Colocado por: tiagoccAlguém com conhecimento destes temas que possa ajudar?
Obrigado
Colocado por: taunus
A única coisa que posso ajudar com conhecimento de causa é que existem Recuperadores pellets Classe A+ e que custam (em média) 800€ a mais que um recuperador a lenha da mesma categoria. Mais não sei.
Colocado por: taunus
A única coisa que posso ajudar com conhecimento de causa é que existem Recuperadores pellets Classe A+ e que custam (em média) 800€ a mais que um recuperador a lenha da mesma categoria. Mais não sei.
Colocado por: jorgemlflorencio
A minha resposta seria na mesma linha dessa... Acho estranho o recuperador a pellets implicar uma descida da classificação energética... Tal como acho estranho alguém dizer que troca um pelo outro sem que isso altere o preço.
É melhor confirmar isso bem...
Colocado por: tiagoccNos últimos dias, tivemos oportunidade de visitar a obra com o mediador (não estava mais ninguém presente) e ele informou-nos que a alteração poderia acontecer sem qualquer custo adicional, mas que a certificação energética não seria A+ porque os recuperadores a pellets não o permitiam.
Colocado por: fernandoFerreira
Então a questão é a seguinte:
a solução inicial, recuperador a lenha com caldeira para aquecimento central, aquece a totalidade da fracção, e por ser uma energia renovável, e ainda por cima deve aquecer também aguas sanitárias, dá classificação Máxima ao imovel.
A solução que pretende, recuperador a Pellets, faz baixar a classificação eneregética, porque só aquece a sala onde está instalado, e não faz aquecimento de aguas sanitárias, logo a componente renovável é bastante mais baixa.
pode optar por um recuperador a pellets, que faça aquecimento central (100% da fracção) e Aguas sanitárias, mas aí os preços disparam...
outra coisa que pode equacionar, é meter uma Salamadra a Pellets para aquecimento central, julgo que são mais baratas que os recuperadores e há mais modelos. pesquise por salamandra Pellets Hidro.
Colocado por: fernandoFerreirauma Nota adicional:
Ter um Classe A ou A+ à custa de Biomassa, é estar-se a enganar a si próprio.
podemos ter uma "barraca Classe F", e meter-lhe um recuperador de aquecimento central e passa para A ou A+...
eu estaria preocupado com a qualidade da construção, com a questão dos isolamentos, caixilharia e vidros, exposição solar, etc...
a questão da climatização, coloque algo que seja pratico, que não vos dê muito trabalho, que tenha um baixo custo de instalação e manutenção... cumprindo a legislação, claro.
Colocado por: fernandoFerreirase pesquisar, vai ver que recuperadores a pellets Hidro, há poucos, e os preços começam nos 3500 €
se pesquisar recuperador a lenha Hidro, os preços começam nos 1000€ ou menos
por isso não acredito que lhe metam um Recup. pellets Hidro, sem aumentar o preço. analise isso bem.
quanto às AQS, pode usar o solar termico ou uma bomba de calor. se puder, evite o Termosifão
Colocado por: tiagoccQual a razão para desaconselhar o termosifão?