Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho um terreno florestal com 16000m2, o que me aconselham a plantar ou outro, existem candidaturas? Obrigado
  2.  # 2

Pinheiro manso?

O pinhão está a mais de 70€/kg.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardolamas
  3.  # 3

Colocado por: PalhavaO pinhão está a mais de 70€/kg.

O pinhão é caro como produto acabado, devido essencialmente à mão-de-obra, pois julgo que é um processo muito manual. Corrijam-me se estiver enganado.
    • RCF
    • 9 fevereiro 2022

# 4

Colocado por: pguilherme
    O pinhão é caro como produto acabado, devido essencialmente à mão-de-obra, pois julgo que é um processo muito manual. Corrijam-me se estiver enganado.

Sim. São precisos muitos pinhões para fazer 1Kg...
    E será um investimento a longo prazo. Plantando agora, não tem pinhões antes de 10 anos depois...
  4.  # 5

Colocado por: pguilhermeO pinhão é caro como produto acabado, devido essencialmente à mão-de-obra, pois julgo que é um processo muito manual. Corrijam-me se estiver enganado.

Actualmente o pinhao é apanhado através de maquinaria do mesmo tipo daquela que faz abanar as oliveiras para apanhar a azeitona.

https://www.youtube.com/watch?v=s2qh3dGOrLw

https://www.youtube.com/watch?v=Bpp05phxC9o

O preço é caro porque simplesmente nao ha. Vem tudo da china. No dia que descobrirem tirar pinhas dos eucaliptos, talvez o preço baixe.

Ha empresas que se deslocam ao próprio terreno para apanhar o pinhao. Apenas temos de declarar tudo bem feito e esta o negocio montado. Mas essas empresas so aceitam se tivermos uma área considerável.

Com 16 mil m², é sem duvida uma excelente aposta. Tem é de enxertar os pinheiros mansos para começar a produzir mais depressa.

Consoante as espécies que plantemos e as dimensões do terreno, pode até haver ajudas monetárias. Agora o user tem que queimar um bocado as pestanas, procurar e saber o que quer por. Faz parte do processo de aprendizagem e preparação.
  5.  # 6

Colocado por: NostradamusO preço é caro porque simplesmente nao ha. Vem tudo da china. No dia que descobrirem tirar pinhas dos eucaliptos, talvez o preço baixe.

O da China é bem mais barato.

Tenho um amigo com uns quantos pinheiros, vão lá apanhar as pinhas e pagam a 5€ cada saca daquelas de rede das batatas.

Sim a idade normal para produzir é a partir dos 7 anos as fêmeas e salvo erro dos 10 os machos, pelo que fazem a enxertia para começarem a produzir mais novos.
  6.  # 7

Colocado por: ricardolamasTenho um terreno florestal com 16000m2, o que me aconselham a plantar ou outro, existem candidaturas? Obrigado

Em que zona é? Eu metia eucaliptos.
  7.  # 8

Zona de Vila Verde
  8.  # 9

Vila Verde na Figueira da Foz, Braga, ou Chaves?
    • DuarteM
    • 10 fevereiro 2022 editado

# 10

Cannabis, dizem que está a bom preço.

Agora a sério, se quer algo com bom retorno de maneira breve, sem muita chatice e de alguma maneira fácil, plante eucalipto.
    O pinhão tem de contar apenas com metade da produção, a outra metade é para os gatunos.
  9.  # 11

Colocado por: NostradamusVila Verde na Figueira da Foz, Braga, ou Chaves?

Há muitas mais.
  10.  # 12

Braga
  11.  # 13

Castanheiro hibrido
  12.  # 14

Colocado por: NostradamusActualmente o pinhao é apanhado através de maquinaria do mesmo tipo daquela que faz abanar as oliveiras para apanhar a azeitona.

Isso é a apanha da pinha, que é só parte da história.
    E mesmo assim, não é um método frequente porque normalmente não há espaço nos pinhais para a operação das máquinas não oferece selecção da pinha, que destrói as demasiado jovens e compromete as gerações seguintes.

Mas depois disso, há ainda todo o processo de secagem, abertura, descasque, selecção...

Colocado por: NostradamusO preço é caro porque simplesmente nao ha

Não tenho tanta certeza disso.

Aliás, a área de pinhal em Portugal até tem aumentado. E até julgo que o nosso pinhão por vezes é vendido em casca, descascado pelos espanhóis e vendido cá como sendo espanhol.

O preço é essencialmente porque é muito trabalho para resultar em pouca massa/volume. Pelo menos é o que tenho lido...
    Concordam com este comentário: NTORION
  13.  # 15

Limoeiros.
    Está sempre a dar limoes todo o ano e estao caros.
  14.  # 16

Fruteiras, tem que ter água.
  15.  # 17

Colocado por: pguilhermenão é um método frequente porque normalmente não há espaço nos pinhais para a operação das máquinas não oferece selecção da pinha,

Se o pinhal nao tiver espaço para por um tractor com um apetrecho desses é porque houve falta de preparação do proprietário e o projecto foi feita às 3 pancadas. Muito provavelmente o projecto nem registado foi.

Uma exploração florestal para apanha de pinha do pinheiro manso, deve estar espaçada em losango de 6x6 ou melhor 6x8. Isto é mais que espaço suficiente para qualquer tractor. Alem do mais, quando legalizamos/registamos o terreno com esse intuito, é logo uma imposição este passo de árvores.

Num terreno de 40 ou 50 mil m², onde se pode atingir às 1000 árvores nos primeiros anos de produção, nem em 1 mês apanhavam as pinhas, e entretanto passa a época da apanha. Essa ideia romântica de andar com o ku para o ar a apanhar pinhas é coisa do passado e é impensável para ter algum rendimento actualmente. Quem se dedica a isso, tem maquinaria para apanhar tudo de forma o mais automatizada possível. Os que apanham à mao, sao curiosos para ganhar alguns trocos no fim de semana.

Mesmo a secagem é feita já em fabrica. As pinhas levam um ligeiro aquecimento para abrir as pinhas e na mesma linha sao vibradas para libertar os pinhões. O resto é bio massa para produzir energia para aquecer a primera parte do processo.

E sim, muito pinhao parte para Espanha e Itália para depois levar o carimbo "made in ES/IT".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IronManSousa
  16.  # 18

Colocado por: NostradamusE sim, muito pinhao parte para Espanha e Itália para depois levar o carimbo "made in ES/IT".

Então é como a pedra mármore "made in Italy" ali de Vila Viçosa.
  17.  # 19

Colocado por: DuarteM

Então é como a pedra mármore "made in Italy" ali de Vila Viçosa.

A matéria prima é uma coisa, o produto final é outra. ;)

0.0175 seg. NEW