Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Tenho um processo a decorrer no BPI para um crédito que visa a construção de uma moradia. Antes de iniciar o processo fui informada pela gestora de conta dos documentos necessários, entre eles a Comunicação Prévia.
    Já entreguei todos os documentos no BPI, inclusive a Comunicação Prévia.
    Entretanto a área de validações do banco refere que falta a planta, as áreas…
    Fui à Câmara e pedi cópia destes documentos, que entreguei no BPI.
    Passado 2 dias responderam que o carimbo era de requerimento e não de aprovação.
    Fui à Câmara e pedi para autenticarem as duas cópias.
    Agora o banco refere que pretende um “extrato da Comunicação Prévia”, documento que não sei qual é é que já voltei a pedir ao banco para confirmar.

    Alguém já passou por esta situação e como conseguiu resolver?

    Obrigada pela ajuda.
  2.  # 2

    Colocado por: Cacosta2022Boa noite,

    Tenho um processo a decorrer no BPI para um crédito que visa a construção de uma moradia. Antes de iniciar o processo fui informada pela gestora de conta dos documentos necessários, entre eles a Comunicação Prévia.
    Já entreguei todos os documentos no BPI, inclusive a Comunicação Prévia.
    Entretanto a área de validações do banco refere que falta a planta, as áreas…
    Fui à Câmara e pedi cópia destes documentos, que entreguei no BPI.
    Passado 2 dias responderam que o carimbo era de requerimento e não de aprovação.
    Fui à Câmara e pedi para autenticarem as duas cópias.
    Agora o banco refere que pretende um “extrato da Comunicação Prévia”, documento que não sei qual é é que já voltei a pedir ao banco para confirmar.

    Alguém já passou por esta situação e como conseguiu resolver?

    Obrigada pela ajuda.


    Eu cheguei à conclusão que os avaliadores e o dpto de crédito não devem saber o que é Comunicação Previa... o requerente não está a pedir autorização para construir, está a informar que vai construir, as câmaras dispõem de 20 dias para informar o requerente se há alguma inconformidade, se não disserem nada é liquidar as taxas e siga.
  3.  # 3

    Montijo:

    E essa forma de licenciamento é valida para qualquer tipo de construção?
  4.  # 4

    No meu caso, fiz o processo de aprovação normal. (submeti os projetos, fiz as alterações, meti as especialidades, paguei a caução e a Licença).

    No BPI tive que submeter as plantas e orçamento, para o avaliador fazer o seu trabalho. Fiz isto antes da aprovação do projeto.

    Após a aprovação, por parte da Câmara, tive apenas que enviar para o banco as plantas com o carimbo da aprovação, bem como a cópia da licença, para assinarmos os contratos de financiamento e libertarem o dinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cacosta2022
  5.  # 5

    Colocado por: PalmixMontijo:

    E essa forma de licenciamento é valida para qualquer tipo de construção?


    Julgo apenas para loteamentos, que é o meu caso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palmix
  6.  # 6

    Colocado por: Montijo21as câmaras dispõem de 20 dias para informar o requerente se há alguma inconformidade

    Ainda gostava de saber onde é que foram buscar essa dos 20 dias, já não é o primeiro a dizer isso aqui no fórum.
  7.  # 7

    Bom dia,

    Pelo que percebi o seu processo decorre na câmara do Montijo, o meu terreno também é num loteamento mas ainda aguardo a alteração do alvará... Depois avanço com a CP. Sabe se o valor das taxas é igual a um processo de licenciamento "normal"? Obrigada.

    Colocado por: Montijo21

    Julgo apenas para loteamentos, que é o meu caso
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palmix
  8.  # 8

    Colocado por: Vera80@Bom dia,

    Pelo que percebi o seu processo decorre na câmara do Montijo, o meu terreno também é num loteamento mas ainda aguardo a alteração do alvará... Depois avanço com a CP. Sabe se o valor das taxas é igual a um processo de licenciamento "normal"? Obrigada.



    Paga 110 eur ao entregar a C.P.
    Depois é fazer as contas ao m2 de:
    3.78€ × m2 area util
    2.02€ × m2 area de varandas/alpendres/ garagem / parqueamento
    4.73€ ×m2 muros
    12.07€ × 12 meses (ou tempo que pediu para a construção).

    Por alto para uma casa com 200 m2 incluindo garagem conte com perto de 1000 €
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vera80@
    • Pepsi
    • 10 fevereiro 2022

     # 9

    Colocado por: Cacosta2022Boa noite,

    Tenho um processo a decorrer no BPI para um crédito que visa a construção de uma moradia. Antes de iniciar o processo fui informada pela gestora de conta dos documentos necessários, entre eles a Comunicação Prévia.
    Já entreguei todos os documentos no BPI, inclusive a Comunicação Prévia.
    Entretanto a área de validações do banco refere que falta a planta, as áreas…
    Fui à Câmara e pedi cópia destes documentos, que entreguei no BPI.
    Passado 2 dias responderam que o carimbo era de requerimento e não de aprovação.
    Fui à Câmara e pedi para autenticarem as duas cópias.
    Agora o banco refere que pretende um “extrato da Comunicação Prévia”, documento que não sei qual é é que já voltei a pedir ao banco para confirmar.

    Alguém já passou por esta situação e como conseguiu resolver?

    Obrigada pela ajuda.

    Eu foi mais ou menos assim também, montepio.
    Acho que os bancos não sabem muito bem o que CP, mas pronto.
    Foi resolvido pedindo à cm a cópia autenticada e com o selo branco do projeto de arquitectura, bem como o documento azul da cp e o comprovativo de pagamento das taxas de liquidação que equivale a licença de construção. No meu caso esperei que a cm desse o ok final em como todo o projeto estava conforme o que se podia construir não havendo assim falhas que pudessem embargar a obra.
    Correu bem e toda a documentação foi aceite pelo banco.
    Mas ja percebi que isso depende muito de banco para bamco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cacosta2022
  9.  # 10

    Colocado por: PepsiNo meu caso esperei que a cm desse o ok final em como todo o projeto estava conforme o que se podia construir não havendo assim falhas que pudessem embargar a obra.


    Consegue indicar qual foi o documento que o banco aceitou como válido para comprovar esta situação?
    • MS_11
    • 10 fevereiro 2022

     # 11

    Colocado por: AlexRibeiro

    Consegue indicar qual foi o documento que o banco aceitou como válido para comprovar esta situação?


    Conforme descrito acima: cópia autenticada e com o selo branco do projeto de arquitectura, bem como o documento azul da cp e o comprovativo de pagamento das taxas de liquidação que equivale a licença de construção.
    • Pepsi
    • 10 fevereiro 2022

     # 12

    Colocado por: MS_11

    Conforme descrito acima: cópia autenticada e com o selo branco do projeto de arquitectura, bem como o documento azul da cp e o comprovativo de pagamento das taxas de liquidação que equivale a licença de construção.

    Exatamente isso.
 
0.0163 seg. NEW