Iniciar sessão ou registar-se
    • xpro
    • 7 fevereiro 2022

# 1

Boa tarde,
    Tenho uma dúvida quanto às mais-valias de venda de uma HPP e compra de outra.

Adquiri um apartamento em 2018 por 110.000 com impostos e fatura do piso intalado tenhos gastos de 6000€

Agora vendo por 180.000 e amortizo crédito de 85000.

Compro nova HPP por 320000 e peço crédito habitação de 260.000 sendo que reinvisto 60.000. O resto pretendo fazer obras mas pelo que percebi as obras na casa nova não podem ser deduzidas em IRS.

Posso durante os 36 meses seguintes a venda da minha hpp actual ir amortizando antecipadamente o crédito da nova HPP e os valores amortizados deixam de entrar no cálculo das mais valias?

Obrigado
  1.  # 2

Não.
  2.  # 3

Para não pagar mais valias a alternativa que tinha era investir 95 mil (180 da venda - 85 do crédito) e pedir empréstimo do restante. Assim vai sempre pagar mais valias.
    • xpro
    • 7 fevereiro 2022 editado

# 4

Posso pedir um crédito para obras para uma casa com 17 anos para capoto e caixilharia? Ou este tipo de crédito é apenas para imoveis com mais de 30 anos? Assim reinvestia os 95k na compra e pedia crédito obras de 25k. Ou isto também tem impacto nas mais valias este credito obras?
    Obrigado
  3.  # 5

Tem que ir a um contabilista e/ou colocar a questão no e-balcao das finanças e ir às Finanças em pessoa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xpro

0.0101 seg. NEW