Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    o
  2.  # 2

    9º : Actualizações anuais conforme valor legal
    10º Você começa por pedir a renda que bem lhe apetecer (agora se alguem vai pegar nela é outra história)
  3.  # 3


    9º Nos anos seguintes e de acordo com o preceituado no artigo 1077.º do CC, a renda será actualizada nos moldes legais.


    Significa que seguirá o ditado pela legislação em vigor, o que neste momento significa o NRAU.
  4.  # 4

    10º Este contrato de arrendamento convenciona o regime de renda livre.


    Renda livre significa que não é do temno das maravilhas das rendas condicionadas, herança dos tempos da 1ª República, Estado Novo e PREC.
  5.  # 5

    gostaria de saber se é legal ,aumentarem a renda da casa este ano
    é lei
    recebi uma carta em que dizia que conforme aviso nº16247/2009 (2ºserie) de 18.o9.2009 do ..........................
    instituto nacional de estatistica a renda de casa de que é inquilino aumentara 2euros mensais
    •  
      MRui
    • 6 janeiro 2010

     # 6

    Colocado por: luisvvRenda livre significa que não é do temno das maravilhas das rendas condicionadas, herança dos tempos da 1ª República, Estado Novo e PREC.

    Desde há 100 anos que todos os regimes fazem política social à conta dos senhorios/proprietários. O que acho estranho é ainda haver tanta gente com coragem para continuar a arrendar casas.
  6.  # 7

    Colocado por: elisabete f pintogostaria de saber se é legal ,aumentarem a renda da casa este ano é lei recebi uma carta em que dizia que conforme aviso nº16247/2009 (2ºserie) de 18.o9.2009 do instituto nacional de estatistica a renda de casa de que é inquilino aumentara 2euros mensais


    É legal, se da multiplicação do valor da sua renda anterior pelo coeficiente constante do dito aviso resultar uma diferença superior a 1,00€ .

    Posto isto, cumpre-me perguntar: já consultou o aviso supramencionado?
  7.  # 8

    ...pois e se contarmos c\ uma nova classe de arrendatários, aqueles que pagam as 2 primeiras rendas e depois deixam de pagar porque deixaram de gostar da côr das paredes, ou descobrem que a casa tem correntes de ar e só a intervenção da GNR os põe de lá para fora, issos faz de muitos senhorios rivalizar em coragem com o Egas Moniz...
  8.  # 9

    Eu perguntei pois vou ser arrendatário de uma casa pela primeira vez e o contrato tem esses 2 pontos.

    Será que posso discordar com o ponto de actualização de renda? O valor da actualização costuma ser muito?

    Mais uma vez obrigado
  9.  # 10

    Colocado por: mteles31Eu perguntei pois vou ser arrendatário de uma casa pela primeira vez e o contrato tem esses 2 pontos.

    Será que posso discordar com o ponto de actualização de renda? O valor da actualização costuma ser muito?

    Mais uma vez obrigado


    o senhorio pode sempre optar por não fazer actualizações da renda durante a vigência do contrato, e muitos não fazem. Não sei se essa alínea pode sair, mas creio que mesmo que saia e o senhorio deseje actualizar a renda, penso que pode pois mais abaixo no contrato poderá ler que no caso de conflito se aplica a lei geral...mas alguem talvez possa esclarecer mehor.

    Mas não se preocupe costuma ser da ordem de 2% se tanto (ao ano)...
  10.  # 11

    Colocado por: mteles31Será que posso discordar com o ponto de actualização de renda?

    Pode, claro. Mas se o senhorio discordar da sua discordância, não fazem o contrato. Você vai procurar quem lhe arrende sem aumentar a renda, ou noutras condições, o senhorio vai procurar quem aceite as dele.


    O valor da actualização costuma ser muito? Mais uma vez obrigado


    Valor definido anualmente, mediante publicação pelo INE do Indice de Preços ao Consumidor, vulgarmente designado por inflação.
 
0.0130 seg. NEW