Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

.
  2.  # 2

Nós gostamos de ter as janelas livres e agora que estou a pensar seriamente na renovação, não sei como manter a privacidade em relação à janela, caso colocássemos lá o duche. Eu gosto das janelas com o vidro transparente.

Não restam muitas soluções, está visto.
  3.  # 3

Salvo erro, a banheira deverá ter 70cm, certo?
    Eu na minha casa de banho, tenho uma base de duche de 70cm, por 160cm. Não acho apertado, mas eu sou uma "trinca espinhas". Mas já tive pessoas mais cheinhas cá em casa, como hospedes, e ninguém se queixou :D

No meu desenho, considerei a porta com 73cm, como tinha indicado. E a parede entre a porta e o duche está com 90cm.
    A base de duche que considerei tem 70x140cm, ficando cerca de 125cm livre para sanita e bide.

Não gosta de ver as portas, estilo celeiro? Está muito na moda agora. Pode aproveitar a sua porta, que é bem bonita, e tentar adaptar e po-la do lado de fora da wc. (ver imagem)

Quanto à privacidade da janela, na opção 2, com a agua quente, a janela tende a embaciar, mas até lá, se não tiver um vidro fosco vai ser dificl.
    Existe um chamado vidro inteligente que se transforma consoante a necessidade, mas o preço também deve ser qualquer coisa. Não sei se isto existe em Portugal:
    https://dicasdearquitetura.com.br/vidro-inteligente-fica-opaco-ou-transparente/

By the way!! A sua wc renovada está lindissima!
      portadecorrer.jpg
  4.  # 4

Ana na sua casa de banho nova qual a medida da base de duche e do vidro? Está funcional? Obrigada
  5.  # 5

Colocado por: aniloracrib3uma base de duche de 70cm, por 160cm.

Isso é muito pouco, 70cm, só em casos memso muito particulares. nunca menos de 75cm, sendo o minimo ideal os 80cm que é o que aplico nos projectos.
    Há que separar o uso esporádico, com um uso continuado.
    Concordam com este comentário: Ana_Dado
  6.  # 6

Colocado por: Andreia Vieira 94Ana na sua casa de banho nova qual a medida da base de duche e do vidro? Está funcional? Obrigada

Tem 150x80, saímos pelo fundo, que tem +- 85 cm de espaço em relação à sanita.
    Para nós sim, está super funcional! Até porque um vidro fixo é muito mais bonito, na minha opinião, e barato do que sistema com portas de abrir ou correr.
  7.  # 7

Colocado por: aniloracrib3Salvo erro, a banheira deverá ter 70cm, certo?
    Eu na minha casa de banho, tenho uma base de duche de 70cm, por 160cm. Não acho apertado, mas eu sou uma "trinca espinhas". Mas já tive pessoas mais cheinhas cá em casa, como hospedes, e ninguém se queixou :D

No meu desenho, considerei a porta com 73cm, como tinha indicado. E a parede entre a porta e o duche está com 90cm.
    A base de duche que considerei tem 70x140cm, ficando cerca de 125cm livre para sanita e bide.

Não gosta de ver as portas, estilo celeiro? /

By the way!! A sua wc renovada está lindissima!
      portadecorrer.jpg

Muito Obrigada! Também gostamos bastante.

A porta de celeiro seria interessante para uma suite, wc comum não dá grande privacidade.

Não coloco em questão que se sinta confortável com os 70 cm de largura da base, para nós seria de facto pouco, preferimos os 80 cm , Tal como o Pedro Barradas aconselha.

Esses vidros também já andei a cuscar, mas o preço, ai ai ….

Sim, a banheira tem 70 cm, mas como é aberta não causa transtorno.

O erro aqui foi mesmo não ter deslocado a porta 10 cm, teria resolvido tudo, agora com o piso do hall pronto não posso mexer.
  8.  # 8

Colocado por: Pedro Barradas
    Isso é muito pouco, 70cm, só em casos memso muito particulares. nunca menos de 75cm, sendo o minimo ideal os 80cm que é o que aplico nos projectos.
    Há que separar o uso esporádico, com um uso continuado.
    Concordam com este comentário:Ana_Dado

Pedro, boa ação de sábado 😅, tem alguma opinião que possa partilhar com esta alma perdida.
  9.  # 9

Colocado por: marco1se conseguir "enfiar" a base de duche, a sanita e o bidé todos nessa parede, porque não .

mas atenção o espaço minimo funcional para ter uma sanita e um bide lado a lado será 1.2
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ana_Dado

Não dá Marco, não cabe base de 80 cm.
  10.  # 10

Colocado por: Ana_Dadotem alguma opinião que possa partilhar com esta alma perdida.

Concordo com o marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana_Dado
  11.  # 11

Ok, ganha a opção 2. E o que faziam em relação à questão da janela, sem ser trocar para vidro fosco?

Alguém tem sugestões?
  12.  # 12

...trocar para vidro fosco....
  13.  # 13

Ahahah está bem Pedro!
  14.  # 14

Já diz o ditado que a necessidade faz o engenho.
    Achei esta solução super elegante.

Até protege a janela da água do chuveiro.
  15.  # 15

Que tal?!
      ED9F77FE-4C09-45AC-A316-DDB9F8FB6AB4.jpeg
  16.  # 16

Não desgosto, mas também não sou fã 🤔
    Mas o mais importante é a Ana gostar!
    E umas plantinhas?
  17.  # 17

esqueça essa cortina, existem rolos interiores ( apenas a cobrir a janela) com telas com várias opções, deixar passar luz e ver para fora e durante o dia não se vê de fora para dentro, outras que mesmo de noite não dá para ver de fora, etc... consulte a represtor por exemplo
  18.  # 18

Achei interessante, não sei a funcionalidade no dia-a-dia.

Plantas era uma excelente ideia para uma janela fixa, era sim senhora, mas eu passo a vida a abrir esta para sacudir a saída de banho, manias.
  19.  # 19

Colocado por: marco1esqueça essa cortina, existem rolos interiores ( apenas a cobrir a janela) com telas com várias opções, deixar passar luz e ver para fora e durante o dia não se vê de fora para dentro, outras que mesmo de noite não dá para ver de fora, etc... consulte a represtor por exemplo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ana_Dado

Vou espreitar Marco, obrigada pela dica!
    Mas acho que a solução terá de passar por cortina sim.
  20.  # 20

Atualização:
    Com as devidas alterações aqui sugeridas, vidro de duche com 1,20, para a opção 2, mas tenho quase a certeza que vai ser um problema de cheias :D, troquei a posição da sanita pelo bidé e continuo a passar despida à frente de uma janela transparente, o feedback de cortinas de rolo para já não é muito favorável ...

E depois de fazer estes bonequinhos, devo ser a única que continua a achar a opção 1 mais organizada, e que me permite colocar vidro de 140 sem stress e tapar a janela com uma linda cortina de linho. :D
      Rés-do-chão_01022022_22e.jpeg
      Rés-do-chão_01022022_100e (1).jpeg

0.0216 seg. NEW