Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,
    Eu e o meu marido, optámos por contruir moradia num lote de 253 m2. Estamos numa fase muito inicial, mas já recebemos uma proposta de planta, para a qual gostava de obter a vossa opinião mais experiente que a minha certamente.

O lote de 253m2, é um lote de gaveto, pelo que optámos desde o início em fazer entrada lateral para os veículos. O arquiteto da câmara já nos indicou que naquela zona não são admissíveis moradias de 1ºandar (a nossa ideia inicial era construir o quarto dos filhotes no 1º andar). Relativamente ao alvará de loteamento, indica que o indice de construção é de 0.5, no entanto, indicaram-nos que há possibilidade de aumentar para 0.65, visto que não admitem 1º andar. Somos uma família de 4, pelo que 0.5 num lote de 253m2, em que a garagem é exigência do arquiteto... poderia não deixar grande área de habitação própriamente dita.

Esta planta agradou-me bastante, no entanto, quero retirar a parede entre a sala comum e a cozinha, colocar uma janela identica à da sala, na cozinha, mantendo a porta de acesso ao quintal. Colocar ilha na cozinha e não uma peninsula.. uma janela na IS maior de 7m2.

No entanto, gostava imenso de ter mais opiniões/ideias. Com o decorrer do projeto, depois posso ir colocando como se está a modificar até à construção final.

Obrigada a todos!
  2.  # 2

Não precisa ter garagem, basta lugar de estacionamento concerteza.
    com 126m2 já consegue fazer um T3 bomzinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sissy78
  3.  # 3

O resto não irei comentar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Moonbrida
    • RCF
    • 9 fevereiro 2022

# 4

A WC comum, para utilização pelos quartos, fica um pouco "fora de mão".
    No restante, parece-me bem arrumadinha...
  4.  # 5

Se fosse para mim, com um terreno de áreas tão reduzidas optaria sempre por uma casa R/C + Andar (se os regulamentos permitissem) para poder aproveitar mais o espaço exterior.
    • RCF
    • 9 fevereiro 2022

# 6

Colocado por: helder121Se fosse para mim, com um terreno de áreas tão reduzidas optaria sempre por uma casa R/C + Andar (se os regulamentos permitissem) para poder aproveitar mais o espaço exterior.

Colocado por: Sissy78O arquiteto da câmara já nos indicou que naquela zona não são admissíveis moradias de 1ºandar
  5.  # 7

Dadas as enormes restrições, parece-me uma boa planta
  6.  # 8

Também me parece que o WC social está muito deslocado... E que a área de arrumos é exagerada (para uso normal), dada a limitação de espaço.

A garagem é imposição do arquiteto? Que arquiteto??
  7.  # 9

Colocado por: jorgemlflorencioQue arquiteto??

Like.
  8.  # 10

Essa planta nao faz sentido nenhum para mim. Você é obrigada a construir nos limites do terreno?

Tem um terreno muito pequeno, e a casa em vez de ser construida tirando proveito da maior dimensão do terreno, os 19 m, foi chutada para o canto em baixo e construida ao longo dos 13 m.

Ou se preferir, tem a planta na horizontal, quando deveria estar na vertical, rodando 90°. Isto permitia de ter 4 verdadeiras fachadas exteriores.
    Independentemente da exposição solar, para este tipo de terreno/lote, acho que por vezes temos de sacrificar a exposição em detrimento de uma boa implementação no terreno, ou a casa fica um bocado "obscura" na vivencia, dando um aspecto quase de apartamento onde apenas há 2 fachadas com entrada de luz natural.

Em termos de compactizaçao, nada bate um quadrado, ou na "pior" das hipóteses, um rectangulo - isto é valido para embalagens de cartão, ou implementação da construção. Tendo uma planta em L, perde logo uns valentes m² que lhe faziam falta depois para o espaço exterior e que ao mesmo tempo nao sao úteis no interior.

Depois a propria planta é um bocado..estranha. Os arrumos sao do tamanho da suite, num terreno com 200m²... para quê? Um dos quartos esta enfiado praticamente no meio da sala, e a própria suite esta encostada à parede da sala onde vai ter a TV.. O alpendre e o atrio junto à WC de serviço esta a comer m² sem grande utilidade.

Tanta coisa errada que nao esta correcta.
  9.  # 11

..,como se pode opinar sobre aquela planta, se nem se sabe quais as condicionantes para o lote de terreno, nem a orientação solar, nem as vias, nem polígono de implantação a respeitar (se houver). Como são os lotes vizinhos, a topografia, etc..
    Concordam com este comentário: Nostradamus, nunogouveia
  10.  # 12

Curioso.. os arrumos previstos no alpendre da entrada. É para arrumar os RSU?
  11.  # 13

Qual a orientação solar?
    Porque razão a porta da suite está "em cima" da porta do banho?
    Qual a função do arrumo junto à lavandaria?

A meu ver, a relação entre os quartos e a sala é muito fraca...
    E a entrada na suite bem com ooutros vãos de portas estão desenhados sem arranques de parede nas ombreiras ou batente, como vai funcionar a porta e onde vai bater o puxador?
  12.  # 14

Colocado por: jorgemlflorencioTambém me parece que o WC social está muito deslocado... E que a área de arrumos é exagerada (para uso normal), dada a limitação de espaço.

A garagem é imposição do arquiteto? Que arquiteto??
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sissy78

Do arquitecto que trabalha com o desenhador que nos está a fazer a planta. De facto, é uma àrea exagerada face à limitação de espaço que temos. Um lugar de estacionamento deveria ser suficiente, mas o que nos disseram logo foi que o arquiteto com quem trabalham quer sempre lugar para 2 veículos, um na garagem e outro poderia ser lugar de estacionamento... num lote tão pequeno devia ser algo a rever. Vou falar nisso hoje. Obrigada!!
  13.  # 15

Colocado por: Sissy78Do arquitecto que trabalha com o desenhador que nos está a fazer a planta.

Mas porque razão não trabalha logo com UM AQUITECTO?

PS: Palavra, eu não entendo estas coisas...
    Concordam com este comentário: Sissy78
  14.  # 16

Colocado por: Sissy78o que nos disseram logo foi que o arquiteto com quem trabalham quer sempre lugar para 2 veículos

Então mas a casa é de quem?
    Quem é que vai lá viver?
    Quem é que a vai pagar?
    Concordam com este comentário: Sissy78, frpin, mfa17, nunogouveia, Majin, RJGG, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariarod
  15.  # 17

Colocado por: Sissy78mas o que nos disseram logo foi que o arquiteto com quem trabalham quer sempre lugar para 2 veículos, um na garagem e outro poderia ser lugar de estacionamento...

Isso você como dono de obra é que "manda", isto se não houver uma obrigação legal para ser exigido tal.
    Tenho clientes que não querem garam, querem alpendres, outros querem somente umas pergolas para as viaturas, outros querem garagem e alpendre.
    Tudo é possível, desde que seja previsto no lote o nº mínimo de lugares de estacionamento obrigatórios para o caso.
  16.  # 18

Tem de fazer uma pergunta. quantos lugares de estacionamento é que tenho de ter, para cumprir as exigencias legais?
    Depois pode não construir nada, mete os carros ali em fila... ou de outra forma. Ou nunca mete, pois tem lugares fora do lote disponíveis.
    Concordam com este comentário: Sissy78
    • Sissy78
    • 10 fevereiro 2022 editado

# 19

Colocado por: NostradamusEssa planta nao faz sentido nenhum para mim. Você é obrigada a construir nos limites do terreno?

Tem um terreno muito pequeno, e a casa em vez de ser construida tirando proveito da maior dimensão do terreno, os 19 m, foi chutada para o canto em baixo e construida ao longo dos 13 m.

Ou se preferir, tem a planta na horizontal, quando deveria estar na vertical, rodando 90°. Isto permitia de ter 4 verdadeiras fachadas exteriores.
    Independentemente da exposição solar, para este tipo de terreno/lote, acho que por vezes temos de sacrificar a exposição em detrimento de uma boa implementação no terreno, ou a casa fica um bocado "obscura" na vivencia, dando um aspecto quase de apartamento onde apenas há 2 fachadas com entrada de luz natural.

Em termos de compactizaçao, nada bate um quadrado, ou na "pior" das hipóteses, um rectangulo - isto é valido para embalagens de cartão, ou implementação da construção. Tendo uma planta em L, perde logo uns valentes m² que lhe faziam falta depois para o espaço exterior e que ao mesmo tempo nao sao úteis no interior.

Depois a propria planta é um bocado..estranha. Os arrumos sao do tamanho da suite, num terreno com 200m²... para quê? Um dos quartos esta enfiado praticamente no meio da sala, e a própria suite esta encostada à parede da sala onde vai ter a TV.. O alpendre e o atrio junto à WC de serviço esta a comer m² sem grande utilidade.

Tanta coisa errada que nao esta correcta.

O lote é de gaveto, sendo que a rua principal é para onde a planta está orientada, a outra rua é estreita e secundária, nenhuma casa naquele bairro tem a porta para essa via. Poderá ser esse o motivo.

A orientação da moradia é Este (Nascente) na frente, Norte na lateral dos quartos que dá para essa rua mais estreita e secundária de apenas um sentido (tendo apenas um terreno de cultivo, após a rua, a Norte, como vizinho), a Sala e a Suite estão virados a Oeste, onde o terreno é contiguo com outra moradia, a cozinha está virada a Norte. A Sul, e a Oeste, temos moradias contiguas. Concordo consigo em relação à exposição solar e rotação da planta de alguma.

Os arrumos/garagem num terreno de 250 m2 têm de fato uma area exagerada e o alpendre frontal está a retirar àrea à Sala por exemplo. A ideia de rodarmos 90º e ajustar áreas, é bem pensada sim - podemos manter a entrada de casa na sala, pela rua principal (2 sentidos) e até mesmo a entrada para o veiculo na garagem/arrumos.

Obrigada pela sua opinião!! Aliás obrigada a todos pelas criticas construtivas!
    • Sissy78
    • 10 fevereiro 2022 editado

# 20

Colocado por: Pedro BarradasTem de fazer uma pergunta. quantos lugares de estacionamento é que tenho de ter, para cumprir as exigencias legais?
    Depois pode não construir nada, mete os carros ali em fila... ou de outra forma. Ou nunca mete, pois tem lugares fora do lote disponíveis.
    Concordam com este comentário:Sissy78

Bem visto!! Obrigada! Num lote pequeno (para Évora... até nem é dos mais pequenos...) não se justifica tanta àrea alocada apenas a veículos.

0.0233 seg. NEW