Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Luisvv, Olá,
    Lembro-me de há tempos ter discutido consigo esta questão das vendas de casas, e dada a situação naquela altura – a dificuldade na venda das casas pelos proprietários devido à crise, aumentada pela taxa de juro altíssima, etc. eu dizer-lhe que as taxas iam baixar para impulsionar de novo o mercado de habitação. É o que está a iniciar-se ou a acontecer de novo neste preciso momento: o impulso.
    Digo-lhe mais até: Só não compra casa quem não pode (ou então quem tenha uma forma alternativa de vida para quem não ter casa nada signifique). Um bem imobiliário é sempre um bem, em vida é o lar da família, e será a herança que deixaremos para os filhos. Nessa mesma perspectiva – só não compra quem não pode – mas também só vende a 40% abaixo do preço (real) quem esteja com a corda na garganta. Por isso mesmo, e nisto concordo consigo, „não devem ser muitos os imóveis com resduções dessa ordem“, que as pessoas não são totalmente parvas.
    •  
      MRui
    • 7 janeiro 2010

# 2

Colocado por: CMartinÉ o que está a iniciar-se ou a acontecer de novo neste preciso momento: o impulso.

Não gosto de ser desmancha-prazeres, mas veja-se o CM de hoje para se perceber o impulso que os bancos estão a dar...
      Screen shot 2010-01-07 at 5.46.37 PM.png
  2.  # 3

Os bancos, com a medida de “baixarem” o valor das casas – esse título da notíca do Correio da Manhã, - estão a tentar diminuir o seu risco. Penso que deve ler –se que estão a emprestar abaixo da avaliação, 80% por ex. quando antes emprestavam a 100% ou até mais de 100%.
    Os bancos não estão a baixar o preço das casas – estão a baixar o valor da avaliação para se poderem “defender” de futuros incumprimentos.
    Não foi desmancha prazeres porque em nada contraria o que eu disse anteriormente. São até coisas diferentes.
    •  
      MRui
    • 7 janeiro 2010

# 4

O título diz: "Bancos baixam valor das casas", reforçado com um sub-título/splash: "Preços sob pressão".

São mesmo os preços e não a avaliação.
  3.  # 5

no outro lado os bancos querem é mais valor de hipotecas, ironizando o que não é para ironizar

não gostei foi de terem gelado jesus, ai ai
    •  
      MRui
    • 7 janeiro 2010

# 6

Colocado por: Fernando Gabrielnão gostei foi de terem gelado jesus, ai ai

Eu fiquei verdadeiramente chateado foi com a Cinha e a Mituxa terem de pagar 4 mil euros.
  4.  # 7

Colocado por: MRui
    Colocado por: Fernando Gabrielnão gostei foi de terem gelado jesus, ai ai

Eu fiquei verdadeiramente chateado foi com a Cinha e a Mituxa terem de pagar 4 mil euros.

pois, porque é que será? :) até vou ver ao site agora fiquei curioso.

já vi é por difamação...:)
  5.  # 8

MRui, Os bancos não têm o poder para baixar o valor das casas, pelo menos assim, directamente.
    Eu interpreto esse título como sendo: os bancos emprestam abaixo do valor pedido para a compra – ou seja, até abaixo da avaliação.
    Eu disse que eram coisas diferentes - o que eu disse em relação ao impulso à compra de casa e esta notícia sobre os bancos baixarem os valores-porque, repare:
    Eu posso estar a vender uma casa por 100mil. O banco avalia-a por 80mil, imaginemos, e empresta apenas 80% desses 80mil (quando antes emprestava os 100% dos 100mil, nem que fôsse 80mil para crédito habitação e 20mil para obras). Hoje em dia , e depois do que aconteceu com os créditos para habitação e outros créditos, o banco tenta garantir que só empresta a quem pode cumprir o crédito mas, e, se houver incumprimento, que o banco fique com uma casa em mãos que não esteja mais cara do que a avaliação. Os bancos estão a defender-se.
    Continuarão a vender-se casas, obviamente, recorrendo ao crédito para habitação, mas, agora os bancos fazem-no de forma mais "restrita" ou "regulada" se preferir, do que antes.
  6.  # 9

Colocado por: CMartinÉ o que está a iniciar-se ou a acontecer de novo neste preciso momento: o impulso.

Acha ? Tem estado atenta a estas questões ?

Digo-lhe mais até: Só não compra casa quem não pode (ou então quem tenha uma forma alternativa de vida para quem não ter casa nada signifique).

Exactamente. O "problema" (ou a solução...) é que cada vez são mais os que não podem. Como frequentadora diária do portal já terá percebido que há algum tempo que os valores de avaliação estão a baixar, e que já não se fazem créditos a 100% do valor da avaliação...

Um bem imobiliário é sempre um bem, em vida é o lar da família, e será a herança que deixaremos para os filhos.

Já discutimos isso noutro tópico. O seu raciocínio está formatado pelo dogma da valorização constante do imobiliário, e ignora os custos de propriedade, bem como os custos de oportunidade (o rendimento perdido por via da decisão de investir no imobiliário, p.ex).
    Para ter uma noção, descontado o efeito da inflação, a valorização do imobiliário nos últimos 25 anos (salvo erro, confirmo depois) andou pouco acima dos 2,5%, sem ter em conta os custos de propriedade (impostos, manutenção, etc).
    No mesmo período, tem diversas outras formas de investimento com rendimento largamente superiores. Mesmo na perspectiva de legado, seria mais vantajoso investir numas acçõezitas, ou algo semelhante...

Nessa mesma perspectiva – só não compra quem não pode – mas também só vende a 40% abaixo do preço (real) quem esteja com a corda na garganta. Por isso mesmo, e nisto concordo consigo, „não devem ser muitos os imóveis com resduções dessa ordem“, que as pessoas não são totalmente parvas.

Eu diria que, mais do que não quererem, as pessoas não podem vender, o que é um pouco diferente. Neste momento, a maioria das casas compradas nos últimos 8 anos com recurso a crédito é praticamente invendável - o valor das hipotecas ainda é muito próximo do valor de aquisição. Por outro lado, confrontadas com a dificuldade para suportar as prestações as pessoas fazem um esforço, que se revelará inútil daqui a 1 ano, quando os juros voltarem a subir.
  7.  # 10

Colocado por: CMartinOs bancos, com a medida de “baixarem” o valor das casas – esse título da notíca do Correio da Manhã, - estão a tentar diminuir o seu risco. Penso que deve ler –se que estão a emprestar abaixo da avaliação, 80% por ex. quando antes emprestavam a 100% ou até mais de 100%. Os bancos não estão a baixar o preço das casas – estão a baixar o valor da avaliação para se poderem “defender” de futuros incumprimentos. Não foi desmancha prazeres porque em nada contraria o que eu disse anteriormente. São até coisas diferentes.

Hoje em dia , e depois do que aconteceu com os créditos para habitação e outros créditos, o banco tenta garantir que só empresta a quem pode cumprir o crédito mas, e, se houver incumprimento, que o banco fique com uma casa em mãos que não esteja mais cara do que a avaliação. Os bancos estão a defender-se. Continuarão a vender-se casas, obviamente, recorrendo ao crédito para habitação, mas, agora os bancos fazem-no de forma mais "restrita" ou "regulada" se preferir, do que antes.

Cara cmartin: a compra de casa é feita, na quase totalidade com recurso ao crédito. A redução dos valores de avaliação resulta na redução do preço dos imóveis (nos casos em que isso é possível) ou na redução dos imóveis vendidos. O resultado não é um "impulso" para a venda, pelo contrário. É uma efectiva diminuição do valor e nº de imóveis vendidos, só mitigada pela manutenção dos juros ao nível mais baixo de sempre - situação que obviamente não durará muito mais tempo.

Ora da junção disto e mais umas coisitas avulsas resulta a efectiva desvalorização do património imobiliário.
    • naar
    • 7 janeiro 2010 editado

# 11

Colocado por: luisvvExactamente. O "problema" (ou a solução...) é que cada vez são mais os que não podem. Como frequentadora diária do portal já terá percebido que há algum tempo que os valores de avaliação estão a baixar, e que já não se fazem créditos a 100% do valor da avaliação...

No meu caso a minha moradia sofreu uma desvalorização de aprox. 9%.

Inicialmente foi avaliada em 420.000,00 e agora foi avaliada por 382.000,00.

Por vezes ouve-se falar em desvalorizações de 20% ou 30%, mas tenho as minhas dúvidas se essas não serão acordadas com os bancos, que desta forma conseguem reduzir os riscos dos empréstimos concedidos.
    •  
      MRui
    • 8 janeiro 2010

# 12

Colocado por: naarInicialmente foi avaliada em 420.000,00 e agora foi avaliada por 382.000,00.

Quem fez essas avaliações?
    • naar
    • 8 janeiro 2010

# 13

Colocado por: naarInicialmente foi avaliada em 420.000,00 e agora foi avaliada por 382.000,00.

Quem fez essas avaliações?

Empresa de peritagens/avaliações a pedido do Santander Totta, das duas vezes.
    •  
      MRui
    • 8 janeiro 2010

# 14

Colocado por: CMartinNão sei se me consegui fazer entender, mas se alguém tiver um exemplo concreto duma casa nessas condições que a Remax esteja a vender, que antes custava x e agora está à venda por x-70%, conseguissemos chegar a conclusões mais concretas.
    Alguém tem?
      Screen shot 2010-01-06 at 6.43.30 PM.png
    • naar
    • 8 janeiro 2010

# 15

Colocado por: CMartinNão sei se me consegui fazer entender, mas se alguém tiver um exemplo concreto duma casa nessas condições que a Remax esteja a vender, que antes custava x e agora está à venda por x-70%, conseguissemos chegar a conclusões mais concretas.
    Alguém tem?
      Screen shot 2010-01-06 at 6.43.30 PM.png

Não sei onde é, mas ainda vou esmiuçar, :)

Se não fôr atrás do sol posto e não tiver inquilinos daqueles que nunca mais saiem, é de facto um super preço, nem que os quartos tenham 5m2 cada um!
    •  
      MRui
    • 8 janeiro 2010

# 16

Colocado por: naarSe não fôr atrás do sol posto

Acho que fica no centro de Lisboa. :-)
    • naar
    • 8 janeiro 2010

# 17

Já encontrei, é isto:

http://www.remax.pt/PublicListingFull.aspx?lKey=de11f36c-7010-49ed-9861-cf099f4b98a1&Index=25

Está a vender o terreno a estrutura da casa é oferta! :)

Se calhar inicialmente estava caro e agora ficou barato (ou se não houver ninguém interessado, continua caro :))
    •  
      MRui
    • 8 janeiro 2010

# 18

Sim, é essa. Agora atente-se à descrição da dita...

A moradia está em construção, mas... a licença está a pagamento.
      Screen shot 2010-01-08 at 1.56.17 AM.png
    • naar
    • 8 janeiro 2010

# 19

Colocado por: MRuiSim, é essa. Agora atente-se à descrição da dita...

A moradia está em construção, mas... a licença está a pagamento.
      Screen shot 2010-01-08 at 1.56.17 AM.png

Não sendo adivinho, vou tentar!

Começaram a restaurar/alterar/ampliar, apareceu a fiscalização, embargada, fizeram um projecto, gastaram dinheiro, ficaram sem dinheiro para as obras, passou tempo, a crise agravou a situação, entretanto chega a licença, já não têm dinheiro, têm que vender, tentam não perder muito, não aparece ninguém, estão mesmo aflitos, vendem por qualquer preço.

Qualquer semelhança com a realidade é pura ficção! Ou não.
  8.  # 20

mmmmm

0.0271 seg. NEW