Iniciar sessão ou registar-se
    • Lucy
    • 6 janeiro 2010 editado

     # 1

    Bom dia,

    Gostaria de pedir a vossa ajuda nesta área do ar condicionado. Ontem estivemos a definir com técnico os locais da casa para a pré-instalação do ar condicionado. Temos cerca de 7 maquinas interiores.

    Tenho muitas dúvida em qual das opções optar quando for comprar os equipamentos, se irei optar pelo sistema multi split (que por fora da casa fica mais estético) ou pelo "normal", pelo que peço a vossa ajuda em alguns pontos:

    - qual o preço médio da instalação de todas as máquinas para o Multi Split;
    - dizem que se tiver alguma avaria, o conserto irá ser mais dispendioso, é verdade?
    - se optar pelo sistema "normal" vou instalando as máquinas à medida que vou tendo necessidade, mas no caso do multi split tenho de comprar e instalar os equipamentos todos?

    Obrigada :)
    • eu
    • 6 janeiro 2010

     # 2

    Colocado por: Lucy- qual o preço médio da instalação de todas as máquinas para o Multi Split;

    Um sistema multisplit é geralmente mais caro que dois monosplit

    - dizem que se tiver alguma avaria, o conserto irá ser mais dispendioso, é verdade?

    Sim, é verdade.

    - se optar pelo sistema "normal" vou instalando as máquinas à medida que vou tendo necessidade, mas no caso do multi split tenho de comprar e instalar os equipamentos todos?

    Aparentemente, isso pode ser verdade.

    Se tem espaço suficiente, opte pelo mono-split. É mais barato e uma eventual avaria é menos dispendiosa.
  1.  # 3

    e acho que os mono split consegues melhores rendimentos
  2.  # 4

    o multi split tem uma desvantagem grnde que é se um split intrior der erro afecta os outros
    ja penssou pelo a/c por ventiliçao em conduta se tiver espaço são mais ificazes e na minha opinião mias esteticos
  3.  # 5

    Monosplit, sempre... É melhor em quase tudo.

    Excepto:
    - Estética exterior;
    - Espaço exterior para a instalação.
  4.  # 6

    Eu não costumo fazer isto... erros todos dão, mas esta é demais..
    Não começa com maiúsculas, não tem virgulas, nem pontos finais, nem acentos e o início da segunda frase nem tem sentido...

    Isto assim nem se consegue ler.

    Colocado por: soskasa.blogspot.como multi split tem uma desvantagem grnde que é se um split intrior der erro afecta os outros
    ja penssou pelo a/c por ventiliçao em conduta se tiver espaço são mais ificazes e na minha opinião mias esteticos
  5.  # 7

    Por isso que muitos tópicos "perdem a piada". Preocupem-se em debater o assunto e deixem estar os erros!!! Para bom entendedor meia palavra basta...

    Continuem com o assunto pf porque tb tenho interesse, nomeadamente no a/c por condutas. Quais os prós e contras desta solução e se é a solução indicada para aquecimento/arrefecimento de uma casa...
  6.  # 8

    penso que principalmente a grande desvantagem será a instalação (mais cara)
  7.  # 9

    Boas noites,

    Na nossa aventura no reino encantado da compra de casa... a minha namorada e eu enfrentámos (e ainda enfrentamos) um dilema semelhante ao aqui discutido:
    ar condicionado em aparelhos individuais por peça ou ar condicionado por conduta?
    Há uma real diferença entre uma implementação ou outra?
    foi-nos apontado o facto de que o A/C por conduta obriga a um maior esforço energético, porque se precisar de aquecer uma ou 2 peças tenho que ligar a instalação toda... Até que ponto esta diferença é "palpável"?
    A manutenção de um sistema de condutas ao longo dos anos é fácil? Acarreta muitos custos (pelo menos em comparação com a manutenção de um sistema de A/C por máquinas individuais)?

    Bem haja a todos...
  8.  # 10

    Os multi-split são mais económicos algumas marcas são mesmo muito económicos, depois de atingidas as temperaturas reguladas, até la gastam bastante o equivalente a uma maq. convencional.
  9.  # 11

    Tenho uma solução mista na minha casa, e pelos consumos posso dizer que o multi-split gasta bastante menos, pelo menos se for Inverter! Isto em situações intermedias em que não precisas da potencia toda. Mais , normalmente os multi-split podem ser subdimencionados (a mq exterior) aumentando assim a poupança, pois o AC normalmente não está permanentemente a funcionar. Mais uma vez excepto nas situações de frio limite.
    O meu multi é de 18k BTU e tenho 9k +9k+12k BTU ligados nele!! e funcionam todos muito bem!
  10.  # 12

    (system32) Se conseguir medir o consumo com pinça amperímetro no arranque verá que gasta bem,mas depois compensa, e bem.

    Em termos de consumo os multi inverter DC são os mais económicos mesmo económicos.
    A melhor máquina samsung gasta simplesmente 10.5A 2300W !!! (ref:SAMSUNG/MH080FXEA4B EXTERIOR) e ainda há melhores.
    Há aquecedores a óleo a gastar isso! (2300W) que só dão para uma divisão.
    Quando poder vai ser uma solução ( 6ACx12000btus) pela qual irei optar ,mas para agora e como só € não esticão á que aguentar o frio tenho dois AC convencionais que gastam 5A cada um!
  11.  # 13

    Colocado por: Ricardo Rocha(system32) Se conseguir medir o consumo com pinça amperímetro no arranque verá que gasta bem,mas depois compensa, e bem.

    Em termos de consumo os multi inverterDCsão os mais económicos mesmo económicos.
    A melhor máquina samsung gasta simplesmente 10.5A 2300W !!! (ref:SAMSUNG/MH080FXEA4B EXTERIOR) e ainda há melhores.


    Esse é um modelo que além de dar inúmeros problemas, é fraquito!!...além de já ter 2 anos.....
  12.  # 14

    Aproveitando o tópico... existe maneira de reduzir o barulho de um A/C? É um Mitsubichi SRKHE63-S (acho que é isto) de 18.000BTU... Faz imenso barulho, mesmo em modo económico ou a rodar no mínimo!
  13.  # 15

    Colocado por: psousaAproveitando o tópico... existe maneira de reduzir o barulho de um A/C? É um Mitsubichi SRKHE63-S (acho que é isto) de 18.000BTU... Faz imenso barulho, mesmo em modo económico ou a rodar no mínimo!

    Há, trocando-o! Mitsubishi é uma boa marca mas peca pela insonorização da maioria dos modelos (os fabricados até 2007), principalmente quando têm mais de 12.000 BTU'S e esse modelo parece-me que já tem uns anitos valentes.....
  14.  # 16

    Colocado por: Ugabistainúmeros problemas


    Ando a aconselhar um colega a colocar um (SAMSUNG/MH070FXEA4B + 4 MH035FVEA ) e pelos vistos dá problemas, quais já agora?
    Eu como já tenho dois convencionais e não tenho nada apontar pensei que os multisplit fossem também fiáveis.
    Porque se pudesse era por o que optava. "Multisplit Samsumg"
  15.  # 17

    Ricardo, faça as contas comigo; Unidade exterior de 70, cada máquina interior de 35...se liga 3 ou 4....Não tem capacidade para tal! Não sou técnico de AC, mas tenho um amigo que o é, e o que ele me diz é isso, surgem inúmeros problemas com esse equipamento, quais ao certo não lhe sei dizer, porém, presumo que não seja não simples, pois ele muita vezes fala na assistência que tem que dar a uns clientes que têm esse modelo que descreveu. Do que ele me fala, opte (ou aconselhe) por Daikin e Panasonic! Excelente segundo ele, 0 problemas e 100% satisfação de rendimento e consumo. Espero tê-lo ajudado...
    Saudações
  16.  # 18

    Daikin e Panasonic.
    Ok obrigado Ugabista.
    Vou tentar obter comentários.


    Samsung MH070FXEA4B

    Frio 30,368 btu´s
    Calor 35,145 btu´s a dividir por quatro dá 8750btu´s no meu entender acho que será raro as quatro funcionarem ao mesmo tempo daí achar ser suficiente esta maq. para três de 12000 e uma de 9000.
  17.  # 19

    Colocado por: sergyioe acho que os mono split consegues melhores rendimentos


    ...e também maiores consumos de electricidade para aquecer ou arrefecer a mesma área, neste caso divisões.
  18.  # 20

    Colocado por: eu
    Colocado por: Lucy- qual o preço médio da instalação de todas as máquinas para o Multi Split;

    Um sistema multisplit é geralmente mais caro que dois monosplit

    - dizem que se tiver alguma avaria, o conserto irá ser mais dispendioso, é verdade?

    Sim, é verdade.

    - se optar pelo sistema "normal" vou instalando as máquinas à medida que vou tendo necessidade, mas no caso do multi split tenho de comprar e instalar os equipamentos todos?

    Aparentemente, isso pode ser verdade.

    Se tem espaço suficiente, opte pelo mono-split. É mais barato e uma eventual avaria é menos dispendiosa.




    ...2 monosplits???? Como? A Srª quer aplicar 7 unidades interiores (condensadores). Estéticamente deixa muito a desejar 7 monos! A DAIKIN é a marca mais fiável (também mais cara, mas a qualidade paga-se) e tem a possibilidade de colocar apenas 2 unidades exteriores no lugar de 7. Vamos imaginar que colocamos os 7 monos a funcionar para aquecer toda a casa (7 divisões) e vamos ligar também as 2 unidades multisplit da DAIKIN e depois vamos verificar no final do mês a conta da electricidade...SEM DÚVIDA NENHUMA mais económico as 2 unidades da Daikin. Agora quem não quiser aquecer toda a casa (o que se torna desagradável, pois termos a sala quente e o resto da casa estar fria...), muito possivelmente os monos farão sentido, mas só nesta situação.
    Em relação ao custo de uma possivel reparação, depende da reparação. Só se torna mais cara se estivermos a falar de compressores ou da gestão electrónica da unidade exterior. É lógico que um motor de um camião tem que ser mais caro que um motor de um Fiat uno...!!!!
    Em relação a poder ou não comprar faziadamente cada unidade interior, claro que pode comprar apenas as que quiser de início e depois ir comprando as outras.
 
0.0211 seg. NEW