Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, até tenho um certo receio em colocar esta pergunta, mas aqui vai, pois tenho a certeza que muitos dos vosso comentários vão ajudar :-).

    Como alguns de vós sabem, tambem eu estou a construir uma moradia, o problema é que agora que estou nos acabamentos apercebo-me que o construtor não vai cumprir o prazo acordado em contrato.

    Artigo 7º Prazos para início e conclusão da Obra)
    7.1 - Os trabalhos, objecto do presente contrato deverão ter início no dia a designar pelo dono da obra após
    emissão de licença. Após início da obra o empreiteiro compromete-se a executar os trabalhos no parazo de
    8 meses. Com possível prorrogação de 2 meses para acabamentos.

    Falta um mês para chegar ao fim do prazo estipulado, o que devo fazer ? que aconcelham ?

    Obrigado
    •  
      FD
    • 5 janeiro 2010

     # 2

    Colocado por: Projectoaté tenho um certo receio em colocar esta pergunta

    Receio de...?

    Tem um prazo no contrato mas, tem penalizações previstas?
  2.  # 3

    Se não tem penalizações prevista no contrato não tem muito por onde "se arragar"
  3.  # 4

    Colocado por: Projectopois tenho a certeza que muitos dos vosso comentários vão ajudar :-).

    Primeiro, não pagar
    Segundo, não pagar
    Terceiro, não pagar


    Colocado por: Projecto
    Falta um mês para chegar ao fim do prazo estipulado

    qual deles? dos 8 meses ou dos 8+2?


    Colocado por: Projecto
    Falta um mês para chegar ao fim do prazo estipulado, o que devo fazer ? que aconcelham ?

    Fazer um levantamento rigoroso do valor dos trabalhos já efectuados e saber se já pagou dinheiro a mais ou não e se pagou, quanto pagou.
    Em função disso é que podemos avaliar a melhor estratégia a seguir.


    Colocado por: zedasilvaSe não tem penalizações prevista no contrato não tem muito por onde "se arragar"

    Enquanto tiver dinhiro do meu lado, tem tudo onde se agarrar.
  4.  # 5

    Colocado por: FD
    Colocado por: Projectoaté tenho um certo receio em colocar esta pergunta

    Receio de...?

    Tem um prazo no contrato mas, tem penalizações previstas?


    Não tem penalizações previstas :-(, mas para que serve o compromisso de prazo então ? se não cumprir o prazo terei prejuizos financeiros reais como por exemplo continuar a pagar acompanhamento de obra aos Arquitectos e Engº, renda da casa onde estou, eventualmente prolongamento da licença de construção que tenho, fora os prejuizos morais que são os que me lixam mais, porque tiram-me o sono...
  5.  # 6

    Colocado por: Projecto
    Falta um mês para chegar ao fim do prazo estipulado

    qual deles? dos 8 meses ou dos 8+2?

    Dos 8+2


    Colocado por: Projecto
    Falta um mês para chegar ao fim do prazo estipulado, o que devo fazer ? que aconcelham ?

    Fazer um levantamento rigoroso do valor dos trabalhos já efectuados e saber se já pagou dinheiro a mais ou não e se pagou, quanto pagou.
    Em função disso é que podemos avaliar a melhor estratégia a seguir.

    O levantamento faço-o constantemente, mas como não sou da área pode não ser viável.. mas na minha opinião tenho tentado pagar apenas aquilo que está feito, ás vezes com muito boa vontade.. do lado do construtor está os 10% dos trabalhos ainda por efectuar.
  6.  # 7

    Desde quando é que se cumprem os compromissos neste mundo da construção? : )))
    Se não tem forma de penalizar o construtor com multas ou com a retenção de algum dinheiro que lhe possa ainda dever vai ter que ter algum jogo de cintura para fazer com que lhe acabe a obra dentro dos prazos.
    Diga que não renova a licença e que se for multado lhe deduz o valor das multas para ver se resulta
    •  
      FD
    • 5 janeiro 2010 editado

     # 8

    Se quiser ser cabr** é simples: deixe-o acabar a obra, faz de conta que está tudo bem, paga as coisas que precisa de pagar porque o construtor excedeu o prazo, reúne provas, testemunhos e documentação.
    Aí um mês ou mais depois de tudo completamente concluído, ou na última prestação, apresenta as contas e diz-lhe para deduzir do valor final a pagar ou manda-lhe uma cartinha a pedir o dinheiro.
    Se ele não pagar, tribunal.
    Se ele não concordar, tribunal.

    Se quiser ser "correcto" e entender que o construtor teve problemas que não conseguiu controlar, negoceie com ele: faça pressão para cumprir o prazo ou peça um desconto.
    Mas já sabe que qualquer um destes pedidos pode ter um resultado: retaliação, mesmo que não seja visível aos seus olhos... Trate a coisa com muita diplomacia mas com firmeza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Projecto
  7.  # 9

    Colocado por: ProjectoFalta um mês para chegar ao fim do prazo estipulado, o que devo fazer ?
    Houve trabalhos a mais, alguma alteração, por mínima que seja, ao projecto inicial, alguma coisa mal definida, alguma escolha de material diferente do previsto, etc., de há 9 meses para cá?
    Isso é o suficiente para justificar QUALQUER atraso, a não ser que a alteração só fosse por si aceite mediante um documento que indicasse um novo prazo.

    Se, devido a prorrogação do prazo, há custos efectivos da sua parte - e você não tem hipótese de, contratualmente, os imputar ao construtor - negocie imediatamente essa cláusula 7.1 do contrato e faça um Aditamento.
    Em contrapartida, adicione uma cláusula penalizante aceitável pelo construtor que, pelo menos, cubra os seus custos.
    Se não fizer este aditamento, o contrato não lhe servirá de grande coisa...

    Na sua opinião, quanto tempo mais (para além do prazo) vai ser necessário para acabar a casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Projecto
  8.  # 10

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: ProjectoFalta um mês para chegar ao fim do prazo estipulado, o que devo fazer ?
    Houve trabalhos a mais, alguma alteração, por mínima que seja, ao projecto inicial, alguma coisa mal definida, alguma escolha de material diferente do previsto, etc., de há 9 meses para cá?
    Isso é o suficiente para justificar QUALQUER atraso, a não ser que a alteração só fosse por si aceite mediante um documento que indicasse um novo prazo.

    Sim houve alguns trabalhos a mais, poderá defender-se por ai e com alguma razão. No entanto a obrigação deveria ser dele de me informar que esses trabalhos teriam impacto no prazo final e informar-me desse novo prazo, ou não ? Tambem lhe retirei alguns trabalhos que adjudiquei a outras empresas, já vi que por aqui vai ser complicado...

    Se, devido a prorrogação do prazo, há custos efectivos da sua parte - e você não tem hipótese de, contratualmente, os imputar ao construtor - negocie imediatamente essa cláusula 7.1 do contrato e faça um Aditamento.
    Em contrapartida, adicione uma cláusula penalizante aceitável pelo construtor que, pelo menos, cubra os seus custos.
    Se não fizer este aditamento, o contrato não lhe servirá de grande coisa...

    Para já vou marcar uma reunião com ele, vou-lhe dar mais um mês de tolerância e a partir desse momento, terá que assumir os custos do prolongamento do acompanhamento de obra dos Arquitectos e Engº, renda da casa onde estou, eventualmente prolongamento da licença de construção que tenho...terei que colocar isto por escrito dando-lhe tipo 1semana para contestar caso não concorde, isto porque gosto de ser "correcto" e agir com honestidade. Que acha ?

    Na sua opinião, quanto tempo mais (para além do prazo) vai ser necessário para acabar a casa?

    Eu diria que devo precisar mais uns 2 meses para além do prazo.
  9.  # 11

    Projecto,
    Acho que a falar a gente se entende.

    Mesmo que você alegue que os trabalhos a menos compensam os trabalhos a mais (em prazo), ele diria o contrário e essa discussão não levaria a lugar nenhum.

    O melhor é ACORDAREM quanto antes uma nova meta, mas desta vez com penalizações. Com, por exemplo, «meia-multa» no primeiro mês de atraso, e «dupla-multa» nos seguintes.
  10.  # 12

    Se estamos a falar em apenas 2 meses é melhor chegarem mesmo a um acordo que seja a contento dos dois e não entrar em guerras que poderam sempre não trazer nada de bom.
    Como já aqui foi dito qualquer bom construtor lhe deixa agora na recta final uma série de situações que não são faceis de identificar e fiscalizar e que no futuro só lhe vão trazer chatices.
  11.  # 13

    é um erro cometido muitas vezes, estipular um prazo sem penalizações é o mesmo que nada.
    tem de ter em conta tambem se efectuou altereçoes no decorrer da obra se tem trabalhos extras e os arquitectos ou enginheiros numca atrasaram em resuloçao de problemas ou de decumentação, porque tudo isso tem fundamento legal para justificar atraso de obra.
    pensso que se falar com o emprirteiro para que ele apresse as coisas e precionar diariamente e fazer ver que vai ter despesas extras se ele não cumprir prazo sera a melhor opção
    • eu
    • 5 janeiro 2010

     # 14

    Colocado por: soskasa.blogspot.comé um erro cometido muitas vezes, estipular um prazo sem penalizações é o mesmo que nada.


    Não é não. O não cumprimento dos prazos sem justificação plausível, pode dar ao dono da obra motivo para denunciar o contrato.
  12.  # 15

    viva,

    Comigo, eu já o avisei, por cada dia de atraso, atraso o pagamento uma semana. atrasa 2 dias, atraso eu 2 semanas.
    Ele ficou fino.

    Contudo, conheço um caso e reporto uma situação de um amigo meu teve problemas desses.
    Ele foi para tribunal e foi muito complicado.
    Porque o empreiteiro alegou que a alteração X, Y, Z não constavam no projecto inicial.
    O tribunal mandou 1 perito e confirmou a existência de alterações ao projecto.
    Segundo o meu colega, a alteração Y e Z foi na altura oferecida por ele. incrível.
    Depois lixou-se logo pelo IVA.
    O construtor alegou que não estava pago 70% dos trabalhos. provas???? pois! é o que dá f u g i r ao IVA.

    No final, o tribunal considerou o tempo que o perito estimou pelas alterações constatadas e obrigou a "regularizar" as contas.

    Foi pior a emenda.....

    Por isso, confiem nas vossas provas, mas verifiquem se são suficientes até com 1 advogado previamente...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Projecto
  13.  # 16

    a ideia do pcareniro é a mais eficas
    diaga ao empriteiro que tem urgencia que vai ter custos tudo com bom sensso claro
    e no final digalhe se me atarsar a obra por cada semana de atarso é um mes que no fim espera pelo pagamento
 
0.0200 seg. NEW