Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Gostaria de vos pedir opinião sobre o melhor layout para a cozinha da nossa casa que se encontra em construção.
    Envio 3 opções que ponderei: 1 com uma zona de despensa e peninsula, a original e a opção 2 sem parede divisória no corredor, com ilha sem placa e a placa na bancada atras.

    Qual acham que funcionaria melhor? Ou se existe mais alguma solução que seja prática.

    Desde já muito obrigada pela ajuda
      cozinha.jpg
  2.  # 2

    Com a bateria de móveis altos, não precisa de despensa dedicada.
    Eu prefiro layout do meio.
    Concordam com este comentário: VCG, Djdasa
  3.  # 3

    e não previa bancos altos na peninsula, não faz sentido, tem ali a mesa ao lado. antes preenchia esse espaço com arrumação de apoio à mesa de refeições ( movel fechado, com portas).
    Concordam com este comentário: pguilherme
  4.  # 4

    A MLL tem de ficar junto do lava-loiças e não na peninsula.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasCom a bateria de móveis altos, não precisa de despensa dedicada.
    Eu prefiro layout do meio.
    Concordam com este comentário:VCG


    A ideia é que a zona da bancada traseira não tenha os móveis altos, apenas o frigorifico (americano e respetivo módulo onde encaixa), passando a placa da peninsula original para lá e ficando toda a zona de arrumação oculta, incluíndo microondas, torradeira e máquina de café.
  6.  # 6

    Cada um terá os seus gostos/ aspirações...
    Acho que a sua ideia não é a melhor.
  7.  # 7

    A ideia seria perceber se era funcional esta opção de acordo com estes exemplos
      IMG_3074.jpg
      IMG_3001.jpg
      IMG_3075.jpg
  8.  # 8

    vai cozinhar de costas!!? para quê? num casa dessas.

    eu adoro a minha peninsula com a zona de confecção... a luz a entrar pelo lado, e se quiser estar a dialogar com o pessoal na sala, estou,ainda consigo dar uma olhada na TV. Em dias de festas, estou a cozinhar e as pessoas em redor, tudo na cavaqueira e na partilha de uns drinks e acepipes...
  9.  # 9

    MW, debaixo de bancada!? Isso não é pratico. Deve estar sempre acima da linha de bancada.

    eu a Torradeira e o jarro electrico, dois utensílios que uso muito, estão sempre ao lado da placa vitroceramica. Na zona de confecção/ preparação. perto do exaustor.
    Por isso a solução inicial,, com a parede de lado, funciona sempre, para ter esses elementos e as respectivas tomadas electricas ali.

    Podem lá ficar, sem ficar com ar desarrumado. A cozinha é para ser prática e funcional.
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradasvai cozinhar de costas!!? para quê? num casa dessas.

    eu adoro a minha peninsula com a zona de confecção... a luz a entrar pelo lado, e se quiser estar a dialogar com o pessoal na sala, estou,ainda consigo dar uma olhada na TV. Em dias de festas, estou a cozinhar e as pessoas em redor, tudo na cavaqueira e na partilha de uns drinks e acepipes...


    É isso que me deixa ainda indecisa... a localização da placa. Digo isto porque por mais cuidado que que se tenha, salpica sempre algo quando estamos a cozinhar e preferia que não salpicasse na peninsula/ilha. Tambem gosto da ideia de estar em reunião em pleno openspace e daí a minha 2ª opção, retirando a parede lateral e ficando ilha em vez de península
  11.  # 11

    Colocado por: MariaTsalpica sempre algo quando estamos a cozinhar e preferia que não salpicasse na peninsula/ilha.


    Está enganada, não é assim tão mau como pensa, ainda mais tendo uma peninsula com cerca de 90cm de profundidade ( a minha tem 70cm.), raras serão as vezes que tenho de ir limpar um ou outro salpico de gordura ao lado da sala, e no lado da sala.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MariaT
  12.  # 12

    Colocado por: MariaTTambem gosto da ideia de estar em reunião em pleno openspace e daí a minha 2ª opção, retirando a parede lateral e ficando ilha em vez de península

    Deixe estar a parede, pois ccria ali um espaço mais abrigado, em relação ao acesso e à Is de serviço que está logo ali.

    eu acho que não está a imaginar convenientemente o espaço.
    A solução inicial/ original, parece-me a mais acertada.
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradas
    Deixe estar a parede, pois ccria ali um espaço mais abrigado, em relação ao acesso e à Is de serviço que está logo ali.

    eu acho que não está a imaginar convenientemente o espaço.
    A solução inicial/ original, parece-me a mais acertada.


    A minha dificuldade prende-se em não ter imagens do aspeto real, além disso, acho que a parede bloqueia a ideia de openspace que ideializei para a casa
  14.  # 14

    A despensa pode ser muito útil e adequada a determinados tipos de utilização e com determinados pressupostos.
    Como tem, vai criar um grande volume de ocupação, para um ganho de 2 móveis. Pessoalmente, não o faria.

    Se correr tudo a bancada vai ficar com muitas bancadas (que provavelmente não dará uso ou ficarão a acumular "tralha") e poucos móveis altos, que oferecem mais espaço para arrumação, seja de despenseiro, seja para utensílios.

    Também optaria pela ilha e bancada do lavatório junto à janela. Atrás da ilha, como não tem janela, colocaria só móveis altos, onde colocaria o forno e MO numa altura agradável.

    Reforçando o que o Pedro disse, os salpicos na placa não costumam ser assunto. Raramente saltam para além da própria placa. E a MLL sempre ao pé do lavatório (que será uma bancada mais de "sujos").
    A ilha sem cadeiras e com arrumação de apoio à zona de refeições, sem dúvida.

    Quanto à parede não tenho opinião, aproveito apenas para referir que existem tomadas de bancada, permanentes ou que se ocultam, pelo que, só para esse efeito, não é preciso parede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MariaT
  15.  # 15

    Eu prefiro a opção 2, com a ilha "limpa"; principalmente se for para usar para refeições rápidas.

    E não se esqueça também que a placa ali terá que ter um exaustor, ou comprar uma com exaustor incorporado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MariaT
  16.  # 16

    além de preferir a solução original, ainda tentaria maneira de alterar a porta na Is serviço, de correr, para de abrir.
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradasalém de preferir a solução original, ainda tentaria maneira de alterar a porta na Is serviço, de correr, para de abrir.

    a IS de serviço vai alterar, com a deslocação da porta mais para a direita e a mudança do lavatorio para a esquerda, por forma a encaixar uma base de duche do lado esquerdo. Não nos fazia sentido numa casa de raiz não incluir uma casa de banho completa no r/c para a eventualidade de haver necessidade da utilização do escritório como quarto, evitando ter de subir escadas.
    Concordam com este comentário: lpetinga
 
0.0175 seg. NEW