Colocado por: luisvvSimplesmente tentei explicar-lhe que como "pé-de-meia", a longo prazo, não é de forma alguma a opção mais rentável.Admitamos a seguinte hipotese:
Colocado por: mafgodPerdoem-me quem não goste de matmática :-)
Agora, se eu tiver o dinheiro do valor da casa em minha posse, provavelmente mais vale investir noutros negócios e pagar uma renda.
Colocado por: CMartinE voltando às acções - para de novo encarar a compra de casa apenas como investimento financeiro - nos EUA (onde começou a crise do mercado imobiliário, se não toda a crise) a compra de casa ainda rendeu 2.5% mais do que o investimento em acções. Em Portugal não sei portanto não comento.
Em relaçãos aos valores nominais e reais, o nosso salário tem vindo a aumentar em termos nominais, mas em termos reais não é maior do que o salário que auferiamos há 30 anos atrás.É mais ou menos isto que se diz.
Mas, na realidade, temos uma qualidade de vida e um poder de compra muito superior ao que tinhamos hà 30 anos atrás. (Estou a generalizar).portanto poucas são as pessoas que pensam em termos nominais e reais mas muitas são as que sentem as melhorias nos bolsos. Não sei se estou a ser um pouco básica mas continuo - E quando vendemos/alugamos uma casa na qual investimos há anos atrás, é precisamente o mesmo que acontece - em termos reais podemos ter ganho pouco mas em termos nominais rende-nos presentemente bastante mais!
Não vou falar em pessoas e balões de oxigènio, existem os extremos em todas as suas vertentes e não por culpa da subida de juros, eu diria antes que a perda de emprego ou uma incapacidade isso sim, são perigosos porque nos retiram o poder de cumprir as nossas obrigações. A taxa de juro não faz isso por ela própria.
Colocado por: mafgod Em resumo, para a maioria, que pede dinheiro ao banco para compra de casa, penso que, bem feitas as contas, compensa mais do que alugar (a diferença do E pela renda é pequena).
Agora, se eu tiver o dinheiro do valor da casa em minha posse, provavelmente mais vale investir noutros negócios e pagar uma renda.
Colocado por: luisvvDesvaloriza assim uma das vantagens de R - a flexibilidade.Para quem tem filhos a flexibilidade fica um pouco condicionada :-) e em caso de extrema necessidade, sempre se pode vender essa e comprar outra noutro lado.
Colocado por: mafgodPara quem tem filhos a flexibilidade fica um pouco condicionada :-) e em caso de extrema necessidade, sempre se pode vender essa e comprar outra noutro lado.
O que se passa é que R normalmente até é maior que E porque quem aluga também tem uma despesa de E' e não pretende ficar a perder...
Colocado por: MRuiPara quem não for especialista na matéria, a bolsa é uma autêntica roleta russa. Pode-se ganhar muito em pouco tempo, mas também se pode perder muito em pouco tempo.