Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    Tenho o processo de empréstimo a decorrer no banco BPI, a avaliação do terreno e projeto está feita, mas condicionada pela aprovação do projeto na CMM e emissão da licença de construção, ora se é uma comunicação prévia, não existe aprovação de projeto nem emissão de licença de construção, o que existe e isso já fiz é pagar as taxas, tratar da cota soleira e está pronto a iniciar a construção.
    Como é que se dá a volta, quando a empresa de avaliação INSISTE no projeto aprovado?
    Alguém se deparou com este obstáculo?
  2.  # 2

Colocado por: Montijo21se é uma comunicação prévia, não existe aprovação de projeto nem emissão de licença de construção

Verdade1

Colocado por: Montijo21a empresa de avaliação INSISTE no projeto aprovado

Agora imagine que que o projeto está em desacordo com os regulamentos e a câmara indefere a comunicação prévia.
    O Montijo 21 já iniciou a construção e o banco até já disponibilizou algum capital mas a obra não é licenciável.
    É certamente isto que o avaliador quer precaver
    Concordam com este comentário: Montijo21
  3.  # 3

"Agora imagine que que o projeto está em desacordo com os regulamentos e a câmara indefere a comunicação prévia."
    Mas eu tenho o diferimento da CM e ja paguei todas as taxas, não sei o que apresentar ao avaliador para alem do comprovativo das taxas (que dizem não ser suficiente pq qualquer pessoa pode fazer um impresso daqueles no excel)
  4.  # 4

Colocado por: Montijo21Mas eu tenho o diferimento da CM

Tem deferimento ou tem um doc a dizer que entregou a CP?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Montijo21
  5.  # 5

Colocado por: zedasilva
    Tem deferimento ou tem um doc a dizer que entregou a CP?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Montijo21

Tenho um documento que descreve todos os documentos/ projeto que entreguei, mas nada que mencione que deu entrada um pedido de C.P. para uma habitação com as seguintes areas, volumetria, numero de pisos, area de implantação, etc... a CMM diz que não é obrigada a descrever o projeto
  6.  # 6

Colocado por: Montijo21Tenho um documento que descreve todos os documentos/ projeto que entreguei,

Ou seja, apenas prova que entregou isso tudo na câmara.
    Não prova que a câmara aprove.
    Concordam com este comentário: Montijo21
  7.  # 7

Mas a C.P. não prossupõe que o projeto seja aprovado, a C.P. é uma informação que se faz á CMM a dizer que vamos começar a construir, eles tem 20 dias para apreciar o projeto e se não disserem nada, é só ir pagar as taxas, por isso nunca haverá um compromisso por parte da CM a dizer que o projeto está aprovado, esta sim entregue, aprovado não.
    Eu percebo que pode ser um pouco arriscado para os bancos emprestarem nestas condições, mas foi-me informado pelo BPI que sim, que emprestam com C.P., secalhar tive azar no avaliador que tem pouca informação sobre como funciona a C.P.
  8.  # 8

o projeto pode não ser aprovado, mas a camara tem que fiscalizar a obra para verificar o cumprimento dos requisitos urbanísticos para o local. ainda hoje para uma comunicação previa perguntei se era permitida uma determinada cobertura para o local , foi dito que não, imagine que ninguém tinha perguntado e a cobertura era colocada e depois passava a fiscalização e mandava arrancar. a entrega do projeto de arquitetura é uma segurança também para o dono de obra.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Montijo21
  9.  # 9

Colocado por: tviegaso projeto pode não ser aprovado, mas a camara tem que fiscalizar a obra para verificar o cumprimento dos requisitos urbanísticos para o local. ainda hoje para uma comunicação previa perguntei se era permitida uma determinada cobertura para o local , foi dito que não, imagine que ninguém tinha perguntado e a cobertura era colocada e depois passava a fiscalização e mandava arrancar. a entrega do projeto de arquitetura é uma segurança também para o dono de obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Montijo21

Tudo certo, mas por isso ficam com o projeto 20 dias para apreciação, se eu estou a pedir um Empréstimo para a obra, não faz sentido que com essas premissas o banco aceite C.P., se lerem o decreto lei 555/99 de 16/12 diz que o projeto nunca é aprovado nesta modalidade, por isso é que vai um termo de responsabilidade dos tecnicos em como as exigências do loteamento estão cumpridas no projeto.
  10.  # 10

Colocado por: Montijo21se lerem o decreto lei 555/99 de 16/12 diz que o projeto nunca é aprovado nesta modalidade, por isso é que vai um termo de responsabilidade dos tecnicos em como as exigências do loteamento estão cumpridas no projeto.

Verdade mas isso não implica que o projeto não possa ser indeferido mesmo que passado 1 ano ou 2.
  11.  # 11

Colocado por: zedasilva
    Verdade mas isso não implica que o projeto não possa ser indeferido mesmo que passado 1 ano ou 2.

E entretanto para desbloquear a avaliação apresento o quê? já que o que eles precisam em não tenho (projeto aprovado).
    Por isso gostaria que alguém que tenha tido o mesmo "obstáculo" me diga como fez para desbloquear a situação
  12.  # 12

Colocado por: Montijo21Por isso gostaria que alguém que tenha tido o mesmo "obstáculo" me diga como fez para desbloquear a situação

Apresenta o ofício com a apreciação do projeto, e uma certidão de entrega de CP emitida pela CM.
    Se o seu banco não sabe o que é uma CP e insiste no projeto aprovado, vai ter que mudar de banco.
    Nos ofícios com a apreciação de projetos, que eu já vi, costuma referir tudo o que foi apresentado, e refere que o projeto se encontra bem instruído, fazem uma análise do projeto e verificam os parâmetros urbanísticos, áreas de construção, implantação, cércea, afastamentos, etc, e fazem as contas às taxas a pagar. Os bancos além deste ofício costuma exigir uma certidão da câmara a atestar que foi entregue uma CP, mas eles é que tem que lhe explicar o que é que querem.
  13.  # 13

Boa noite, pode dizer-me se já conseguiu ultrapassar essa questão no BPI? Deparei-me com o mesmo problema e no banco nem sabem que documento precisam, já tive de pedir claramente que me indicassem o nome do documento que querem. Um dia é cópia do quadro sinóptico e planta, no outro dia esses documentos têm de estar com carimbo de aprovação, agora isso não chega precisam de outro documento… uma espécie de extrato da comunicação prévia. Entretanto voltei a pedir que me digam exactamente o que precisam e continuo a aguardar.
    Ja entreguei a comunicação prévia, que foi o que me foi dito ser necessário pela gestora de conta, mas ao que parece agora não chega.
    Já estou a pensar mudar de banco.
    Obrigada
  14.  # 14

Colocado por: Cacosta2022Boa noite, pode dizer-me se já conseguiu ultrapassar essa questão no BPI? Deparei-me com o mesmo problema e no banco nem sabem que documento precisam, já tive de pedir claramente que me indicassem o nome do documento que querem. Um dia é cópia do quadro sinóptico e planta, no outro dia esses documentos têm de estar com carimbo de aprovação, agora isso não chega precisam de outro documento… uma espécie de extrato da comunicação prévia. Entretanto voltei a pedir que me digam exactamente o que precisam e continuo a aguardar.
    Ja entreguei a comunicação prévia, que foi o que me foi dito ser necessário pela gestora de conta, mas ao que parece agora não chega.
    Já estou a pensar mudar de banco.
    Obrigada

Ola, já está ultrapassado, mas quem colocou os condicionalismos não foi o BPI, foi a empresa de avaliação que teimava em querer prova do projeto aprovado.
    Peça que lhe mostrem um exemplo do que pretendem, no meu caso foi só pedir na CMM uma certidão que mencione que deu entrada um pedido de C.P. , que as taxas se encontram regularizadas,com os dados de localização, as areas do projeto e o prazo de conclusão.

Boa sorte
  15.  # 15

Obrigada pela ajuda.
  16.  # 16

Posso perguntar-lhe qual é o seu banco, para caso seja preciso eu mudar.
    Obrigada
  17.  # 17

Colocado por: Cacosta2022Posso perguntar-lhe qual é o seu banco, para caso seja preciso eu mudar.
    Obrigada

BPI, mas a empresa avaliadora trabalha com todos os bancos e essa é que estava a colocar entraves, a empresa de avaliação é a PVWTinsa.

Mas já foi à CM pedir a tal certidão que lhe falei? Eles sabem o que é pois estão habitados que os futuros D.O. peçam
  18.  # 18

Estou a aguardar que o banco me envie exactamente o documento que precisa desta vez e logo que receba vou novamente à Câmara e peço essa certidão também.

Obrigada mais uma vez
  19.  # 19

Vou fazer comunicação prévia. O banco santander aceita a certidão de não rejeição da CP emitida pela câmara municipal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cacosta2022
  20.  # 20

O banco deve estar à procura da dita certidão de não rejeição de comunicação prévia.

Colocado por: Cacosta2022Estou a aguardar que o banco me envie exactamente o documento que precisa desta vez e logo que receba vou novamente à Câmara e peço essa certidão também.

Obrigada mais uma vez
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cacosta2022

0.0223 seg. NEW