Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, estou para começar a construção da casa e devo entretanto pedir a baixada de energia assim que saia o alvará. O construtor falou que se não tiver baixada (estão a demorar muito a colocar na zona) terá que usar gerador e isso terá um custo acrescido. Disse-lhe que podia usar a energia dos meus pais, a construção é literalmente ao lado sem muros ainda, e ele disse que isso era ilegal e que podia ter problemas.

    É verdade? Pelo que li no fórum é até comum pedir eletricidade aos vizinhos... achei estranho a preocupação do engenheiro da empresa de construção.

    Obrigado,
    Rob
  2.  # 2

    Vai ter grua na obra?
  3.  # 3

    A uma determinada altura acho que sim. De qualquer maneira a questão era mais temporária para não atrasar a obra nem ter de pagar gerador.
  4.  # 4

    Não é nada ilegal, não se preocupe com isso. Trate é da baixada rápido que pode demorar uns 2 meses
    Concordam com este comentário: RMPG
  5.  # 5

    Para grua qual potencia normalmente necessaria pedir?
  6.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoNão é nada ilegal, não se preocupe com isso. Trate é da baixada rápido que pode demorar uns 2 meses
    Concordam com este comentário:RMPG


    É ilegal sim. 2 meses? Em 2020, estive 9 meses só para ter Luz na obra.



    Colocado por: reator22Para grua qual potencia normalmente necessaria pedir?


    20.9KVa trifásico.
  7.  # 7

    Colocado por: BrunoMoreira_199320.9KVa trifásico.
    A que esteve na minha obra, que era um mono gigante com mais de 20 anos funcionou bem com 10.35 KVa trifásica.
  8.  # 8

    Há gruas e gruas..
  9.  # 9

    Uma dúvida,

    Quando fazem contratos de construção, esse custo da eletricidade é pago pelo dono da obra mensalmente ou está incluído na obra ?

    Qual é a melhor opção ?
  10.  # 10

    Colocado por: AssistentePTUma dúvida,

    Quando fazem contratos de construção, esse custo da eletricidade é pago pelo dono da obra mensalmente ou está incluído na obra ?

    Qual é a melhor opção ?


    No meu caso eu pago a fatura. É um valor residual tendo em conta o custo total da obra
  11.  # 11

    Colocado por: AssistentePTUma dúvida,

    Quando fazem contratos de construção, esse custo da eletricidade é pago pelo dono da obra mensalmente ou está incluído na obra ?

    Qual é a melhor opção ?

    Independentemente de como for, é o dono da obra que paga.
  12.  # 12

    Colocado por: BrunoMoreira_1993estive 9 meses só para ter Luz na obra.


    Qual foi o motivo de tamanha demora?

    Esteve com a obra parada?
  13.  # 13

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Qual foi o motivo de tamanha demora?

    Esteve com a obra parada?


    A obra arrancou 9 meses depois do previsto por falta de luz.
    Os 9 meses foi o tempo de fazer a baixada e a E-redes meter contador.
  14.  # 14

    Colocado por: BrunoMoreira_1993Os 9 meses


    Só o prejuízo em taxas camarárias para esses 9 meses, vai lá vai.

    Agora somando os aumentos de custos dos materiais...

    Alguém na e-redes precisava de almoçar pato?
  15.  # 15

    Não há grande problema em passar uma extensão da casa ao lado para a sua, para ferramentas, agora para uma grua ?!
    Se é ilegal ou não, não sei... Ali atrás dizem que sim.

    Só não sei como vai tirar 20,7 trifásicos para grua, da instalação da casa dos seus pais.
    Liga um cabo antes do interruptor de corte da habitação?
    Vai aumentar a potência da casa dos seus pais para 20,7 trifásico? Isso só em taxa de disponibilidade é um valor pesadote.

    Por aqui é o empreiteiro que pede o ramal de água e luz para obras, e paga, pois mete isso nas despesas da empresa e até deduz o IVA.
    É ele que precisa de água e luz para fazer a obra.

    Obviamente que esse custo lá vai ser imputado ao dono se obra, de alguma forma.

    Depois há sempre alguns donos de obras mais distraídos que acabam por ser comidos dessa forma
  16.  # 16

    Dependendo das necessidades da rede de distribuição pode levar mais ou menos tempo.

    Diria que em média andará por volta dos 2meses, para situações normais e com rede existente junto do local.

    Se quiser pedir o ramal, comece por pedir ao construtor em conjunto com o electricista a instalação da portinhola e contador. São elementos execenciais para o processo do pedido do ramal não será bloqueado junto da eredes
  17.  # 17

    Os empreiteiro com E geralmente tem um Postalete onde já tem tudo, armário, fichas mono e trifásicas e a baixada EDP liga lá.
    Se for você a tratar, vai andar as aranhas.
    Cheira-me que já será desculpa do empreiteiro para atrase a entrada em obra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo.rodrigues
 
0.0138 seg. NEW