Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva.

    Há coisa de umas semanas requeri à empresa municipal de fornecimento de água que procedesse à substituição de duas válvulas do ramal de fornecimento da casa e que aparentavam um aspecto duvidoso quanto à sua salubridade. Estas válvulas, localizadas no exterior da casa, estão no imediato seguimento da válvula única que liga e desliga todo o ramal, e fazem o diferenciamento entre a parte habitacional sita no 1.º andar e uma loja sita no r/c. Os contadores de ambas as fracções estão no seu interior e têm válvulas próprias para abrir e fechar a passagem de água.

    Acontece que como resposta recebi uma carta da fornecedora de água a requerer que fossem reparadas as ditas válvulas da rede predial da casa, sob pena que, caso não o fossem, cancelariam de imediato os contratos e respectivo fornecimento de água.

    Ou seja, atiraram a responsabilidade das válvulas para mim, dizendo que faziam parte do ramal da casa.

    Ora isto é estranho, mais a mais quando essas duas válvulas estão resguardadas por uma tampa metálica onde estão gravados os dizeres bem visíveis da dita empresa municipal de fornecimento de águas. Pelo que, para mim, parece ser bem claro quem as instalou e a quem pertencem.

    Alguém pode-me elucidar se a responsabilidade sobre a saúde dessas válvulas é do proprietário do imóvel ou da empresa fornecedora de água?
  2.  # 2

    reclame diga que não paga nada tire fotos e diga que se vai queixar ao regulador...

    eles estão é a ver se você vai nisso.


    https://www.ersar.pt/pt/consumidor/reclamacoes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulomelo70
  3.  # 3

    Coloque fotos das válvulas e da zona envolvente, acho estranho os SMAS dizerem ao cliente para substituir válvulas na via pública.
    Concordam com este comentário: size
  4.  # 4

    Colocado por: Varejotesubstituir válvulas na via pública.


    Não estão na via pública. Estão na fachada da casa. A válvula geral e logo a seguir as duas válvulas que fazem o diferenciamento para cada uma das duas fracções.
    • size
    • 10 fevereiro 2022

     # 5

    Coloque uma foto
  5.  # 6

    Aí vai. Apaguei os nomes nas tampas para evitar "biases"...
      IMG_20220201_235104a.jpg
    • SrR
    • 10 fevereiro 2022

     # 7

    Essas valvulas sao da responsabilidade da entidade fornecedora, mas eles nao sao obrigados a substituir a pedido seu.
    Concordam com este comentário: Varejote, RicardoPorto
  6.  # 8

    Esse tipo de resposta é pre formatado. Não se dão ao trabalho de confirmar e depois é o sai. Aperte com eles para abrirem os olhos.
  7.  # 9

    Colocado por: SrReles nao sao obrigados a substituir a pedido seu.


    Eu requeri a substituição por estarem em aparente mau-estado. E eles foram ao local examinar. E na resposta, por carta, requereram que eu procedesse à substituição dessas duas válvulas, mais a parte do tubo que as liga à válvula abaixo do ramal. E caso não o fizesse, cancelariam os contratos de fornecimento de água...
  8.  # 10

    Contestei a propriedade das duas válvulas de seccionamento salvaguardadas com uma tampa com o símbolo da empresa distribuidora da água e recebi resposta que, independentemente do que está na tampa, a responsabilidade é do proprietário do imóvel... Disseram que só têm responsabilidade até à válvula geral do ramal.
  9.  # 11

    Se ficam depois do contador, é voce que tem que substituir
  10.  # 12

    As válvulas estão antes dos contadores, no exterior.
  11.  # 13

    Tipicamente português. Sacudir a água do capote e empurrar as responsabilidades para os outros.

    Realmente para quem tem funcionários a entrar às 9h, ler o jornal, almoçar, fazer vida de café e sair às 17h é mesmo um grande transtorno ir substituir duas valvulas.

    Já agora, na cabeça deles, é o Utente que tem de fazer o serviço. Mas eles têm de ser chamados para cortar a água. De loucos...
 
0.0170 seg. NEW