Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Já visito o fórum há algum tempo e criei conta para colocar uma dúvida que, segundo pesquisei, ainda não terá sido colocada.

Para contextualizar, celebrei um CPCV para a aquisição de um apartamento (ainda em construção) no passado mês de outubro. O apartamento foi promovido como tendo classe energética A+ e, em outras coisas, tem prevista a instalação de um recuperador a lenha para aquecimento central.

Durante este processo, é o mediador imobiliário que tem vindo a intermediar a relação com o promotor/construtor (uma construtora bastante conhecida). Por considerarmos que poderia ser mais prático, questionamos há já quase 2 meses se haveria a possibilidade de substituir o recuperador a lenha por um recuperador a pellets. Até há pouco tempo, o mediador ainda só tinha obtido a seguinte resposta:

"Relativamente à alteração de recuperador de lenha para pellets, temos de falar com o Eng.º das especialidades para nos informar se altera a certificação energética para A+ e se funciona para aquecimento. Segundo se o valor do recuperador é de valor diferente dos restantes a adjudicar."

Nos últimos dias, tivemos oportunidade de visitar a obra com o mediador (não estava mais ninguém presente) e ele informou-nos que a alteração poderia acontecer sem qualquer custo adicional, mas que a certificação energética não seria A+ porque os recuperadores a pellets não o permitiam.

As minhas questões em relação a isto são as seguintes:

1) Será mesmo verdade que os recuperadores a pellets não permitem obter a mesma certificação energética que o recuperador a lenha previsto? Ou dependerá do recuperador que eles escolheram (que poderá ser um "mais barato")?
    2) Caso isto seja verdade, quais as consequências que uma certificação energética mais baixa terá? (para já não me foi especificada qual a certificação em causa...)
    3) Já pedi a ficha técnica dos recuperadores em causa, que cuidados deverei ter nesta análise? Há algumas métricas que possam ser comparáveis entre os 2 recuperadores para que consiga perceber se fico a perder alguma coisa com a opção a pellets?

Obrigado desde já pela ajuda,
    Tiago
  2.  # 2

Alguém com conhecimento destes temas que possa ajudar?

Obrigado
  3.  # 3

Colocado por: tiagoccAlguém com conhecimento destes temas que possa ajudar?

Obrigado

A única coisa que posso ajudar com conhecimento de causa é que existem Recuperadores pellets Classe A+ e que custam (em média) 800€ a mais que um recuperador a lenha da mesma categoria. Mais não sei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagocc
  4.  # 4

Colocado por: taunus

A única coisa que posso ajudar com conhecimento de causa é que existem Recuperadores pellets Classe A+ e que custam (em média) 800€ a mais que um recuperador a lenha da mesma categoria. Mais não sei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tiagocc

A minha resposta seria na mesma linha dessa... Acho estranho o recuperador a pellets implicar uma descida da classificação energética... Tal como acho estranho alguém dizer que troca um pelo outro sem que isso altere o preço.

É melhor confirmar isso bem...
  5.  # 5

Colocado por: taunus

Obrigado pela contribuição!

Colocado por: jorgemlflorencio

A minha resposta seria na mesma linha dessa... Acho estranho o recuperador a pellets implicar uma descida da classificação energética... Tal como acho estranho alguém dizer que troca um pelo outro sem que isso altere o preço.

É melhor confirmar isso bem...

Obrigado! Foi exatamente essa a razão pela qual questionei aqui, porque achei uma situação muito estranha e senti que, por não estarem a exigir um montante extra, pudessem estar a instalar um recuperador de menor qualidade. Vou insistir com o mediador para analisar essa situação com o promotor, mas já sei que vou esperar várias semanas até que ele tenha notícias...
  6.  # 6

Colocado por: tiagoccNos últimos dias, tivemos oportunidade de visitar a obra com o mediador (não estava mais ninguém presente) e ele informou-nos que a alteração poderia acontecer sem qualquer custo adicional, mas que a certificação energética não seria A+ porque os recuperadores a pellets não o permitiam.

Então a questão é a seguinte:
    a solução inicial, recuperador a lenha com caldeira para aquecimento central, aquece a totalidade da fracção, e por ser uma energia renovável, e ainda por cima deve aquecer também aguas sanitárias, dá classificação Máxima ao imovel.

A solução que pretende, recuperador a Pellets, faz baixar a classificação eneregética, porque só aquece a sala onde está instalado, e não faz aquecimento de aguas sanitárias, logo a componente renovável é bastante mais baixa.

pode optar por um recuperador a pellets, que faça aquecimento central (100% da fracção) e Aguas sanitárias, mas aí os preços disparam...

outra coisa que pode equacionar, é meter uma Salamadra a Pellets para aquecimento central, julgo que são mais baratas que os recuperadores e há mais modelos. pesquise por salamandra Pellets Hidro.
  7.  # 7

uma Nota adicional:
    Ter um Classe A ou A+ à custa de Biomassa, é estar-se a enganar a si próprio.
    podemos ter uma "barraca Classe F", e meter-lhe um recuperador de aquecimento central e passa para A ou A+...

eu estaria preocupado com a qualidade da construção, com a questão dos isolamentos, caixilharia e vidros, exposição solar, etc...
    a questão da climatização, coloque algo que seja pratico, que não vos dê muito trabalho, que tenha um baixo custo de instalação e manutenção... cumprindo a legislação, claro.
  8.  # 8

Colocado por: fernandoFerreira

Então a questão é a seguinte:
    a solução inicial, recuperador a lenha com caldeira para aquecimento central, aquece a totalidade da fracção, e por ser uma energia renovável, e ainda por cima deve aquecer também aguas sanitárias, dá classificação Máxima ao imovel.

A solução que pretende, recuperador a Pellets, faz baixar a classificação eneregética, porque só aquece a sala onde está instalado, e não faz aquecimento de aguas sanitárias, logo a componente renovável é bastante mais baixa.

pode optar por um recuperador a pellets, que faça aquecimento central (100% da fracção) e Aguas sanitárias, mas aí os preços disparam...

outra coisa que pode equacionar, é meter uma Salamadra a Pellets para aquecimento central, julgo que são mais baratas que os recuperadores e há mais modelos. pesquise por salamandra Pellets Hidro.

Obrigado, Fernando. Creio que não fui claro anteriormente, mas só para esclarecer: a solução alternativa que eu pedi para ser analisada pelo construtor foi a inclusão de um recuperador a pellets que funcionasse para os radiadores todos da casa. Quanto ao aquecimento de águas sanitárias, creio que o recuperador não serviria para isso, mas para esse efeito existirão os painéis solares de cada fração. Assim sendo, visto que não houve alteração do preço, noto pelo seu comentário que mais preocupado devo ficar com o facto de me estarem a dizer que não implicaria custo adicional.

Colocado por: fernandoFerreirauma Nota adicional:
    Ter um Classe A ou A+ à custa de Biomassa, é estar-se a enganar a si próprio.
    podemos ter uma "barraca Classe F", e meter-lhe um recuperador de aquecimento central e passa para A ou A+...

eu estaria preocupado com a qualidade da construção, com a questão dos isolamentos, caixilharia e vidros, exposição solar, etc...
    a questão da climatização, coloque algo que seja pratico, que não vos dê muito trabalho, que tenha um baixo custo de instalação e manutenção... cumprindo a legislação, claro.

Relativamente a estes comentários, percebo a relevância dos mesmos. Creio que não teremos grandes problemas neste aspeto, será uma construção nova, com bom isolamento exterior, caixilharias em alumínio anodizado com rutura térmica e vidros duplos 6(12)6. O apartamento tem orientação solar a Sul e a Nascente.

A questão da climatização com recuperador a pellets para aquecimento central ia precisamente no sentido de ser mais prático do que o equivalente a lenha, mas fico com dúvidas se perante isto será a melhor opção...

Obrigado pela ajuda
  9.  # 9

se pesquisar, vai ver que recuperadores a pellets Hidro, há poucos, e os preços começam nos 3500 €

se pesquisar recuperador a lenha Hidro, os preços começam nos 1000€ ou menos

por isso não acredito que lhe metam um Recup. pellets Hidro, sem aumentar o preço. analise isso bem.

quanto às AQS, pode usar o solar termico ou uma bomba de calor. se puder, evite o Termosifão
  10.  # 10

Colocado por: fernandoFerreirase pesquisar, vai ver que recuperadores a pellets Hidro, há poucos, e os preços começam nos 3500 €

se pesquisar recuperador a lenha Hidro, os preços começam nos 1000€ ou menos

por isso não acredito que lhe metam um Recup. pellets Hidro, sem aumentar o preço. analise isso bem.

quanto às AQS, pode usar o solar termico ou uma bomba de calor. se puder, evite o Termosifão

Possivelmente estarão a fazer-se de desentendidos e a instalar um recuperador que não possibilite aquecimento central... Obrigado pelas dicas!

Quanto ao painel solar, já está prevista a solução para todo o empreendimento, que creio ser com termosifão de capacidade variável em função da tipologia de cada apartamento. A descrição dada é a seguinte:

"Coletor Solar Térmico em cada fração, certificados de acordo com as Normas Regulamentares e adequado a cada tipologia (100 L; 150L, 200L, 250L e 300L) colocados na cobertura do prédio"

Qual a razão para desaconselhar o termosifão?
  11.  # 11

Colocado por: tiagoccQual a razão para desaconselhar o termosifão?

O Tanque fica na cobertura, ao tempo. estraga-se mais rapido.
    e no inverno a água perde muito calor, devido a estar na rua, e ao facto de o tanque estar deitado.

0.0154 seg. NEW