Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Com as falcatruas que os fornecedores de energia andam a fazer na facturação de 2022, nomeadamente a Gold Energy, em que o que vi me deixou perplexo e completamente estarrecido com a desonestidade (leia-se ladroagem) dessa entidade. Apesar de não constar no print aviso desde já que o €/kWh aumentou 6,5%, mas dessa já eu estava à espera. O que não estava à espera era que depois do Governo ter decretado a redução da taxa de acesso às redes, o que resultou no meu caso numa redução de cerca de 43%, a Gold Energy tenha decidido aumentar a potência contratada em 124% (a gestão deve ter achado que era uma medida fantástica de cobrar receitas adicionais, o pacóvio do tuga não vai dar por ela). Depois de ligar para eles o imbecil que me atendeu ainda me tentou dizer que estava a pagar menos (0.5427/dia vs 0,59647/dia) 😡. Vejam a vossa factura, reclamem e não deixem que vos levem por lorpas.
    Se o vosso fornecedor não entrou neste tipo de esquemas digam-me, pois possivelmente fica a ganhar novo cliente.

Entretanto, estava a ver a SU eletricidade e na tarifa bi-horária parecia-me interessante, comparativamente com os restantes. O que se passa é que não compreendo muito bem o significado desta cláusula:

"Os clientes de eletricidade podem fazer um contrato na SU ELETRICIDADE quando:
    -têm um contrato ativo de eletricidade, em baixa tensão normal (BTN), em seu nome para o local de consumo em questão:
    *e comercializador não disponibiliza tarifa equiparada à tarifa regulada
    *e comercializador recusa fornecer a tarifa equiparada à tarifa regulada"

Isto quer dizer que caso não disponibilizem o preço igual à SU tenho direito a mudar para SU? O que significa equiparada? Igual, diferente mas pouco????
      272209917_5111267178907592_3039702994124146449_n.jpg
  2.  # 2

Se quiser aderir à Galp... pago 30 ctms por dia.
    E para o meu caso, para o perfil de consumos que tenho ainda é a que me compensa mais em bi horario.

Caso queira, com código de amigo 15 euros de bônus luz, ou 30 euros se for luz e gas.
    Se não gostar olha.. pode trocar quando quiser :P

g-4115918622
  3.  # 3

Apresentei reclamação idêntica à EDP... basicamente responderam , a electricidade está cara, aguente-se, e a ERSE respondeu por cima indicando que e verdade, a electricidade aumentou e que se discorda-se do que a EDP respondeu que fosse pra tribunal... BRILHANTE.

"Recebi no passado dia 18/11/2021 a Actualização das Condições Contratuais (Contrato 160803533946), onde era indicado que a partir de 01/01/2022 as novas tarifas seriam Energia: 0.1510€/KWh e Potência: 0.5841€/Dia, sendo que este valor de acordo com as condições gerais do serviço é composto pela tarifa de acesso às redes (TAR) e os custo comerciais da EDP (EDP), desta forma os valores à data da comunicação seriam compostos da seguinte forma Energia: (TAR) 0,0786€ + (EDP)0,0724€ = 0,1510€ , e Potência: (TAR) 0,4754€ + (EDP) 0,1087€ = 0,5841€ .

Uma vez que após esta comunicação, a 15 de Dezembro foram publicadas pela ERSE novas tarifas para o Acesso à rede para 2022, e também de acordo com as condições gerais do serviço "o preço pode ser alterado no caso de alteração às tarifas publicadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) , quer seja ao seu valor ou à própria estrutura tarifária, nomeadamente pela sua recomposição ou introdução de novos componentes" .
    Desta forma os valores correctos a ser aplicados a partir de 01/01/2022 seriam para a Energia: (TAR) 0,034€ + (EDP)0,0724€ = 0,1064€, e Potência: (TAR) 0,2712€ + (EDP) 0,1087€ = 0,3799€ .

No entanto foram facturados os valores de 0,1510€ e 0,5841€ respectivamente, sendo que dessa forma a EDP não só aumentou o custo comercial da Energia como também absorveu para si completamente a redução nos custos de tarifas de acesso à rede, sendo que de acordo com as condições estas alterações devem ser reflectidas directamente nos valores a facturar ao cliente, sejam no caso de aumento, como no caso de redução.

Solicito rectificação desta situação e/ou esclarecimento se efectivamente aumentaram os custo comercial da energia que cobram ao cliente em mais de 50%, quando comunicaram um aumento de cerca de 4,6%, situação esta que não se verificou em outros operadores de energia . "
  4.  # 4

Colocado por: taunus

"Os clientes de eletricidade podem fazer um contrato na SU ELETRICIDADE quando:
    -têm um contrato ativo de eletricidade, em baixa tensão normal (BTN), em seu nome para o local de consumo em questão:
    *e comercializador não disponibiliza tarifa equiparada à tarifa regulada
    *e comercializador recusa fornecer a tarifa equiparada à tarifa regulada"

Isto quer dizer que caso não disponibilizem o preço igual à SU tenho direito a mudar para SU? O que significa equiparada? Igual, diferente mas pouco????

Basicamente o que tem de procurar na fatura as linhas em que é obrigatório falar da tarifa regulada. Por exemplo:

Relativamente ao Mercado Regulado o seu tarifário apresenta um encargo suplementar de 0,22 €
    (A Cashback Power não tem disponíveis tarifários com condições equiparáveis ao mercado regulado)

Qualquer comercializador tem de ter um texto parecido. Se indicar que não tem tarifa equiparável ao mercado regulado, pode mudar para a SU. Se por acaso tiver (o que são poucos), pode passar para a tarifa regulada dentro do mesmo comercializador, com o mesmo preçário que na SU.

Quanto ao preço da energia, foi uma política adotada por vários comercializadores carregar na potência contratada em vez do kWh. Os custos de aquisição estão elevadíssimos, e por algum lado precisavam de aumentar os preços para se aguentarem. O preço do kWh dá muito nas vistas, logo devem ter feito um balanço do cliente médio e das descidas da TAR na potência para chegar a esses valores. Vi que por exemplo na Meo Energia fizeram igual. Com o preço da tarifa regulada a servir de "limitador" apelaram à criatividade. Podemos não gostar mas não tem nada de ilegal desde que tenha sido notificado antecipadamente. As TAR a vigorar em 2022 já se sabiam antes no final de 2021, logo ao anunciarem as tarifas para o novo ano já estavam a contabilizar todos esses fatores.

0.0101 seg. NEW