Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Comprei recentemente moradia e os anteriores donos entregaram-me alguma documentação, incluindo o Certificado Energético.
    A casa tem uma classe energética B e é bastante eficiente no aquecimento (+39%) e na água quente sanitária (+59%) mas é muito ineficiente no Arrefecimento Ambiente.

163% menos eficiente que a referência

Nas várias páginas do certificado não encontro nenhuma informação sobre o que fazer para tornar a casa mais eficiente no verão/arrefecimento ambiente (a verdade é que ela é extremamente quente), apenas propõem instalação de caldeira de condensação para aquecimento (passando assim para classe energética A).

Alguém tem alguma ideia do que é suposto colocar na casa para que esta seja mais fresca e eficiente (idealmente sem ar condicionado)?
  2.  # 2

Colocado por: jvieira1984Nas várias páginas do certificado não encontro nenhuma informação

Esqueça o CE, só serve para cumprir legislação, na prática não serve para porra nenhuma.

Colocado por: jvieira1984Alguém tem alguma ideia do que é suposto colocar na casa para que esta seja mais fresca e eficiente

Isolamento.
    Dependendo da situação, as soluções podem ser várias
  3.  # 3

Colocado por: jvieira1984Comprei recentemente moradia e os anteriores donos entregaram-me alguma documentação, incluindo o Certificado Energético.
    A casa tem uma classe energética B e é bastante eficiente no aquecimento (+39%) e na água quente sanitária (+59%) mas é muito ineficiente no Arrefecimento Ambiente.

163% menos eficiente que a referência

Nas várias páginas do certificado não encontro nenhuma informação sobre o que fazer para tornar a casa mais eficiente no verão/arrefecimento ambiente (a verdade é que ela é extremamente quente), apenas propõem instalação de caldeira de condensação para aquecimento (passando assim para classe energética A).

Alguém tem alguma ideia do que é suposto colocar na casa para que esta seja mais fresca e eficiente (idealmente sem ar condicionado)?

Estamos em 2022, já é do conhecimento geral que o certificado energético serve para ZERO.
    A sua única utilidade é encher os bolsos a algumas pessoas e empresas que nasceram por aí.

Eu na compra de imóvel nem olho para o certificado.
    Concordam com este comentário: joaopiresx
  4.  # 4

Também não olhei para o certificado mas a verdade é que é algo que está nas listagens das vendas e que mexe com o valor da casa, por isso não é tão insignificante.

Como daqui a uns anos planeio vender a casa, naturalmente que me interessa optimizar tudo, especialmente porque ainda me posso candidatar ao apoio do Governo.

Isso e porque realmente no verão tenho muita dificuldade com o calor..
  5.  # 5

Colocado por: zedasilvaEsqueça o CE, só serve para cumprir legislação, na prática não serve para porra nenhuma.

Obrigado!

Aqueles fiscais de obra que nunca vão à obra e no fim preenchem o livro de obra todo de uma vez, também, na prática, não servem para nada.
  6.  # 6

Colocado por: jvieira1984Alguém tem alguma ideia do que é suposto colocar na casa para que esta seja mais fresca e eficiente

primeiro é preciso saber mais detalhes sobre a casa. o Técnico que emitiu o Certificado saberá responder a essa questão.

mas, normalmente casas com problemas no verão, tem a ver com coberturas planas mal isoladas, grandes envidraçados, mal orientados, mal sombreados.
    portanto é tentar perceber por onde entra o calor no verão.
  7.  # 7

Colocado por: fernandoFerreiraObrigado!

Como bem sabe, o problema não está nos técnicos que os fazem mas sim nos pressupostos que são obrigados a ter em conta para os fazer.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

Um caso real.
    Moradia anterior a 1951, precisa de CE para ser vendida ou alugada.
    É solicitado o CE e depois de 5 minutos (sim, 5 minutos) o técnico diz que a moradia está isenta porque tem área útil inferior a 50m2, nesta caso necessita apenas de um certificado que isenta o certificado energético: 125€... What?!
  9.  # 9

Colocado por: zedasilvaComo bem sabe, o problema não está nos técnicos que os fazem mas sim nos pressupostos que são obrigados a ter em conta para os fazer.

parte do problema está nos técnicos sim. maus técnicos tiram a credibilidade a qualquer sistema.
    os pressupostos, alguns deles estão de facto errados, e já tiveram muito tempo (13 anos) para os corrigir...
    mas no meio de tudo, muita coisa se aproveita...
    custa-me ler que não serve para nada...
    alguns não servem mesmo, quando mal feitos.
  10.  # 10

Colocado por: Vítor Magalhãesnecessita apenas de um certificado que isenta o certificado energético: 125€... What?!

isso foi um roubo...

excepto se o gajo for do Porto e a casa a certificar for em lisboa...
  11.  # 11

Colocado por: fernandoFerreira

parte do problema está nos técnicos sim. maus técnicos tiram a credibilidade a qualquer sistema.
    os pressupostos, alguns deles estão de facto errados, e já tiveram muito tempo (13 anos) para os corrigir...
    mas no meio de tudo, muita coisa se aproveita...
    custa-me ler que não serve para nada...
    alguns não servem mesmo, quando mal feitos.

Serve (quase) sempre. A mesma casa com classe A ou com F tem valores de venda diferentes. De facto há quem olhe para esses pormenores.
  12.  # 12

Colocado por: fernandoFerreira

isso foi um roubo...

excepto se o gajo for do Porto e a casa a certificar for em lisboa...

Não, o "gajo" é do Porto e a casa é no Porto mesmo...
  13.  # 13

Colocado por: jvieira1984A mesma casa com classe A ou com F tem valores de venda diferentes

Então não é a mesma casa. Alguns equipamentos adicionais terá...
    Concordam com este comentário: jvieira1984
  14.  # 14

Colocado por: ricardo.rodrigues

Então não é a mesma casa. Alguns equipamentos adicionais terá...
    Concordam com este comentário:jvieira1984

Naturalmente... o meu comentário vinha apenas no sentido de dizer que a classificação energética faz diferença no valor da casa

0.0204 seg. NEW