Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom tarde a todos,

    Este é o meu último mês de renda num T0. Quando eu e a minha namorada entramos demos dois meses de caução que, segundo o contrato, irá ser devolvido no final do mesmo.

    O que acontece é que ao longos destes últimos meses tivemos algumas chatices com o senhorio, como frigorifico estragado, baratas e húmidade mesmo no verão que piorou bastante agora durante o inverno. Houve mesmo uma situação em que um cano de água quente rebentou e pelo simples facto de reportar este problema ao senhorio ele queria terminar o contrato.

    Por estas situações e mais algumas, a minha confiança com o senhorio é nula e estou com receio que depois de teminar o contrato, ele não devolva a caução. Na vossa opinião, qual será a melhor solução, pois também não quero ser penalizado por não pagar a renda atempadamente.

    Existe um contrato de arrendamento, mas o senhorio não passa fatura. Os pagamentos têm sido todos feitos por transferência bancária.

    Desde já, obrigado pela ajuda.
    • RCF
    • 10 fevereiro 2022

     # 2

    Teoricamente, a caução não serve para pagar rendas, mas sim para pagar eventuais estragos produzidos no apartamento.
    Na prática, muitas vezes serve para pagar a última renda, desde que haja acordo entre ambas as partes.
    No entanto, perante a situação que descreve, nomeadamente os problemas todos que teve e o facto de o senhorio não passar recibos, no seu lugar, eu limitava-me a informar que ia sair e que o valor da caução serviria para pagar o último mês (ou os dois últimos meses, caso ele tenha recebido 2 meses de caução). Não lhe daria oportunidade de ser de outra forma...
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tmsd96
  2.  # 3

    Pois, a questão é que este é o meu último mês e a caução foram dois meses. Caso informe o senhorio que irei utilizar a caução como pagamento da última renda, ele provavelmente não me vai devolver a restante caução.

    Sinceramente acho que a melhor opção seria não ter pago janeiro, mas para isso já vou tarde.

    Caso faça tudo direito e pague este mês, o que é que eu posso fazer caso ele não me devolva a caução?
    • RCF
    • 10 fevereiro 2022 editado

     # 4

    Colocado por: tmsd96Caso faça tudo direito e pague este mês, o que é que eu posso fazer caso ele não me devolva a caução?

    interpor uma ação em Tribunal, correndo o risco de gastar mais do que o valor da caução...

    Assim sendo, isto é, se apenas fica mais um mês, fale com o senhorio. De qualquer forma, nessas circunstâncias, no seu lugar, eu não arriscava a deixar ficar os dois meses de caução. Pelo menos, utilizava já o valor de um mês. Dessa forma, se ele não devolver, pelo menos, só fica a perder um mês.
    Do seu lado, tem sempre o argumento de ele não passar recibos. Se necessário, ameace-o que vai declarar as rendas às Finanças, pois pagou-as. Se não há recibos, a culpa não é sua, mas dele e ele é que irá ter problemas com as Finanças.
  3.  # 5

    Acho mesmo que a melhor solução será essa e esperar que devolva a restante caução.
    Quase de certeza que o senhorio não vai aceitar, mas não pagar este mês é de facto a opcção mais segura.
    Obrigado pela a ajuda!
  4.  # 6

    isso mais parece uma barraca do que uma casa
  5.  # 7

    A primeira solução é falar com o senhorio antes de imaginar cenários. Isto é, informar que irá sair no dia X e como tal quer saber como é que ele tencionar devolver-lhe a caução. O que acontecer depois é que vai determinar o que fará de seguida.
    Concordam com este comentário: vmontalvao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tmsd96
  6.  # 8

    Quanto ao facto de ele não passar recibos, nada impede que o tmsd96 no IRS de 2021 declare as rendas pagas, uma vez que tem comprovativos do pagamento das mesmas.
  7.  # 9

    Quanto ao facto de ele não passar recibos, nada impede que o tmsd96 no IRS de 2021 declare as rendas pagas, uma vez que tem comprovativos do pagamento das mesmas.

    sabe como o posso fazer? Obrigado
    • RCF
    • 11 fevereiro 2022 editado

     # 10

    Colocado por: tmsd96
    sabe como o posso fazer? Obrigado

    declare-as no IRS como rendas pagas. Para o efeito, necessita do NIF do senhorio
    Concordam com este comentário: sognim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tmsd96
  8.  # 11

    Colocado por: RCFnecessita do NIF do senhorio
    E creio ser necessário o artigo matricial.
    Concordam com este comentário: RCF
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tmsd96
    • RCF
    • 11 fevereiro 2022

     # 12

    Colocado por: pedrovilE creio ser necessário o artigo matricial.

    Sim, também é necessário para colocar na declaração de IRS
  9.  # 13

    Falei com o senhorio e sugeri utilizar a caução para pagar o último mês.
    Ele não foi nada recetivo à ideia e ainda ameaçou expulsar-me de casa caso não pague este mês. Eu sei que não me pode expulsar sem mais nem menos, mas isto demonstra o tipo de pessoa que é
    • RCF
    • 12 fevereiro 2022

     # 14

    Colocado por: tmsd96Falei com o senhorio e sugeri utilizar a caução para pagar o último mês.
    Ele não foi nada recetivo à ideia e ainda ameaçou expulsar-me de casa caso não pague este mês. Eu sei que não me pode expulsar sem mais nem menos, mas isto demonstra o tipo de pessoa que é

    Se necessário, ameace-o com a declaração das rendas em IRS. Se as declarar, isso pode causar-lhe um enorme dano... para além de eventuais sanções que lhe possam ser aplicadas, terá de pagar, no mínimo, 28% em sede de IRS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tmsd96
 
0.0170 seg. NEW