Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva!
    Estamos em fase de licenciamento do projeto para reabilitação e ampliação de um monte alentejano.
    O périplo do processo na CM já dura desde maio e seria merecedor de toda uma publicação apenas sobre isso, tal ridícula e desesperante é a situação. Adiante!
    Para nos mantermos motivados, até porque se tratará da nossa HP, estamos já a tentar definir, ou pelo menos filtrar, os materiais como pavimentos, revestimentos, cozinha, sanitários, acabamentos, etc.
    Assim, e para não misturar muitos temas, virei aqui com algumas publicações separadas sobre temas diferentes.
    O projeto está muito bem entregue e estamos descansados e alinhados com os arquitectos mas queremos ir com o "TPC" feito quando chegar a altura de fechar materiais/acabamentos.
    P ex, já li o guia sobre vidros aqui publicado por um generoso forista, que muito agradeço, e que nos permitirá poder falar sobre o assunto além da posição do "burro a olhar para palácio", com o devido respeito pelo bicho.
    Acima de tudo, pretendemos poupar tempo e adiantarmo-nos e precaver-nos de algumas indecisões e pesquisas apressadas para poder decidir.
    Claro que, à falta de ideias já pré-definidas entre nós, casal, seguiremos cegamente o que nos for proposto. Mas saber do que se está a falar não nos fará mal.
    De referir que estes temas já foram aflorados com os arquitectos aquando do estudo prévio mas estamos a aproximar-nos da altura de tomar decisões para fechar especialidades, e els próprios nos incentivam a irmos preparados (estudar a coisa) para tomarmos as decisões em conjunto, sendo que nós queremos "perder" o mínimo tempo possível face ao tempo que já perdemos à espera de respostas da CM a um mero PIP.
    Assim sendo, começo por perguntar o que são os "Patos Bravos" que aqui vi inúmeras vezes referidos? É que teremos que escolher construtor e queria perceber que "raça" é essa e o que representa quando pedimos orçamentos. (novamente, sem qualquer desprimor para o bicho nem para o profissional).
    Até já e obrigada a todos, desde já.
  2.  # 2

Nao sei se posso lhe ajudar com algo, mas la vai.

No meu caso escolhi por consultar 2 empreiteiras conhecidas de mercado, Urban Obras e MELON, alem de pedir orcamento para outros dois empreiteiros locais. Pedi fotos/imagens de projetos ja concluidos bem como caderno de encargos (draft/rascunho) para comparar.

No vosso caso creio que seja algo mais complexo, meu trata-se de remodelacao de moradia - mas nao total. Questoes como cobertura/isolamento e janelas eu mesmo irei realizar junto as empresas pfrestadoras de servicos e fornecedores de produtos. A diferenca foi brutal. Pego como exemplo uma simples lavagem do telhado, onde empreiteiras me cobravam cerca de 2000 euros ou mais, sendo que a empresa de limpeza em si (4 orcamentos) propos orcamento de 850 euros.

Em resumo, se tem tempo e interesse em reduir o que sera feito por terceiros, basta correr atras. Se tem dinheiro e nao ha tempo/interesse realize orcamentos com o maximo de empresas que puder mas solicite exemplos de obras ja realiadas/concluidas.

Boa sorte com a obra!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tatafernandes
  3.  # 3

Muito obrigada pelo testemunho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Exodus
    • RMPG
    • 28 janeiro 2022

# 4

Se puder dizer em que zona é a obra.. O Alentejo é muito grande
  4.  # 5

Montemor-o-novo
    • RMPG
    • 28 janeiro 2022

# 6

Veja em Arraiolos O Luis Diogo Lda. Na zona industrial foi quem construío a minha casa e outras que conheço e estou bastante satisfeito. Ele é uma pessoa séria. Não é o mais barato...
  5.  # 7

Pato bravo é uma expressão usada aqui para as situações onde o DO (dono de obra) é enganado pelo construtor, normalmente com esquemas sobejamente conhecidos. Um bom candidato a pato bravo não tem um caderno de encargos em condições, segundo as melhores evidências/sugestões deste fórum, não tem um mapa de quantidades bem detalhado e, principalmente, não tem um fiscal que o defenda perante o desconhecido que é a construção de uma casa.

Isto é o que qualquer um lhe pode dizer. Mas o que me traz aqui era mesmo pedir umas fotos e que nos vá mostrando o desenrolar da obra... Sou apaixonado por montes alentejanos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tatafernandes, joanamsequeira
  6.  # 8

Colocado por: RMPGVeja em Arraiolos O Luis Diogo Lda. Na zona industrial foi quem construío a minha casa e outras que conheço e estou bastante satisfeito. Ele é uma pessoa séria. Não é o mais barato...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tatafernandes
  7.  # 9

Muito obrigada!!! Ainda não fechámos as especialidades. Os arquitectos e engenharia estão a trabalhar ainda nisso mas quero reunir já algumas referências pois, tanto quanto sei, os "bons" aqui da zona estão com trabalho até aos dentes, passo a expressão!
  8.  # 10

Colocado por: Casa da HortaPato bravo é uma expressão usada aqui para as situações onde o DO (dono de obra) é enganado pelo construtor, normalmente com esquemas sobejamente conhecidos. Um bom candidato a pato bravo não tem um caderno de encargos em condições, segundo as melhores evidências/sugestões deste fórum, não tem um mapa de quantidades bem detalhado e, principalmente, não tem um fiscal que o defenda perante o desconhecido que é a construção de uma casa.

Isto é o que qualquer um lhe pode dizer. Mas o que me traz aqui era mesmo pedir umas fotos e que nos vá mostrando o desenrolar da obra... Sou apaixonado por montes alentejanos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tatafernandes
  9.  # 11

Aaaaahhhh pensava que os patos bravos seriam os construtores!! Agora já percebo a analogia. Estamos a precaver-nos para não que isso não aconteça.
    Já agora, fiquei a pensar nessa do fiscal... que fiscal? refere-se a quem acompanhará a obra, p. ex, semanalmente ou 15 em 15 dias? O arquitecto, no nosso caso, será isso? Ou são os fiscais da Câmara?
    Quanto a fotos, posso mostrar como está agora. Além disso, só mesmo peças desenhadas, que também posso partilhar.
  10.  # 12

Colocado por: Tatafernandespensava que os patos bravos seriam os construtores!!
    e são pois na génese da expressão existia uma geração nos 50 e 60 de moços maioritariamente da zona centro que veio dar serventia nas obras da Capital, posteriormente com o boom da construção dos anos 80 viraram "promotores" imobiliários com tiques estapafurdios de novoriquismo e alguns mesmo muito bons na sua arte: pedreiros evoluídos mas com notórias resiliência nalgumas matérias.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  11.  # 13

Colocado por: TatafernandesAaaaahhhh pensava que os patos bravos seriam os construtores!! Agora já percebo a analogia. Estamos a precaver-nos para não que isso não aconteça.
    Já agora, fiquei a pensar nessa do fiscal... que fiscal? refere-se a quem acompanhará a obra, p. ex, semanalmente ou 15 em 15 dias? O arquitecto, no nosso caso, será isso? Ou são os fiscais da Câmara?
    Quanto a fotos, posso mostrar como está agora. Além disso, só mesmo peças desenhadas, que também posso partilhar.

A fiscalização é um item obrigatório num projeto. Pode ser feita pela equipa que o desenha ou pode ser contratada por si. Mais independente, portanto. Mais interessada em defender os seus interesses.

Sim, gostava muito de ver fotos. Se estiver à vontade com as questões de privacidade e segurança.
  12.  # 14

Colocado por: TatafernandesAaaaahhhh pensava que os patos bravos seriam os construtores!!
    .. pato bravo é que engana.. é sinónimo de chico esperto por exemplo

quem é enganado será um patinho ... dos mansos... hahahaha .. a comer com cebolada
  13.  # 15

Colocado por: TatafernandesJá agora, fiquei a pensar nessa do fiscal... que fiscal? refere-se a quem acompanhará a obra, p. ex, semanalmente ou 15 em 15 dias? O arquitecto, no nosso caso, será isso? Ou são os fiscais da Câmara?
    o fiscal da obra é o sujeito qualificado para isso que vc deve ter contratado para seguir e fiscalizar os trrabalhos feitos na obra..

nao pode ser o arquitecto, nem o engenheiro, nem ninguem da parte da construtora pelas razões obvias de nenhum desses ser isentos. tem de ser alguem independente aos restantes caso contrário sujeita-se a que alguns problemas nunca sejam corrigidos ou comunicados...
  14.  # 16

Colocado por: Casa da HortaPode ser feita pela equipa que o desenha
    desculpa mas não pode.. nem deve
  15.  # 17

Ora então estamos perante uma eventual quinta entidade na obra... Temos o DO, o arquiteto ou quem desenha, o engenheiro ou quem trata das especialidades, o construtor ou quem faz e o fiscal ou quem benze ou "desbenze"... É isto? Perdoem-me todos os profissionais, sei bem que o trabalho de cada extrapola tudo isto, é mesmo apenas uma tentativa de poupar texto.

Percebo muito bem a importância de ter esse fiscal no barco. Faz todo sentido para mim. Mas pensava que o arquitecto pudesse ser essa figura. No entanto, percebo agora que alguém externo seja o ideal.

Simplesmente teremos agora que acrescentar uma parcela que não estava inicialmente prevista no nosso orçamento...

Pois então... Como se faz isto?
    Onde?
    Quando?
    Quem?
    Como?
  16.  # 18

Todas essas entidades são na minha opinião importantíssimas mas a verdade nua e crua é que servem de bola se não tiver o principal… profissionais capazes para executar cada especialidade.
  17.  # 19

Tata

pondere...para fazer um projeto e o submeter na camara para que fique legal a sua obra tem que ter um arquiteto para desenhar o projeto de arquitetura, um ou dois engenheiros para fazer os projetos de especialidades, para a obra um construtor e no seu caso pode prescindir do fiscal, fica ao seu critério, agora não pense que pelo valor dos projetos o arquiteto ou engenheiro lhe vá fazer a fiscalização da obra.
  18.  # 20

Colocado por: Tatafernandeso fiscal ou quem benze ou "desbenze"... É isto?
    o fiscal nao benze nem desbenze.. o fiscal olha pela vida do DO e poupa-lhe muitos cabelos branco e lecas da carteira.

pense assim, nas fase de obra o seu único aliado vai ser o fiscal se assim o entender.. caso contrário está sozinho para segurar nos patos bravos
    Concordam com este comentário: Joao Dias

0.0174 seg. NEW