Iniciar sessão ou registar-se
    • tacg
    • 27 janeiro 2022

     # 1

    Há cerca de um mês e meio submeti o pedido online para reavaliação do VPT, visto que o meu apartamento ainda tem na caderneta o coeficiente de vetustez 1.

    No entanto até hoje ainda está o estado só como "inserido". Contactei a AT telefonicamente e disseram-me que significa que ainda não foi encaminhado ao avaliador, e para eu "esperar". Ainda assim fiquei com a pulga atrás da orelha. Alguém aqui tem experiência dos prazos destes processos?

    O imóvel tem 14 anos e portanto tenho dúvidas que precisassem de mais documentação (devem ter lá toda). Mesmo assim nesse caso eu iria ser contactado, em vez de deixarem andar, certo?

    Obrigado
  1.  # 2

    Viva, submeti o pedido de reavaliação do IMI dia 6 de Dezembro 2021 (através do preenchimento online da declaração do Modelo 1 IMI no portal das finanças), recebi a carta com a nova avaliação a semana passada.
    • tacg
    • 28 janeiro 2022

     # 3

    Eu submeti o modelo 1 a dia 23 Dez.

    Foi acompanhando o estado no site? Continuo a estranhar nao me sair do "inserido"
  2.  # 4

    Colocado por: simaoguimViva, submeti o pedido de reavaliação do IMI dia 6 de Dezembro 2021 (através do preenchimento online da declaração do Modelo 1 IMI no portal das finanças), recebi a carta com a nova avaliação a semana passada.


    Eu em maio e ainda estou a espera, só atualizei porque o imóvel fez 40 anos e baixa qualquer coisa
  3.  # 5

    Há cerca de um mês e meio submeti o pedido online para reavaliação do VPT

    Eu submeti o modelo 1 a dia 23 Dez.

    Se submeteu a dia 23 de dezembro não foi há cerca de 1 mês e meio, foi há cerca de 1 mês :)
    Penso que está dentro do prazo normal. Há uns anos submeti também uma avalização de IMI de uma outra casa e penso que demorou mais do que desta vez.

    Foi acompanhando o estado no site? Continuo a estranhar nao me sair do "inserido"

    Relativamente ao estado no site, fui acompanhando e ao fim de uns dias a Situação ficou em "Em Avaliação", estado em que ainda se encontra apesar de já ter recebido a carta com o novo valor.
  4.  # 6

    Colocado por: tacgEu submeti o modelo 1 a dia 23 Dez.

    Foi acompanhando o estado no site? Continuo a estranhar nao me sair do "inserido"


    Teria de estar "em avaliação".

    Estive nessa situação (inserido) talvez uns 2 meses sem receber nenhuma informação da AT, até que vi na situação do pedido que teria de enviar por correio (!) a documentação do imóvel, o que acabei por fazer e poucos dias depois entrou em "avaliação". Felizmente ainda vi antes do ano acabar porque senão, provavelmente, não seria considerado para o IMI a pagar este ano.

    No meu caso enviei a planta de localização do imóvel, sendo que as outras no ckeck-list (anexo) achei que não se aplicavam no meu caso. O imóvel tem 14 anos.

    Não percebi essa necessidade dado a AT ter toda a informação mas talvez o imóvel pudesse ter sido deslocalizado !!!, enfim.

    Está assim quase há 2 meses.

    Espero ter ajudado.
      Capturar4.JPG
    • 8421
    • 31 janeiro 2022

     # 7

    Eu pedi no dia 8 de Novembro de 2021 e até hoje ainda não obtive resposta, continua em avaliação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmrs
  5.  # 8

    Mantém-se "em avaliação" vai para 3 meses!

    Não há pressa, desde que avance até à chegada do IMI...
  6.  # 9

    Colocado por: tacgO imóvel tem 14 anos

    Deveria ter esperado que tivesse 15 anos, que o coef. baixava de 0.85 para 0.80. agora vai ter que esperar 3 anos.
  7.  # 10

    Colocado por: Pickaxe
    Deveria ter esperado que tivesse 15 anos, que o coef. baixava de 0.85 para 0.80. agora vai ter que esperar 3 anos.


    Agradeço a dica, mas o que está em causa agora é a avaliação em curso neste momento, que de acordo com as simulações que fiz (Deco e AT) dá uma redução do VPT, desde logo por um incorreto fator de localização que foi inicialmente considerado!

    Não tinha conhecimento da redução do coeficiente aos 15 anos, o que li foi que face às alterações que entram em vigor este ano era importante pedir a avaliação até ao fim de 2021. Foi noticia nos vários orgãos de informação.

    Daqui a 3 anos lá farei outro pedido se as simulações assim o aconselharem.
  8.  # 11

    Colocado por: carlosmrsMantém-se "em avaliação" vai para 3 meses!

    Não há pressa, desde que avance até à chegada do IMI...


    O meu foi desde maio 2021 até janeiro 2022
  9.  # 12

    Colocado por: RicardoPorto

    O meu foi desde maio 2021 até janeiro 2022


    O problema é que o IMI está a chegar e se como indicam as simulações haverá uma redução do VPT, vou pagar o mesmo.

    Espero que se resolva.
  10.  # 13

    Colocado por: tacgHá cerca de um mês e meio submeti o pedido online para reavaliação do VPT, visto que o meu apartamento ainda tem na caderneta o coeficiente de vetustez 1.

    No entanto até hoje ainda está o estado só como "inserido". Contactei a AT telefonicamente e disseram-me que significa que ainda não foi encaminhado ao avaliador, e para eu "esperar". Ainda assim fiquei com a pulga atrás da orelha. Alguém aqui tem experiência dos prazos destes processos?

    O imóvel tem 14 anos e portanto tenho dúvidas que precisassem de mais documentação (devem ter lá toda). Mesmo assim nesse caso eu iria ser contactado, em vez de deixarem andar, certo?
    Eu, que pertenço a uma geração mais "kota" ainda prefiro tratar presencialmente. Assim o fiz, desde que entreguei o pedido no balcão das Finanças, a resposta não demorou mais que 15 dias, e tal como o simulador me diz a resposta é favorável. Há sempre algo que não estão bem - aconteceu comigo -, mas o funcionário, foi correto e atencioso no atendimento e corrigiu algo que não estava bem.
    Dito isto, não se preocupe, o pedido feito até 31 de dezembro a que é importante. Quando vier a resposte será sempre antes de receber a nota de liquidação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmrs
 
0.0154 seg. NEW