Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Na minha proposta pode haver pontos a mais.

nomeadamente na zona da cozinha, que poderão ser retirados consoante a disposição do restante mobiliário.

Colocado por: RicardoPortoIsso são focos a mais, parece um coador esse tecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Interruptor
  2.  # 82

Colocado por: Interruptor
    Imagino que esteja a falar da minha proposta

Sim. Na ilha resolve com um candeeiro suspenso. Na zona dos móveis ter luz é apenas decorativo. Foco 36o é muito fechado, só funciona bem em corredores na minha opinião
  3.  # 83

O que chama um coador é uma base de trabalho, agora vou tirar o que me parecer a mais, em linha com o mobiliario
  4.  # 84

E fora dos locais de passagem “corredor” o que proporia?
  5.  # 85

eu tenho todos a 36º e fica bem. mas também depende da disposição e do numero de focos.

na altura também experimentei lâmpadas de 60º e 120º e não ficava ao nosso gosto. Para alem que começava a provocar encandeamento e alguma desconforto.

Colocado por: RicardoPorto

Sim. Na ilha resolve com um candeeiro suspenso. Na zona dos móveis ter luz é apenas decorativo. Foco 36o é muito fechado, só funciona bem em corredores na minha opinião
  6.  # 86

Bigmouse
    Na sua proposta a começar na porta, vou ficar com 5 focos, fazer um “u” com mais 2
    Nada do lado da parede ou ao meio.
    Vou por no canto da tv candeeiro de pé e do outro lado outro candeeiro. Estes de apoio…
    Na cozinha não posso considerar a proposta do led.
    Teria por debaixo dos armários, led e tb por debaixo das prateleiras
    Teria no teto Juninho ao armário, 2 + 2
    Em cima das mesas candeeiros
    Diga-me o que acha, p.f.
  7.  # 87

Assim
  8.  # 88

Assim
      62F2E2A4-1EDA-4D81-A599-663187914479.jpeg
  9.  # 89

Junto à parede distância 0,,65 a 0,75 da porta 1,72 entre os restantes
  10.  # 90

Colocado por: Acfvscomo distribuir os focos encastrados na sala e cozinha

Exemplo do meu caso:
    Na cozinha conjuguei focos de 12W de luz fria simetricamente alinhados com fitas led nos armários.
    Na sala conjuguei focos dimáveis de 12W de luz neutra com focos de 5W em sanca em torno do espaço.

Com isto queria introduzir apenas 2 inputs ao post (caso ainda não tenham sido referidos): Ter em conta o design dos tectos (se são lisos ou se levam sancas e como são, etc) e ponderar sistemas dimáveis.
  11.  # 91

Colocado por: Bigmouseuma base a ser trabalhada consoante a disposição do mobiliário, principalmente na zona do openspace.
      Captura de ecrã 2022-03-01 135011.jpg

Pra quê isso!?
    Lei lá os outros posts. com as recomendações...
    Isso parece um layout de um showroom. credo!
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  12.  # 92

Se ha coisa que eu aprendi ao planear a iluminacao para a minha moradia é que de um modo geral todo o dono de obra tem tendencia a colocar demasiados focos ehhe.
    Deve se comecar por ver as areas onde vai realizar tarefas, deve garantir iluminacao adequada para esses locais.
    Depois pode pensar na iluminacao geral, aquela que devera garantir que chega de A a B sem se eabarrar contra as coisas. Imagime-se deitado no sofá ou na cama, ou noutro sitio qualqier e pense se o foco está bem ali. Nao cometa aquelas erros de colocar os focos em sitios que encadeiam. Entre o sofá da sala e a tv por exemplo. Depois pode pensar na iluminacao decorativa e de destaque. Tem alguma textura imteressante na parede? Planeia ter la um quadro? Etc... há imensos tipos iluminacao. Tem os candeeiros de pe, candeeiros de suspensao, apliques de parede, calhas leds, sancas, focos antiglare (gosto bastante)... Eu pessoalmente gosto de 2700 e 3000k mas nao mais que isso.
    Por favor nao coloque as bolachas led. Não há nada pior que isso. Nao se esqueca tambem que pode setorizar a iluminacao... ou seja pode ter varios comandos a fazer diversos tipos de iluminacao. Tambem existe tomadas comutadas para candeeiros por exemplo. É mesmo um mundo.
    Boa sorte!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 93

Colocado por: Pedro Barradas

Pra quê isso!?
    Concordam com este comentário:RicardoPorto

Acha mesmo Pedro
    Os riscados são para tirar. Fica assim tão mal! Credo!
  14.  # 94

Podem explicar por favor o que é uma tomada comutadas
    Tenho um local em que terei dois candeeiros, ligaria os dois ao mesmo tempo? É isso?
  15.  # 95

Led gu10, são uma boa opção para os spots?
    Ou recomendam outra opção?
    Vi as Sylvanoa mas são caras
  16.  # 96

Tomada comutada, é uma tomada que controla com um interruptor. Própria para levar um candeeiro de pé
  17.  # 97

Eu estou bem satisfeito com o meu showroom cá em casa.

Com a vantagem de não estar preocupado com a disposição do mobiliário.
    Mas la está, tudo depende dos gostos de cada um. eu gosto de ter um ambiente bem iluminado, sem grandes preocupações de visuais.

pode sempre ter a solução de à uns anos atrás :) nada que uma iluminaria com suporte E27 e uma lâmpada de led para ser mais eficiente.

Colocado por: Pedro Barradas

Pra quê isso!?
    Concordam com este comentário:RicardoPorto
      Captura de ecrã 2022-03-04 223033.jpg
  18.  # 98

Como não tenho grande habilidade e uma das coisas que mais detesto em projetos é a parte de iluminação, deixo outro desenho que assim
    ou menos vou tirando algumas ideias das criticas a ver se melhoro neste ponto.
      Captura de ecrã 2022-03-04 223142.jpg
  19.  # 99

são um excelente opcção.
    fora esse e uma calhas com fita de Led, não tenho outras opções a recomendar.

para as lampadas GU10, recomendo marcas como:
    Sylvania
    Osram
    Philips

à 6/8 meses atrás comprei da sylvania 600lm a 3,01€+ e 425lm a 2,073€+

Colocado por: InterruptorLed gu10, são uma boa opção para os spots?
    Ou recomendam outra opção?
    Vi as Sylvanoa mas são caras
  20.  # 100

Só uma anotação importante. Ter atenção a corrente admissível dos interruptores, normalmente são de 10A.

Não colocar, como tenho apanhado algumas situações, um circuito protegido a 16A para este tipo de tomadas a ser comando por interruptores. O que hoje é um ponto de luz, amanha é um aquecedor.

Colocado por: RicardoPortoTomada comutada, é uma tomada que controla com um interruptor. Própria para levar um candeeiro de pé
    Concordam com este comentário:Interruptor

0.0326 seg. NEW