Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Gostava que me dessem as vossas opiniões de como distribuir os focos encastrados na sala e cozinha da planata que anexo, sendo que gostaria que por cima da mesa de jantar fosse um candeeiro suspenso.

    Obrigada desde já pela ajuda :)
      IMG_20220208_204141.jpg
    • coca
    • 8 fevereiro 2022

     # 2

    Estamos a falar de focos com lâmpadas gu10?

    Vi umas tabelas que indicam uns 300lumens por m2. E depois deoende do ângulo de abertura do foco de luz.

    Tens aí 60m2 pelo que falamos de pelo menos uns 25 focos de boa potência.
    Concordam com este comentário: Infiltra
  2.  # 3

    Colocado por: cocaTens aí 60m2 pelo que falamos de pelo menos uns 25 focos de boa potência.

    Isso é um exagero. 25 FOCOS!?.. de boa potencia!?
    Concordam com este comentário: antonylemos, Apostador
  3.  # 4

    Esse layout está mauzinho como ponto de partida, portanto dificil aferir o que quer que seja. Muito menos para decidir iluminação.
    Isso é para ser trabalhado com um arquitecto.

    Tomei a liberdade de alterar algumas coisas, segue em anexo umas propostas ; (por favor, sem bolachas LED)
    Muitas mais opções poderiam ser tidas em conta... Mas era logo no inicio de projecto, não agora. qundo se es´ta decidir onde fica o que numa obra já executada, certo?
      Captura de ecrã 2022-02-09 140100.jpg
      Captura de ecrã 2022-02-09 145722.jpg
      Captura de ecrã 2022-02-09 150712.jpg
  4.  # 5

    Olá Pedro Barradas,

    A casa esta em tijolo ainda, por isso penso que posso escolher onde vão os focos ainda.

    O layout foi o que veio da construtora, não era suposto de todo ficar exatamente assim. Gosto das suas sugestões, mas naquele recando da sala gostava de colocar uma estante alta.

    Obrigada!
  5.  # 6

    Alguém me conhece uma regra ou tem alguma ideia que possa partilhar sobre a colocação de um downlight em cima da porta da rua.
    O espaço é open space, e vou fazer tipo um corredor, desde a porta da entrada até a zona de comer. Este corredor começa na porta e acho que poria os focos a 90 cm de distância. Andei a ler e o primeiro foco, mais perto da entrada deveria ficar a metade da distância entre os restantes focos. Isto leva-me a ficar com a luz mt perto da porta. Isto faz sentido? Vocês, gente experiente, como costuma fazer?
    Obrigado pela ajuda.
  6.  # 7

    Este é o espaço
      Captura de ecrã 2022-02-17 163947.jpg
  7.  # 8

    Colocado por: InterruptorEste corredor começa na porta e acho que poria os focos a 90 cm de distância. Andei a ler e o primeiro foco, mais perto da entrada deveria ficar a metade da distância entre os restantes focos. Isto leva-me a ficar com a luz mt perto da porta. Isto faz sentido?


    Tem focos a mais na globalidade.. também não sei que focos sejam.

    viu a proposta que fiz ali acima, para uma situação parecida à sua?

    PS: na cozinha em vez daqueles "azuis" à volta. meta iluminação sob os moveis altos sobre a bancada de trabalho.
  8.  # 9

    obrigada
    seriam focos de 6W quadrados lm 4000 é muito?
    estou a pensar numa distancia de 90 entre eles
    Na bancada da cozinha vou fazer uma sanca e embutir lá
    estou receos porque so tenho 2,40 de pé e com sanca se calhar fica baixo
  9.  # 10

    na cozinha em vez daqueles "azuis" à volta. meta iluminação sob os moveis altos sobre a bancada de trabalho.
    quer com isto dizer uma banda de leds por debaixo dos móveis?
    é uma boa ideia
    e çluz geral para a cozinha, teria quemanter algo no teto ou sanca, certo?
  10.  # 11

    Colocado por: Interruptorobrigada
    seriam focos de 6W quadrados lm 4000 é muito?
    estou a pensar numa distancia de 90 entre eles
    Na bancada da cozinha vou fazer uma sanca e embutir lá
    estou receos porque so tenho 2,40 de pé e com sanca se calhar fica baixo


    downlight dimensão interior 7cm
  11.  # 12

    6w com 4000lm?

    6w led tem entre 600 a 780lm

    4000 deve ser a temperatura de cor

    Colocado por: Interruptorfocos de 6W quadrados lm 4000 é muito?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 13

    nos wc e lavandaria irá ter iluminação a menos. Dependendo das caraterísticas da luminária utilizada)
  13.  # 14

    Da proposta anterior, estive a ver com mais atenção, a sala fica com uma grande zona de sombra junto à entrada do espaço?
    Gostaria de garantir a zona geral iluminação suficiente para ocasião de festa (pontos amarelos)
    o que consegue propor? afasto mais os focos entre si?
    Na transição para a zona de jatar, tb acho que temmt coisa, mas não sei como fazer
  14.  # 15

    Colocado por: Bigmouse6w com 4000lm?

    6w led tem entre 600 a 780lm

    4000 deve ser a temperatura de cor



    pois claro, gaafff
  15.  # 16

    Colocado por: Bigmousenos wc e lavandaria irá ter iluminação a menos. Dependendo das caraterísticas da luminária utilizada)


    Nas WC w lavandaria teria painel 20W parece bem?
  16.  # 17

    parece pouco. Mas eu gosto de ter bom nível de iluminação, principalmente em zona de trabalhos. também não gosto de utilizar luminárias com led integrados

    Colocado por: Interruptor

    Nas WC w lavandaria teria painel 20W parece bem?
  17.  # 18

    6W com com natural, seria para tudo o resto (excepto a zona da televisão e em cima da mesa da sala)
  18.  # 19

    Exmplo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  19.  # 20

    Colocado por: InterruptorDa proposta anterior, estive a ver com mais atenção, a sala fica com uma grande zona de sombra junto à entrada do espaço?

    está enganado...
    Depende do que lá meter no tecto....

    Colocado por: InterruptorGostaria de garantir a zona geral iluminação suficiente para ocasião de festa (pontos amarelos)

    e portanto...mete a iluminação "corrente" entre o sofá e a TV! Encandeia, não é confortável. exactametne no local onde não deve.


    PS: sabe que pode e deve utilizar circuitos separados para controlo das luminárias... ainda pode complementar com iluminação de pavimento ( candeeiro alto, para dar ambiente e/ leitura), soluções de parede( upligh, jogar com a reflexão nas superficies)
    Jogos de luz, mais suaves...
    Mas nas festas costuma necessitar de iluminação forte!? Nunca vi... Não queria uma loja.

    Tb detesto as "bolachas" - Leds integrados, excepto as belissimas soluções com LEDs COB.
 
0.0203 seg. NEW