Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

é claro Sirruper

por exemplo, podia aproveitar a cobertura em terraço para isso já poder ser as varandas para um ou dois quartos e assim redistribuir melhor o espaço interno
    Concordam com este comentário: Sirruper, pguilherme
  2.  # 42

Colocado por: SirruperDesculpe o desenho. Mas um arq. aqui com disponibilidade faz melhor no piso de cima.
    Marco1?
      20220212_164235.jpg

Dessa forma iriam existir quartos bem mais generosos, completamente de acordo com isso. Mas esbarrava na conduta que vai da cave até à cobertura, e implicava mudanças a nivel estrutural que estão esticadas quase até ao limite
  3.  # 43

Conduta?
  4.  # 44

Colocado por: marco1neste projeto realmente conhecendo algumas condicionantes que o Bruno referiu, só acho mesmo que o 1ºandar merecia algo mais
    Concordam com este comentário:Sirruper,BrunoS87
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sirruper

Concordo, mas dadas todas as condicionantes, foi o que se conseguiu arranjar.
    Eu não desgosto :)
  5.  # 45

Colocado por: SirruperPorque nao aproveitar a cobertura do rc para ser um terraco e ligar os dois quartos ao terraço.
    Perdido por um, perdido por 1000.

Porque ao ser cobertura acessível, iria contar como área util, logo ultrapassar o limite que tenho disponivel
  6.  # 46

Colocado por: SirruperConduta?

Sim, ou talvez tenha outro nome mais técnico com o qual não estou familiarizado.
    Vai servir de distribuição de água, ventilação, e mais algo que seja necessário entre os pisos desde a cave até à cobertura.
  7.  # 47

Colocado por: BrunoS87

Porque ao ser cobertura acessível, iria contar como área util, logo ultrapassar o limite que tenho disponivel

Isso nao sei. Mas podia disfarcar e acabar a cobertura depois da licenca de utilizacao.
  8.  # 48

Colocado por: BrunoS87

Sim, ou talvez tenha outro nome mais técnico com o qual não estou familiarizado.
    Vai servir de distribuição de água, ventilação, e mais algo que seja necessário entre os pisos desde a cave até à cobertura.

Isso nao faz sentido. Os tubos podem andar junto às colunas e nao implicar essas limitacoes.
    Eu até pensei que era conduta de roupa ou tubo de recuperador.
    Isso está para aí uma embrulhada muito mal pensada.
  9.  # 49

Bruno

até agora nunca tive um caso com essas condicionantes em que um terraço descoberto contasse para área util, claro que para ser taxado conta mas como limite nunca vi tal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BrunoS87
  10.  # 50

Colocado por: marco1Bruno

até agora nunca tive um caso com essas condicionantes em que um terraço descoberto contasse para área util, claro que para ser taxado conta mas como limite nunca vi tal.

Ate pq a area coberta ja existe.
  11.  # 51

Colocado por: Sirruper
    Isso nao sei. Mas podia disfarcar e acabar a cobertura depois da licenca de utilizacao.

seria uma boa hipotese e que chegou a ser ponderada depois de desistir do duplo pé direito, mas como referi, o limite de 250m2 não o permite
  12.  # 52

Eu só acho que ainda vai a tempo de corrigir isso e ficar uma obra muito melhor do que está.
  13.  # 53

Colocado por: Sirruper
    Isso nao faz sentido. Os tubos podem andar junto às colunas e nao implicar essas limitacoes.
    Eu até pensei que era conduta de roupa ou tubo de recuperador.
    Isso está para aí uma embrulhada muito mal pensada.

Estamos a falar de talvez 12 tubos de ventilação que podem sair da cave mesmo em baixo desse "buraco". Quando se fala em contrução mais simples e fácil, acho muito mais fácil ter todas essas instalações centralizadas, que andar a abrir roços e mais roços na alvenaria. Mas isso é a minha forma de ver as coisas. Quanto menos roços melhor.
  14.  # 54

Colocado por: marco1Bruno

Posso ter sido mal informado, não ponho as mãos no fogo por isso. Mas se já dá para ser menos taxado, por mim já está bom :)
  15.  # 55

Ao fazer as lages deixa negativos junto dos pilares por onde passam os tubos da electricidade, agua esgotos, ventilacao. Até porque é mais fácil espalhar os tubos para os aproximar das necessidades.
    Os tubos depois andam nas coberturas entre o pladur.
    Concordam com este comentário: BrunoS87
  16.  # 56

De um ponto de vista puramente funcional, a varanda até pode não ter muito uso. Mas dá outro ambiente ao quarto, com uma maior abertura para o exterior e uma continuação/extensão para o exterior... fica menos enclausurado, acho. Não tem que ser grande, mas podendo, tb acho preferível uma varanda a uma janela.

BrusoS87, não me costumo pronunciar muito sobre arquitcetura porque não tenho valências para tal e os bitates que possa dar, são resolvidos por arquitectos com muito mais elegância, de uma forma holística e não ponto a ponto.
    Mas como DO talvez tomasse opções diferentes, sobretudo no piso de cima, por exemplo:

Sem ter noção da envolvência, de forma geral não gosto muito de janelas a poente nos quartos, porque não têm sol de manhã e no verão ficam uma torra quando se vai deitar. Assim, tentaria trocar a orientação dos quartos 1 e 2 para nascente e sul, respectivamente e refazendo o layout, que tb não gosto muito entrar para a cabeceira da cama.

No quarto 2 tem o closet no fim do quarto e na fachada a sul. Dois pontos que tb não gosto.
    Nesse quarto tem ali o que acho ser uma corete, que ficava bem integrada na continuação de armários por exemplo.

Como já disse, para o meu caso particular, prescindiria do hall no 1º piso e assim ganhava folga para poder resolver melhor os quartos.
    Concordam com este comentário: BrunoS87
  17.  # 57

Colocado por: SirruperAo fazer as lages deixa negativos junto dos pilares por onde passam os tubos da electricidade, agua esgotos, ventilacao. Até porque é mais fácil espalhar os tubos para os aproximar das necessidades.
    Os tubos depois andam nas coberturas entre o pladur.
    Concordam com este comentário:BrunoS87

Mas isso vai de encontro ao que se apresenta. simplesmente mais centralizado. se a ventilação vai toda dar a um ponto, creio ser mais facil subir tudo nesse ponto, e então distribuir pelos tetos falsos
  18.  # 58

Colocado por: pguilhermeDe um ponto de vista puramente funcional, a varanda até pode não ter muito uso. Mas dá outro ambiente ao quarto, com uma maior abertura para o exterior e uma continuação/extensão para o exterior... fica menos enclausurado, acho. Não tem que ser grande, mas podendo, tb acho preferível uma varanda a uma janela.

BrusoS87, não me costumo pronunciar muito sobre arquitcetura porque não tenho valências para tal e os bitates que possa dar, são resolvidos por arquitectos com muito mais elegância, de uma forma holística e não ponto a ponto.
    Mas como DO talvez tomasse opções diferentes, sobretudo no piso de cima, por exemplo:

Sem ter noção da envolvência, de forma geral não gosto muito de janelas a poente nos quartos, porque não têm sol de manhã e no verão ficam uma torra quando se vai deitar. Assim, tentaria trocar a orientação dos quartos 1 e 2 para nascente e sul, respectivamente e refazendo o layout, que tb não gosto muito entrar para a cabeceira da cama.

No quarto 2 tem o closet no fim do quarto e na fachada a sul. Dois pontos que tb não gosto.
    Nesse quarto tem ali o que acho ser uma corete, que ficava bem integrada na continuação de armários por exemplo.

Como já disse, para o meu caso particular, prescindiria do hall no 1º piso e assim ganhava folga para poder resolver melhor os quartos.
    Concordam com este comentário:BrunoS87
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BrunoS87

Obrigado pelas palavras. Não discordo de nada do que disse. A ideia inicial era ter os quartos com vãos virados a Sul, mas acontece que não gostava de ver o alçado. Parecia um "forte" cheio de vidro, e fazia com que o alçado Poente, ficasse muito pobre e pouco composto.
    Daí não me ter importado muito de inserir alguma "diferença" no alçado Poente que de certa forma é o que tem melhor vista, pois está virado para a aldeia. Eu mais tarde irei colocar algumas fotos da envolvência para se perceber melhor a questão.
    Deixo aqui alguns alçados em Sketchup que eu fiz, que do arquiteto ainda não os tenho.
  19.  # 59

Percebo e gosto dos alçados. Têm uma linguagem moderna.
    No quarto 2 pode sempre prever algum tipo de sombreamento vertical, para quebrar a torra das tardes de verão.
    Tem em mente alguma protecção solar?

Na IS do piso de cima, o que é aquele rectângulo no seguimento da janela, que vai até à parede da porta?
  20.  # 60

Com os alçados o terraço faz cada vez mais sentido.
    E faria uma varanda corrida a sul a ligar os dois quartos ao terraço. Assim justificava as varandas e teria um terraço e um launge.

0.0319 seg. NEW