Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: system32Já medi, no split de 3, 4 , 5A.

Não me parece mal atendendo que alimenta 2 quartos e uma sala de 60m2!
    O arranque é mesmo so no inicio, pois depois o compressor varia a potencia , mas nunca desliga: Vantagem do inverter!

Sei que não é suficiente nos dias mais frios, mas nunca tive a casa a menos de 18º

Se acham isso caro...

Colocado por: Ricardo Rocha(system32) Se conseguir medir o consumo com pinça amperímetro no arranque verá que gasta bem,mas depois compensa, e bem.

Em termos de consumo os multi inverterDCsão os mais económicos mesmo económicos.
    A melhor máquina samsung gasta simplesmente 10.5A 2300W !!! (ref:SAMSUNG/MH080FXEA4B EXTERIOR) e ainda há melhores.
    Há aquecedores a óleo a gastar isso! (2300W) que só dão para uma divisão.
    Quando poder vai ser uma solução ( 6ACx12000btus) pela qual irei optar ,mas para agora e como só € não esticão á que aguentar o frio tenhodois ACconvencionais que gastam 5A cada um!

você tem multi-split?
    • eu
    • 2 fevereiro 2010 editado

# 42

Colocado por: sergyioentão basicamente é de consenso geral que os mono split apesar de terem melhores rendimentos, gastam mais que os multiplit? certo?

Não, não é nada de consenso geral. Só comparando unidades específicas é que será possível concluir o que quer que seja. Não se pode generalizar e dizer que todas as multi split gastam menos que as mono split, ou vice-versa. Depende dos modelos.

Colocado por: system32Sei que não é suficiente nos dias mais frios, mas nunca tive a casa a menos de 18º

No meu apartamento (que tem janelas de correr e isolamento térmico quase inexistente), com temperaturas negativas no exterior, consigo facilmente temperaturas interiores de 20 graus (e não ponho mais porque não quero) usando 4 mono-split não inverter, de marca branca chinesa do mais reles que existe. (marca "express" vendida pelo Jumbo há uns 8 anos atrás).

São barulhentos, gastadores (têm um COP de apenas 3) mas aquecem/arrefecem muito bem e... só um deles avariou, mas foi apenas uma avaria simples de resolver num motor de uma unidade interior.

Pois... os Daikin, Mitsubishi, etc são muito melhores, mas na altura custavam 300 contos e estes custaram "apenas" 120 contos ;)
  2.  # 43

pois... realmente há que ver bem se o valor pago compensa assim tanto ou não... muitas vezes estamos a falar do dobro do preço
    • eu
    • 2 fevereiro 2010 editado

# 44

Colocado por: sergyiopois... realmente há que ver bem se o valor pago compensa assim tanto ou não... muitas vezes estamos a falar do dobro do preço

Eu diria que na maior parte dos casos não compensa comprar topos de gama.

A menos que o dinheiro não seja problema... Nesse caso é fácil tomar decisões: compre-se o melhor!
  3.  # 45

CITAÇÂO DE system32:

"Olha que todos os instaladores a que me dirigi diziam que a Daikin e mitsubichi são as melhores, instalavam as duas marcas ,e todos diziam que a mitsubichi era melhor ligeiramente que a daikin, e a Mitsubishi era ligeiramente mais cara!

Acabei por me decidir pelamitsubichi r estou contente, até durmimos todos na boa, com o AC's ligados (no minimo)!! "

E eu pergunto?

Quantas unidades interiores tem? Qual a área a climatizar?

Mitsubishi é mais cara que Daikin? Só se fôr nesse instalador...

Marca: Daikin

1 unidade exterior 4MXS80 + 2 unidades interiores FTXS25G + 1 unidade interior FTXS50G = 4500€.

Área a climatizar: sensivelmente 80m2.

Qual o valor do sistema Mitsubishi?
  4.  # 46

Colocado por: eu
    Colocado por: sergyiopois... realmente há que ver bem se o valor pago compensa assim tanto ou não... muitas vezes estamos a falar do dobro do preço

Eu diria que na maior parte dos casos não compensa comprar topos de gama.

A menos que o dinheiro não seja problema... Nesse caso é fácil tomar decisões: compre-se o melhor!

o grande problema é a instalação... ou seja, se tivermos um aparelho de 400 euros sabemos que pode não durar tanto tempo como um de 800, mas também sabemos que se for preciso reparar ou substituir terá que ser feito por alguém que perceba do assunto, logo, teremos que pagar para tal... e o grande problema é mesmo o valor que levam para as instalações...
  5.  # 47

Viva,

Ando a pensar instalar um multi-split da LG com Inverter e MPS, segundo indicações da LG permite uma poupança de 70%. Gostava de saber a vossa opinião sobre este marca/sistema e se alguêm tem instalado esse sistema que possa dar a conhecer a sua experiência.

Abraço

Paulo
  6.  # 48

Pois,
    Eu comprei um split de 18k de 3 vias externo com 9+9+12k internos e um split simples com mais 9k e ainda fiz pre instalação para mais e unidades internas/externas e paguei bem menos que isso!!(não incluido o trabalho de pedreiro)

Colocado por: aquapegoCITAÇÂO DE system32:

"Olha que todos os instaladores a que me dirigi diziam que a Daikin e mitsubichi são as melhores, instalavam as duas marcas ,e todos diziam que a mitsubichi era melhor ligeiramente que a daikin, e a Mitsubishi era ligeiramente mais cara!

Acabei por me decidir pelamitsubichi r estou contente, até durmimos todos na boa, com o AC's ligados (no minimo)!! "

E eu pergunto?

1 unidade exterior 4MXS80 + 2 unidades interiores FTXS25G + 1 unidade interior FTXS50G = 4500€.

7.  # 49

Poupança em relação a quê???

Eu no maximo gasto 2000w para aquecer uma moradia de 2 pisos. Se comparar com aquecedor a oleo de 2500w, que só dá para uma divisão a poupança é enorme!!

Colocado por: nasei_27Viva,

Ando a pensar instalar um multi-split da LG com Inverter e MPS, segundo indicações da LG permite uma poupança de 70%. Gostava de saber a vossa opinião sobre este marca/sistema e se alguêm tem instalado esse sistema que possa dar a conhecer a sua experiência.

Abraço

Paulo
  8.  # 50

2000w??? parece-me pouco... mas também não vou duvidar, pois nada percebo do assunto :)
  9.  # 51

Colocado por: sergyio2000w??? parece-me pouco... mas também não vou duvidar, pois nada percebo do assunto :)

2000W É +- o consumo da bomba do compressor exterior depois as interiores gastam cerca de 100W dependendo da marca e velocidade do ventilador .
  10.  # 52

Colocado por: system32Pois,
    Eu comprei um split de 18k de 3 vias externo com 9+9+12k internos e um split simples com mais 9k e ainda fiz pre instalação para mais e unidades internas/externas e paguei bem menos que isso!!(não incluido o trabalho de pedreiro)

E eu pergunto?

Quanto gastou com o pedreiro?
    O que é que quer dizer com "A/C's no mínimo???? Diga antes qual a temperatura que selecciona?
    Você gastou menos, porque o meu Daikin é bastante mais potente que o seu sistema. O seu tem 3 saídas, enquanto este tem 4..., mas coloque o modelo da sua unidade exterior e depois comparamos. Só o silêncio desta unidade exterior é um luxo! (conheço muita gente a queixarem-se dos vizinhos que têm aparelhos que não os deixam dormir, ou que os incomodam bastante)
  11.  # 53

Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: system32Eu no maximo gasto 2000w para aquecer uma moradia de 2 pisos.

duvido!!!

Eu não duvido dos 2000W de consumo, porque o meu Daikin, depois de estabilizadas as temperaturas gasta bem menos, mas é bem menos mesmo! Agora o que eu não acredito é que system32 consiga aquecer 2 pisos, apenas devido ao problema do ar quente ir todo para o piso superior!!!

Colocado por: aprendiz2
    Colocado por: system32Eu no maximo gasto 2000w para aquecer uma moradia de 2 pisos.

duvido!!!

Colocado por: system32Pois,

E eu pergunto?

O que significa 18k e 9k, etc?
    Não disse nada, ou quase nada...!
    Qual a área a climatizar? Não respondeu.
    Quais as temperaturas que selecciona? Não respondeu.
    Em que zona do país está? Não respondeu.

Estes 3 factores são os essenciais para podermos apreciar o potencial do seu sistema. Climatizar a 17 ou 18ºC qualquer um faz! O problema é quando se pede 22ºC por exemplo com uma temperatura exterior de 0ºC, como este ano me aconteceu à bem pouco tempo. Aí sim é que se vê quais são as grandes máquinas.Só para ter uma idéia, uma noite das de 0ªC ou menos ainda, comecei a ouvir a unidade exterior a fazer um ruido estranho e como não era normal ouvi-la resolvi abrir uma janela que me permite aceder à unidade, qual não foi o meu espanto quando não vi nenhuma unidade, mas sim um bloco de gelo enorme e pensei para comigo, isto já era...! O barulho que ouvia afinal não era o funcionamento da unidade mas sim pedaços de gelo alguns com cerca de 500 gr que se desprendiam quando a unidade começava a entrar em modo de descongelação!!!
    A isto eu chamo qualidade e eficácia e são nestas situações que se vê o que é a DAIKIN.
  12.  # 54

Caro system32 verifique primeiro se existem possiveis comparações:

DAIKIN Groupe quadri-split réversible Réf. 4MXS80E

Prix public 3965.5 € HT / 4742.74 € TTC

Notre prix 3132.75 € HT / 3746.77 € TTC

Dimension HxLxP (mm) : 770X900X320
    Poids : 72kg
    Puissance : FR 8300 W CH 11100 WW
    Couleur : GRIS

Commentaires :
    Puissance absorbée : - Froid : de 600 à 2900 w - Chaud : de 700 à 2900 w EER/COP : - Froid : 3.25 - Chaud : 4.09 Label énergie Froid/Chaud A/A Consommation électrique en froid 1145 kw/h Niveau de pression sonore : - Froid : 43/48 - Chaud : 45/49 Débit d'air froid/ chaud 2760-3270/882-2760 m3/h. Type de compresseur Swing Type de réfrigérant R410A Température extérieure - Mode froid -10°C/+46°C - Mode chaud -15°C/+15.5°C Préchargé d'usine jusqu'à 40 m Longueur maxi par circuit 25 m Total cumulé 70 m Diamètre : - liquide 4x1/4 - gaz 2x3/8- 1x1/2- 1x5/8 Alimentation 230 volts Protection disjoncteur 25A Câble liaison 4G1.5
  13.  # 55

Colocado por: aprendiz2pronto,.então vou imaginar que os dois pisos tem 300m2 cada.....

Esperemos para ver..., 2000W para dois pisos...vai lá vai..., só se os dois pisos tiverem 150m2! Agora 300?...
  14.  # 56

Não você não percebe nada disto pois não? as unidades interiores apenas estão ligadas às exteriores !!
    Colocado por: Ricardo Rocha
    Colocado por: sergyio2000w??? parece-me pouco... mas também não vou duvidar, pois nada percebo do assunto :)

2000W É +- o consumo da bomba do compressor exterior depois as interiores gastam cerca de 100W dependendo da marca e velocidade do ventilador .
  15.  # 57

Voce manda muitas bocas mas não diz nada de jeito! É só coisas no ar.

Eu falo do meu caso praticio e copm medições

Colocado por: aprendiz2é que com valores dessa ordem vamos ter falências em massa e o problema (um dos) energético do Mundo resolvido....(autentico milagre)

tudo o resto deixa de ter nexo.... desaparece
  16.  # 58

2000w é o consumo medio das duas unidades 5, 6A para a multi 18k e 2/3 para a simples 9k

Quando a correntes de convecção : tinhe au muito disso quando urtilizava aquecedores a gaz de bilha, pois como aquecem muito o ar ele tem tendencia a subir. No AC o ar já sai a 20º ou pouco mais e por isso essas correntes são bastante reduzidas , mas existem, e conto coom isso para quecer Hall e escada!

Se duvida do consumo problema o seu , tenho dois medidores um em cada unidade exterior e é isso que meço! E tenho formação em electronica por isso sei o que estou a fazer!

Devo ter tido muito azar pois dos 4 instaladores que contactei 3 instalavam as duas marcas e os 3 estavam de acordo!!

Não sabe o que são 12k?? e se lhe falar em 12.000BUT já sabe? É que se não não vale a pena continuar esta converça!

Mais informações
    Vivenda isolada na zona de lisboa com 30 anos, paredes duplas com caixa de ar, mas aluminio bom com corte termico e vidros duplos.
    Cada piso tem 100m2 e ainda tem um sotão com 60m2 habitaveis!
    Temperatura seleccionada 20º excepto na sala onde varia entre 20 e 24 conforme o frio exterior!

Note que sempre disse que este AC está subdimencionado para a sala e quando estivemos no pico do frio a temperatura minima dos dois pisos foi na ordem dos 18º , de resto temos temperaturas na casa dos 20º e nos pontos mais frios ( escada) temos no maximo -1º
    E tenho 8 termometros espalhados pela casa ( sem contar com os do frigorifico :) )para verificar o que digo!

Por isso tenho pre instalação para mais 3 pontos de AC.

Mas como vou Colocar "Capotto" no exterior vou esperar pwelo proximo inverno para ver ocomportamento da casa! Mas para já estou quase satisfeito com o que tenho!

Satisfeito? Quer ir visitar a minha casa para verificar o que digo??

Cada caso é um caso e muitas vezes pequenos promenores fazem a diferença, como por exemplo o trabalho que tive para forrar as caixas de estore com XPS 4cm!!
  17.  # 59

Mais e apenas bocas para o ar...

Pelo que já tenho visto neste forum você é um grande artista...

Colocado por: aprendiz2é que com valores dessa ordem vamos ter falências em massa e o problema (um dos) energético do Mundo resolvido....(autentico milagre)

tudo o resto deixa de ter nexo.... desaparece
  18.  # 60

Você vende Daikin não vende??
    Fala como se não existisse mais nenhuma marca boa!

Nunca me ouvio dizer mal dessa marca! Já voce...

Colocado por: aquapego

0.0263 seg. NEW