Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bem hajam!

Na casa que estou a remodelar, tive de arrancar todos os azulejos do chão, ou porque estavam "ocos", desnivelados entre zonas, ou mesmo para mudar algumas canalizações. Assim, numas zonas tenho a laje a descoberto, noutras ficou pela camada de cimento cola, ficando algo irregular na sua plenitude.

Existe algum tipo de argamassa/betonilha pré-preparada que aconselhem, para fazer um massame novo por cima a fim de regularizar o chão e ficar apto a ser revestido com cerâmica? Digo pré-peparada visto que em teoria será mais fácil de suprir os erros na mão-de-obra...

Isto é um projecto DIY, por isso não tenho engenheiros ou fiscais a quem recorrer para colocar esta dúvida, ficando eu muito grato a toda a ajuda possível =D

Cumpts
  2.  # 2

Qual a altura que pretende preencher?
  3.  # 3

Eu ando a fazer o mesmo e tenho o mesmo problema. Ate acho que o cimento que está por baixo da cola está todo podre pelo que vou arrancar tudo e acentar outro chão para depois aplicar flutuante vinílico. Assim fica logo todo nivelado.
  4.  # 4

Colocado por: sergioemsQual a altura que pretende preencher?

esse é um pormenor que me está a lixar também... lol... no antigo solo acabado, tinha um pé direito de 2,58mt. Agora vou necessitar de subir um pouco a altura, mas como também pretendo colocar tecto falso, a altura disponível começa a ser um problema. Porque, se equacionar tirar 10cm para o tecto falso, já só me sobram 2,48mt, não posso subir o desejável no chão: 5-7cm. Daí que, no máximo terei de fazer com uns 4cm de altura :S
  5.  # 5

Mas com 4cm consegue fazer betonilha sem problemas.
  6.  # 6

Óptimo! =D
    Algum produto que aconselhe? Ou alguma dica para fazer a prepararação em obra?
    • RMPG
    • 8 fevereiro 2022

# 7

Argamassa autonivelante secil tec ou algo do genero penso que lhe pode ajudar---
  7.  # 8

Colocado por: R3volutionÓptimo! =D
    Algum produto que aconselhe? Ou alguma dica para fazer a prepararação em obra?

Indique-me por favor as medidas da área que pretende colocar betonilha. Alguma vez viu fazer? Sabe o que são mestras? Para lhe dar então uma ajuda.
  8.  # 9

Colocado por: RMPGArgamassa autonivelante secil tec ou algo do genero penso que lhe pode ajudar---

Um autonivelante não creio ser o mais indicado, pq a espessura do enchimento ainda é relevante...
    Concordam com este comentário: RMPG
  9.  # 10

Colocado por: sergioems
    Indique-me por favor as medidas da área que pretende colocar betonilha. Alguma vez viu fazer? Sabe o que são mestras? Para lhe dar então uma ajuda.

São cerca de 50m², onde vou ter que encher os tais cerca de 4cm no máximo (ou menos se possível) - no ponto mais elevado.
    Sim, sei como fazer as mestras ;)

O estado do piso actualmente é o seguinte:

Trata-se desse espaço todo + uma sala à direita, ou seja, é em forma de L
  10.  # 11

Menos de 4cm não é recomendado. Senão tem que colocar aditivos na betonilha.

O melhor material que eu recomendo para quem não está habituado a fazer muito disto é a ARP16 betonilha da cimpor. É para mim uma betonilha fácil de trabalhar. Vem em saco de 25 kg e o preço ronda para ai os 2,20€/2,30€ o saco.

Depois é fazer as mestras e sarrafear.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: R3volution
  11.  # 12

É piso térreo? Se for, aproveite para fazer o desacoplamento da betonilha à base existente (Impactodan 5mm por exemplo).
  12.  # 13

Colocado por: Vítor Magalhãesdesacoplamento da betonilha à base existente (Impactodan 5mm por exemplo).

Realmente é uma tema qua ainda não vi bem explicado. Quando fazer esse desacoplamento.

Por um lado, muitas discussões assumem o pressuposto de piso radiante (o que "nem sempre" é para aplicar), por outro, às vezes já existe xps por baixo. Acresce que já não percebo se, com desacoplamento, continua (ou) não a ser necessário cortes para evitar fissuração.
  13.  # 14

Sugeri o Impactodan por ser resistente à humidade e proporcionar algum conforto térmico apesar da pouca espessura que neste caso é uma limitação da obra. Isto obviamente tratando-se de um piso térreo e sem qualquer tipo de isolamento ou impermeabilização entre o solo e a laje.
  14.  # 15

Colocado por: Vítor MagalhãesÉ piso térreo? Se for, aproveite para fazer o desacoplamento da betonilha à base existente (Impactodan 5mm por exemplo).

É e não é... na foto consegue identificar aquela primeira linha horizontal me baixo, que separa duas alturas diferentes. Dessa linha para baixo é uma laje, com cave em baixo - em vigotas e abobadilhas de cimento. Da linha para cima, aí sim, é piso térreo.

Tendo em conta esta conjuntura, recomenda ainda o uso da Impactodan?

Esse desacoplamento da base inferior, não torna mais frágil o novo massame?
  15.  # 16

Colocado por: sergioemsMenos de 4cm não é recomendado. Senão tem que colocar aditivos na betonilha.

O melhor material que eu recomendo para quem não está habituado a fazer muito disto é a ARP16 betonilha da cimpor. É para mim uma betonilha fácil de trabalhar. Vem em saco de 25 kg e o preço ronda para ai os 2,20€/2,30€ o saco.

Depois é fazer as mestras e sarrafear.

O preço parece-me comportável, vou dar uma olhadela...

Eu até estava a pensar usar fibras na mistura, tipo Sikafiber, para colmatar alguma fragilidade tendo em conta a pouca espessura... o que acha?
  16.  # 17

Colocado por: R3volutionEsse desacoplamento da base inferior, não torna mais frágil o novo massame?

se garantir os 40mm de espessura não deve ter problema.

Colocado por: R3volutionÉ e não é... na foto consegue identificar aquela primeira linha horizontal me baixo, que separa duas alturas diferentes. Dessa linha para baixo é uma laje, com cave em baixo - em vigotas e abobadilhas de cimento. Da linha para cima, aí sim, é piso térreo.

Tendo em conta esta conjuntura, recomenda ainda o uso da Impactodan?

Não tem fotos.
    O uso da betonilha não aderida/desacoplada também faz sentido se a base tiver zonas com materiais diferentes e comportamentos diferentes.

0.0215 seg. NEW