Colocado por: Rogerio GoncalvesColocado por: hfviegasNas imobiliárias o que me aborrece é que em 100.000 eles ganham 5000 mas se eu baixar para 90.000 a imobiliaria perde 500 eu perco 10.000 arredondando as coisas.
...e se aumentar para 110.000 a imobiliária ganha mais 500 e você 10.000, arredondando também ;)
Pode criticar a % que aplicam, mas o método parece-me o mais correcto :D
http://montedoregato.blogspot.com
o grande impulsionador deste melhoramento, acho antes que é uma conjugação de factores de todos eles: juros a baixar, preços das casas mais razoáveis, menos speculação, maior e melhor regulação, que resulta nisto - aos poucos começamos a sentir que comprar casa vale de novo a pena neste momento.
Arrendar é interessante mas a mim particularmente dá-me uma sensação de instabilidade, de pouca consistência porque não é a minha casa. Porque estou a pagar por algo que nunca será minha propriedade e porque continuarei a ser um homem sem terra, sem nada.São opções. Por outro lado, não teve os custos associados. Já não falo dos indirectos - quem compra uma casa fica quase que amarrado a uma zona geográfica...
Se comprar casa é considerado como investimento financeiro unica e exclusivamente, acho que dará um retorno interessante - a casa dos meus pais que custou há 20 anos 3.000contos (15.000 euros) hoje vender-se-ia facilmente e a preço justo por 21.000 contos (105.000 euros). Não há PPR nem depósito a prazo que renda isto.
Não há PPR nem depósito a prazo que renda isto.
Colocado por: hfviegasColocado por: Rogerio GoncalvesColocado por: hfviegasNas imobiliárias o que me aborrece é que em 100.000 eles ganham 5000 mas se eu baixar para 90.000 a imobiliaria perde 500 eu perco 10.000 arredondando as coisas.
...e se aumentar para 110.000 a imobiliária ganha mais 500 e você 10.000, arredondando também ;)
Pode criticar a % que aplicam, mas o método parece-me o mais correcto :D
http://montedoregato.blogspot.com
Só que nunca conheci nenhuma imobiliária que aconcelha-se o vendedor a aumentar o preço pois assim dá-lhe mais trabalho vender, ou seja a sua lógica nunca acontece.
luisvv, pode dizer o contrário, mas seja mais concreto. Diga-me como me compensa mais estar a pagar um arrendamento, e ter despesas com uma casa que não me pertence, por exemplo.
Diga-me que mais vale guardar o dinheiro num depósito a prazo porque o juro será mais compensatório; e que será mais compensatório este depósito a prazo do que investir num imóvel. Eu pessoalmente acho difícil e não acredito.
Daqui até há reforma, se fosse a minha reforma - daqui a sensivelmente 30 anos certamente o que paguei pela casa em termos de prestação mensal e valor total pago à banca incluindo juros, imi, imt, etc. os custos que o luisvv sempre refere e bem, como as despesas na aquisição de casa, ser-me-á largamente compensado.
O juro vai aumentar e depois? É a natureza do mercado financeiro.
As avaliações mais baixas feitas pelos bancos, contribuirão para a redução dos preços de vendas das casas. Tem razão. Não tem mal nenhum, se as casas como todos dizemos "à boca cheia" estavam sobrevalorizadas e o crédito da casa dava para comprar a casa, o carro, os electrodomésticos.Se calhar os bancos estão a avaliar por baixo da nossa vontade mas não da realidade logo esta notícia do CM podia antes ler-se "bancos colocam avaliações das casas a valores mais realistas".
Colocado por: CMartina do meus pais está paga e vale 100 vezes mais do que valia quando eles a compraram!Se:
Colocado por: CMartina casa dos meus pais que custou há 20 anos 3.000contos (15.000 euros) hoje vender-se-ia facilmente e a preço justo por 21.000 contos (105.000 euros)o ganho é de 7x e não de 100. :-)
Colocado por: CMartinFiz as contas e dei como exemplo a casa dos meus pais. E acrescento ainda, enquanto os que gostam/preferem arrendar hoje continuam a pagar a casa (e até ao fim dos seus dias), a do meus pais está paga e vale 100 vezes mais do que valia quando eles a compraram!.
Colocado por: CMartinFiz as contas e dei como exemplo a casa dos meus pais. E acrescento ainda, enquanto os que gostam/preferem arrendar hoje continuam a pagar a casa (e até ao fim dos seus dias), a do meus pais está paga e vale 100 vezes mais do que valia quando eles a compraram!.
luisvv, há muita gente que não vai aguentar a subida de juros. Há muita gente que não vai aguentar o emprego. Há muita gente que vai saír do País. Há muita gente que vem viver para Portugal. Há muita gente que vai abrir negócio próprio. Há muita gente a quem está a acontecer e acontece muita coisa, coisas más e coisas boas. - Visão poética da questão apenas para lhe dizer "that's life!". Não vamos por aí que a subida de juros não é fatalidade, é desagradável mas não fatalidade!
Colocado por: luisvv...outros nem se apercebem do que aí vem.
Bom, penso que comprar casa ou arrendar é um pouco como casar ou viver juntos. E cada uma escolhe o que acha que lhe faz sentir confortável.
Eu comprei casa (e casei) porque, e não pensando em termos de investimento, quero um lar para a minha família. É este o nosso lar.(..)
Em termos de investimento acaba a primeira casa por servir de pé-de-meia. Se não precisar de o vender nunca -ficará como o pé de meia para o meu filho.