Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Relativamente a este projecto: https://www.youtube.com/watch?v=fkVfX2hUlc8 (que deve deixar muita gente a sonhar),
    e questões técnicas á parte, qual a legalidade do mesmo? Tendo em conta que é em Portugal, e apesar de estar sobre estacas,
    qual o enquadramento legal?

    Cumps.

    PB
  2.  # 2

    Colocado por: barreiraqual o enquadramento legal?

    Assim de repente, lembro-me disto e disto quando questionam legalidade de autoconstruções e licenciamentos necessários e obrigatórios para todos...
  3.  # 3

    Existem milhentos canais no youtube de ingleses a fazerem isto em Portugal. Isto é uma nova geração de youtubers DIY que tem o interesse em facturar com # de visualizações e nada melhor que a republica das bananas para o fazer.

    Nas serras do interior, as comunidades surgem como cogumelos.
    Vi este verao uma rave em plena serra do Açor onde +90% eram camones a fritar ao sol. Com alguma curiosidade la fui investigar e descobri que eles começam por comprar terrenos e ruínas, para depois meterem à venda no OLX inglês. E assim essas comunidades se expandem com mais ingleses.

    Obviamente tudo isto roça no limite da ilegalidade. Eles nao tem mínima noção das leis. Fazem e refazem fachadas. Maior parte deles até fica em caravanas até concluir as obras de "reconstrução" da ruína - que é compreensível.
    Mas a nível de infraestruturas? Saneamento ou tratamento de aguas? Ligação de agua potável? Recolha de resíduos?


    Os ingleses com dinheiro compram casas no All Garve e destilam ao sol com margaridas e mojitos, e os tesos fazem tiny-cenas nas aldeias do interior e fritam ao sol sob influencia da Amanita muscaria
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Dom
  4.  # 4

    Legalidade como assim ? Não interessa se constrói uma casa dita tradicional ou uma casa em adobe ou uma palhota, são construções e tem que ser licenciadas como qualquer outra, tem que consultar o regulamento do município em questão. As pessoas acham que por ser algo mais "ligeiro" pode ser feito sem regras ou com menos regras. depois , como foi na serra algarvia ou em outras , quando a um incendio é vê-los a sair serra fora e a queixarem-se que as suas construções foram todas a vida, provavelmente tudo ilegal e sem regras.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  5.  # 5

    Colocado por: barreirae questões técnicas á parte, qual a legalidade do mesmo?
    nao sei . isso nao é portugal. em portugal a legalidade é como outra qq tem de submeter isso a aprovação da CM.
  6.  # 6

    Colocado por: antonylemosnao sei . isso nao é portugal. em portugal a legalidade é como outra qq tem de submeter isso a aprovação da CM.


    Mas em 4 meses de construção será que ninguem da CM lá do sitio ou relacionado com a mesma reparou nesta ilegalidade?
  7.  # 7

    Colocado por: barreira

    Mas em 4 meses de construção será que ninguem da CM lá do sitio ou relacionado com a mesma reparou nesta ilegalidade?

    Devem ter reparado tanto como reparam nos "bairros das minorias".
  8.  # 8

    Colocado por: Vítor Magalhães
    Devem ter reparado tanto como reparam nos "bairros das minorias".


    Esta malta e as minorias, so perto de mim tenho duas casas a serem reconstruídas outra com barracas e barraquinhas todas bem visíveis da via publica nenhuma sem licença camararia e todas da tribo do chico esperto tuga.
  9.  # 9

    Colocado por: tviegas

    Esta malta e as minorias, so perto de mim tenho duas casas a serem reconstruídas outra com barracas e barraquinhas todas bem visíveis da via publica nenhuma sem licença camararia e todas da tribo do chico esperto tuga.

    Certo, mas qual é que acha que dá mais nas vistas? Um contentor no meio da serra e um bairro de lata à face da estrada nacional, ou um par de moradias iguais a tantas outras nas redondezas? É obvio que as minorias são isso mesmo, minorias, e o que não faltam são abortos construtivos em muito maior quantidade. Mas custa um pouco verem assobiar para o lado...
  10.  # 10

    Colocado por: barreiraMas em 4 meses de construção será que ninguem da CM lá do sitio ou relacionado com a mesma reparou nesta ilegalidade?
    muitas vezes se nao houver queixa nao se repara .. depois um dia no futuro alguem terá uma batata quente nas maos onde ou legaliza retroativamente ou terá de demolir.
  11.  # 11

    Colocado por: tviegasnenhuma sem licença camararia e todas da tribo do chico esperto tuga.
    e ninguem liga para a CM^?
  12.  # 12

    Na minha zona ja alguns ex emigrantes a regressar para viver nestas casinhas de madeira, ja perdi a conta as vezes que passei por burro em conversas de cafe quando digo que são ilegais...
    Muito porque nao ha conhecimento de alguém que se tenha dado mal com estas barraquinhas.
  13.  # 13

    Há muito pessoal a comprar quintas herdades e constrói essas coisas , como são cercadas por árvores ou muros ficando no meio do nada ninguém da por ela.

    Acabam por viver em quase subsistência reutilizam tudo .

    Sinceramente se estiver nesse contexto não me chateia nada .
  14.  # 14

    Colocado por: Reduto25Sinceramente se estiver nesse contexto não me chateia nada .
    a ti nao, mas a mim chateia-me bastante quando deixo de poder exercer algumas atividades devido a haver construções dispersas por tudo quanto é lugar no meio do nada
  15.  # 15

    Colocado por: antonylemosa ti nao, mas a mim chateia-me bastante quando deixo de poder exercer algumas atividades devido a haver construções dispersas por tudo quanto é lugar no meio do nada


    Em terreno privado?
  16.  # 16

    Colocado por: antonylemose ninguem liga para a CM^?


    Lol

    Na minha terra natal durante o COVID, um gajo aproveitou e fez um muro de Berlim com 4 m de altura e no interior do terreno espetou la uma casa feita de pau, e ninguém lhe diz nada. Detalhe importante: havia la uma ruína já.

    Pior, o presidente da junta passa à frente dessa aberração todos os dias. #EstaTudoBem #TudoARoerDoMeuQueijo

    Colocado por: antonylemosa ti nao, mas a mim chateia-me bastante quando deixo de poder exercer algumas atividades devido a haver construções dispersas por tudo quanto é lugar no meio do nada


    Infelizmente, vai haver cada vez mais nativos portugueses a fazer estas obras de arte na nossa paisagem. A malta que nao consegue construir ou recuperar, nao tem alternativa. Efeitos secundários da "escalada de preços da construção".

    Como se costuma dizer, quem nao tem cao, caça com gato.

    No final, vamos ter uma paisagem bastante pobre e podre. E já se começa a assistir a uma certa afavelizaçao com os painéis de sandwich por tudo quanto é canto.
  17.  # 17

    preciso de saber é a quem denunciar estes casos?
    Entidades?
    Aqui no concelho de LAgos, Vila do Bispo e Aljezur estamos com um grave problema destes hippies pensarem que as regras não existem em Portugal
    • SrR
    • 10 fevereiro 2022

     # 18

    Camara municipal
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  18.  # 19

    Colocado por: SrRCamara municipal

    E todas as outras entidades que possam ter jurisdição na zona RAN REN ICNF etc.
    Jornais, blogues e até os vereadores da oposição são igualmente bons sítios para a denuncia
    Concordam com este comentário: antonylemos
  19.  # 20

    Colocado por: Reduto25Em terreno privado?
    sim.
 
0.0217 seg. NEW