Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Olá Jorge,

Há sempre uma tendência dos instaladores em indicarem máquinas bastante potentes, ou então sou eu que tenho tendência em achar que menos é suficiente!
    Eu pouco percebo disto, em pormenor só conheço a minha instalação, mas olhando para os catálagos algumas propostas fazem-me bastante confusão. Admito que possa ser eu que estou enganado por não ter grande experiência, mas vamos ao que analisei no catálodo da Daikin.

O Jorge propôs uma unidade 5 de 90 para 2x 50 + 2x 25.

Estive a ver a tabela de combinações e parece-me mais adequado unidade 4 de 80 e 2x 35 + 2x 25:
    - quando as 4 unidades estão a funcionar, o COP da 4x é maior.
    - A potência máxima com 4 unidades é igual nas duas soluções, cerca de 10,7kw;
    - As unidades de 35 fazem menos barulho que as de 50 (mínimo 26 e 32).
    - é mais barato;
    - A única vantagem que eu vi é que 2x50 podem debitar 10,6kw enquanto que 2x35 debitam 9kw. Contudo, como o máximo das 4 unidades é cerca de 10,7, o Máximo apenas é atingido se estiverem desligadas as unidades nos quartos.
    Pelo menos para mim isto não compensa as outras vantagens.
    Valores apenas para aquecimento, e numa análise rápida, algo pode-me ter falhado.

Quanto às tubagens da pré-instalação sei que podem influenciar, mas disso nada percebo!
  2.  # 82

Colocado por: dfserraA potência máxima com 4 unidades é igual nas duas soluções, cerca de 10,7kw

na configuração que referi (não quer dizer que seja a melhor, é uma possibilidade lógica e matemática) a unidade 5MX é a única que a permite com potencia máxima UTIL de 11,01Kw com um COP de 3,84,

a solução 4MX 80 já não permite 2und 50 mas permite 1x 50 + 1x35 + 2x25 com uma potencia máxima ÚTIL de 10.86Kw com um COP de 4,40,

agora temos um outro elemento a considerar, que é o cenário de utilização,

na 5MX90 quando temos 2 vias de 50 temos disponível 10,64Kw com um COP de 3,17,
    na 4MX80 quando temos 2 vias de 35 temos disponível 9.02Kw com um COP de 2,93,

se a diferença de 1,62Kw é significativa ou não, já não é nestas linhas que se pode aferir, mas se tiver tubagem para isso é de considerar, com até acredito que não tem tubagem com diametro suficiente, fica logo encerrada a questão, aconselho a calcular muito bem a potencia necessária e a não decidir nada sem ter múltiplas opiniões com visita ao local,
    Jorge Alves
  3.  # 83

Ora bem, já me baralharam todos

O melhor é pedir orçamentos e ouvir quem cá vier. Aceito sugestões de empresas que façam trabalho, preferencialmente nas marcas Daikin, Mitsubishi ou LG, na zona de Lisboa e que façam orçamentos gratuitos.

Alguem tem sugestões de empresas em Lisboa / Odivelas / Amadora?
  4.  # 84

Olá Jorge.

A escolha da solução ideal pode não ser fácil, depende de muita coisa, e claro visita ao local.
    Eu quando comprei para mim analisei para além do cop médio, o ´cop no mínimo e no máximo, com uma ou as duas unidades ligadas.

Se estiver errado peço que me corrija, creio que a unidade interna de 50 tem circulação de ar 3d, vertical e horizontal, o que pode ou não ser relevante para o caso.

No meu caso a minha unidade mb da sala com 40m2 tem também circulação horizontal, contudo após várias experiências acabei por não usar tal funcionalidade já que conseguia ter uma distribuição que me agradava. Mas isto depende da configuração do espaço e da colocação das unidades.
  5.  # 85

Colocado por: dfserraunidade interna de 50 tem circulação de ar 3d, vertical e horizontal

todas as unidades actuais FTXS têm duplo varrimento, eu por acaso acho um desperdicio o varrimento horizontal motorizado, cria mais problemas do que resolve,

Colocado por: dfserraNo meu caso a minha unidade mb da sala com 40m2 tem também circulação horizontal, contudo após várias experiências acabei por não usar tal funcionalidade já que conseguia ter uma distribuição que me agradava

Ponto acima,

Colocado por: dfserraMas isto depende da configuração do espaço e da colocação das unidades.

como sempre,
    Jorge Alves

0.0206 seg. NEW