante manteve-se mais ou menos igual.
    Também quereria dizer que a curva está provavelmente demasiado baixa, mas durante a noite teve um bom comportamento quer em consumo quer na temperatura interior. Então porquê subir?

Estou em crer que o problema estará no controlador VRC700, que é muito antigo e provavelmente mais orientado a caldeiras a a gás...

Noutras notícias consegui integrar a BC no Home Assistant, foi fácil mesmo para quem nunca tinha mexido naquilo. Infelizmente os dados que se conseguem obter da API parecem ser apenas os mesmos que a app Multimatic mostra. Pena.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  3.  # 3

Boas Bruno, antes de mais, excelente feedback em relação à bomba de calor, na minha opinião existe muito pouca informação sobre este tipo de máquina ligado a radiadores, e por isso muito obrigado por estar a partilhar sua experiência.
    Eu estou à procura de uma solução semelhante, só que, tenho cerca de 160 elementos e 3 toalheiros, têm me sugerido sempre máquinas de 16kw mas o meu receio é sempre o consumo energético que esta máquina pode vir a ter.
    Sendo que já passou alguns anos desde que instalou a máquina o que me consegue dizer em relação aos consumos energéticos? sabe quanto fica por mês no inverno? funciona 24h/7 certo?

Desde já, obrigado
    Pedro Martins
  4.  # 4

Colocado por: PeterEu estou à procura de uma solução semelhante, só que, tenho cerca de 160 elementos e 3 toalheiros, têm me sugerido sempre máquinas de 16kw mas o meu receio é sempre o consumo energético que esta máquina pode vir a ter.

Tenho um amigo e vizinho que tem uma configuração do género e também tem uma BC de 16kW. Foi a minha "bitola" no início da minha pesquisa e na altura assustei-me muito. Falei sobre isso aqui
    https://forumdacasa.com/discussion/76875/dicas-de-afinacao-de-bc-em-aqc
    16kW no caso dele é uma barbaridade. E como não está bem instalada (falta de inércia) trabalha sempre em pára-arranca e com picos muito altos, o que dificulta muito a gestão dos consumos. No caso dele ainda pior porque tem 2 VE, é uma ginástica.
    No meu caso, assim que falava em radiadores também vinham logo com os 16kW, fui eu que insisti nesta BC e agora tenho a certeza que não precisava de mais.
    O complicado nestas máquinas muito potentes não é tanto o consumo ao fim do mês (estou a assumir que mais eficiência menos eficiência o consumo não seja extraordinariamente diferente entre máquinas diferentes), mas sim a potência instantânea que conseguem consumir. A BC do meu vizinho passava os 6kW em pico (e normalmente faz ciclos de pico-desligada - ainda que agora se tenham reduzido significativamente os picos) e isso quase que invalida quaisquer outros consumos em casa... A minha faz menos de 3kW e, depois de atingir a temperatura e a menos de noites mesmo muito frias (com o comportamento que relatei acima - que continuo a achar muito mau) raramente passa os 2kW.

Sobre os meus consumos já fui relatando pelo fórum em tópicos diversos. Sugeria uma leitura deste tópico
    https://forumdacasa.com/discussion/75721/1/consumos-de-bomba-de-calor/
    Nos dias mesmo frios chego a gastar 40kWh/dia só para a BC, se fosse o mês todo assim podia chegar aos 300€/mês. Acho que só 1x passei os 200€ de fatura de eletricidade, mas isto claro também é muito afetado pelo custo da energia no momento.

Como é óbvio, para uma instalação eficiente deve ter uma verificação/levantamento por alguém que de facto perceba da "poda". Eu não tive uma boa experiência nesse capítulo.
    Do que eu conheço:
    - 8kW térmicos como os meus serão pouco para tantos elementos
    - 16kW térmicos como o meu vizinho serão demasiado
    - é extremamente importante reduzir as perdas térmicas da casa. Eu além da BC troquei janelas horríveis e isolei as fitas das caixas de estore. Quanto menos calor perdermos, menos temos de produzir.

0.0134 seg. NEW